Agendar primeira consulta

Reprodução Humana Assistida

Fale conosco pelo WhatsApp
Casal de mãos dadas em consulta médica

Inseminação artificial e fertilização in vitro são algumas das técnicas de Reprodução Humana Assistida

A infertilidade é caracterizada pela impossibilidade de engravidar após um ano de tentativas, mantendo relações sexuais regulares sem o uso de métodos contraceptivos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 17,5% da população adulta é infértil, o que representa 1 em cada 6 pessoas em todo o mundo.

Existem várias causas para a infertilidade, incluindo fatores femininos, masculinos e combinados. A Reprodução Humana Assistida oferece tratamentos para superar esses desafios e aumentar a chance de concepção desses casais. A técnica adequada depende da avaliação das condições de saúde e de outras análises do médico especialista.

Conheça os tratamentos de Reprodução Humana Assistida da BedMed!

O que é e quando recorrer à Reprodução Humana Assistida?

A Reprodução Humana Assistida é uma área da Medicina que utiliza um conjunto de técnicas conduzidas por médicos e clínicas especializadas para ajudar pacientes que possuem dificuldades para engravidar de forma espontânea. A inseminação artificial e a fertilização in vitro são algumas delas.

Embora a infertilidade seja um motivador frequente para a busca de auxílio médico para engravidar, casais homoafetivos, mulheres que pretendam adiar a maternidade e pessoas que desejam uma gestação independente ou a diminuição de risco de doenças genéticas também se beneficiam dos métodos da Reprodução Humana Assistida. Portanto, o tratamento é indicado para quem:

  • Possui dificuldades para engravidar (infertilidade conjugal);
  • Não possui parceiro sexual e planeja ter filhos (produção independente);
  • Está em uma união homoafetiva;
  • Tem o diagnóstico de doenças genéticas;
  • Deseja congelar óvulos (preservação da fertilidade).

O que causa a infertilidade?

A infertilidade possui diversas causas e identificá-las é essencial para o sucesso do tratamento da Reprodução Humana Assistida.

Fatores femininos

A infertilidade feminina pode ter diversas origens, como problemas ovulatórios relacionados à síndrome dos ovários policísticos, à insuficiência ovariana prematura e a distúrbios hormonais. Obstruções nas trompas devido a infecções, endometriose ou cicatrizes de cirurgias anteriores também são causas frequentes. Outros fatores são:

Tratamentos para infertilidade: agende sua consulta!

Fatores masculinos

A infertilidade masculina pode estar associada a doenças ou a alterações relacionadas ao estilo de vida. Os problemas mais comuns são relacionados à contagem de espermatozoides, quando existe uma baixa quantidade ou mesmo ausência de gametas no sêmen (quadro denominado azoospermia), e à motilidade ou morfologia, quando eles não se movimentam adequadamente ou possuem alterações em sua estrutura morfológica. Entre as causas, estão:

  • Varicocele, uma dilatação das veias testiculares que compromete a produção e qualidade dos gametas;
  • Infecções e inflamações;
  • Traumas;
  • Desequilíbrios hormonais;
  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Exposição a ambientes tóxicos;
  • Alterações genéticas.

Quais são as técnicas de Reprodução Humana Assistida?

A Reprodução Humana Assistida possui diferentes técnicas, que variam em complexidade e abordagem, sendo recomendadas para os pacientes de acordo com as necessidades específicas identificadas em exames. São elas:

Fertilização in Vitro

A fertilização in vitro (FIV) é um método da Reprodução Humana Assistida que fertiliza óvulos e espermatozoides em laboratório. O procedimento possui diversas fases, que incluem a estimulação ovariana para a maturação de uma quantidade maior de óvulos e a coleta de gametas femininos e masculinos. Posteriormente, os embriões são formados e transferidos para o interior do útero.

Mini-FIV

A mini-FIV é um processo semelhante à fertilização in vitro, mas que se difere devido à utilização de doses menores de medicamentos na etapa de estimulação ovariana para a produção de óvulos. Essa abordagem é menos agressiva, pois reduz os efeitos colaterais, e não costuma criar embriões excedentes.

Baixe o e-book e saiba tudo sobre Reprodução Humana Assistida

Baixar e-book

Logo Bedmed

ICSI

A injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) é uma técnica avançada de Reprodução Humana Assistida associada à fertilização in vitro para aumentar as chances de sucesso em casos de infertilidade masculina. Nesse método, um espermatozoide é escolhido e inserido diretamente dentro do óvulo, superando problemas de quantidade, qualidade e motilidade desses gametas.

Inseminação artificial

A inseminação artificial é uma técnica da Reprodução Humana Assistida que deposita o sêmen na cavidade uterina no período da ovulação, diminuindo o trajeto dos espermatozoides até o óvulo. Por ser um procedimento de baixa complexidade, o tratamento depende do funcionamento adequado das tubas uterinas e é indicado para distúrbios de ovulação e alterações discretas nos parâmetros seminais.

Congelamento de óvulos/sêmen/embriões

O congelamento de óvulos, sêmen e embriões é uma possibilidade da Reprodução Humana Assistida. O procedimento inclui a coleta e a criopreservação por meio da vitrificação, com o objetivo de preservar os gametas ou embriões contra a ação do tempo e de condições médicas para gestações futuras, como nos casos de tratamento contra o câncer e de baixa reserva ovariana.

Coito programando

O tratamento consiste no monitoramento do ciclo menstrual da mulher e na orientação sobre o momento mais propício para o casal ter relações sexuais, aumentando as chances de gravidez. Esse método de Reprodução Humana Assistida é realizado com o auxílio de exames ultrassonográficos seriados e da orientação do médico especialista.

Outros tratamentos de Reprodução Humana

Existem procedimentos cirúrgicos que, embora não sejam técnicas de Reprodução Humana Assistida, desempenham um papel importante no aumento das chances de gravidez ao abordar diretamente as origens da infertilidade. São eles:

  • Cirurgia de miomas: remove miomas uterinos que interferem na implantação do embrião;
  • Cirurgia de endometriose: retira focos de tecido endometrial que crescem fora do útero e atrapalham a fecundação e fixação do embrião ao útero;
  • Reversão de laqueadura: procedimento que reconecta as trompas de falópio em mulheres que se submeteram à ligadura das trompas;
  • Reversão de vasectomia: operação para restaurar o fluxo de espermatozoides nos ductos deferentes.

Como escolher um especialista em Reprodução Humana?

Uma clínica especializada em Reprodução Humana Assistida é capaz de identificar as causas da infertilidade e iniciar o tratamento adequado para as características de cada paciente. Para isso, é necessário que os profissionais tenham profundo conhecimento das técnicas, ofereçam um ambiente acolhedor aos pacientes e a estrutura necessária para cada etapa do tratamento.

Para escolher um especialista em Reprodução Humana Assistida, é preciso avaliar diversos aspectos que se relacionam com o bem-estar dos pacientes durante o tratamento e o sucesso dos procedimentos. Alguns dos fatores que devem ser considerados nessa tomada de decisão são:

  • Indicação de pacientes que passaram por tratamento semelhante;
  • Experiência, qualificação e especialização dos profissionais;
  • Tratamentos e suportes oferecidos;
  • Taxas de sucesso do tratamento;
  • Localização e infraestrutura da clínica.

Saiba mais sobre Reprodução Humana Assistida agendando uma consulta com a Clínica BedMed.

 

Fontes:

BedMed

Associação Brasileira de Reprodução Assistida | SBRA

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta