A FIV possui várias etapas, abrangendo a coleta de gametas e a formação do embrião em laboratório
A fertilização in vitro é uma técnica de Reprodução Humana Assistida de alta complexidade, na qual óvulos e espermatozoides são fecundados em laboratório para posterior inserção dos embriões no interior do útero.
A seguir, vamos explicar como funciona a fertilização in vitro e como esse método beneficia casos de endometriose avançada, tubas uterinas obstruídas, baixa reserva ovariana, queda na contagem de espermatozoides, infertilidade sem causa aparente e casais homoafetivos.
Quero saber mais sobre como funciona a Fertilização in Vitro!
Índice
Como funciona a fertilização in vitro?
Casais que possuem problemas de fertilidade podem contar com diferentes técnicas de Reprodução Assistida. Portanto, entender como funciona a fertilização in vitro auxilia na decisão de passar por esse processo ciente das ações necessárias, que são:
Estimulação ovariana
Depois da realização dos exames e das instruções transmitidas pelo médico, a primeira parte da FIV é a estimulação ovariana por meio de medicamentos que promovem o crescimento folicular e o aumento da produção de óvulos pelos ovários.
O crescimento dos folículos, estruturas que abrigam os óvulos, é incentivado pelo hormônio folículo-estimulante (FSH). O médico monitora o desenvolvimento folicular, por intermédio da ultrassonografia seriada, e administra, habitualmente, o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) quando os folículos atingem o tamanho adequado, promovendo o amadurecimento final dos óvulos.
Coleta de óvulos
Na FIV, após cerca de 10 a 12 dias da estimulação dos ovários, os óvulos são coletados com o auxílio de uma agulha guiada por ultrassom. O procedimento é feito em centro cirúrgico com uso de anestesia (sedação) para o bem-estar da paciente. O material então é encaminhado para o laboratório para realizar a avaliação dos óvulos (grau de maturidade e morfologia).
Coleta dos espermatozoides
A coleta dos espermatozoides pode ser feita por masturbação ou diretamente dos testículos com o uso de uma agulha fina quando não existem espermatozoides no sêmen, uma condição conhecida como azoospermia. Depois, o embriologista recebe a amostra para identificar os espermatozoides, centrifugá-los e selecionar os melhores espermatozoides para fertilização (baseado em parâmetros morfológicos e de motilidade).
Fertilização dos óvulos
A fecundação acontece em laboratório, que é como funciona a fertilização in vitro. Os óvulos são preservados na incubadora em placas com líquidos à 37ºC, temperatura semelhante ao líquido das trompas, entre 2 e 4 horas. O óvulo pode ser fecundado pelo espermatozoide para formar o embrião de duas maneiras:
- Convencional: quando a fecundação ocorre de maneira espontânea após os óvulos e espermatozoides serem deixados em uma placa de cultivo em uma incubadora;
- Técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI): os espermatozoides são inseridos pelo embriologista diretamente no interior dos óvulos, por meio do auxílio de uma agulha microscópica. Tal técnica é indicada nos casos de uso de óvulos congelados ou quando os espermatozoides apresentam alterações.
Agendar consulta com a Clínica BedMed!
Cultivo embrionário
Outra fase importante para a compreensão sobre como funciona a fertilização in vitro é o cultivo embrionário, na qual o especialista acompanha o desenvolvimento do embrião na incubadora entre 3 a 5 dias. O tempo necessário varia, sendo responsabilidade do embriologista avaliar o melhor momento para realizar a transferência do embrião para o interior da cavidade uterina.
Transferência embrionária
A última etapa consiste no preparo endometrial com a utilização de medicamentos para tornar o endométrio receptivo antes de introduzir o embrião na cavidade uterina. A transferência de embrião também pode ser feita em ciclos naturais, em casos selecionados. Para inseri-lo, o médico utiliza um cateter fino, sem necessidade de sedação. O procedimento é indolor.
Quais são as chances de engravidar com a FIV?
Após compreender como funciona a fertilização in vitro, é importante considerar que o método não garante o sucesso na gravidez, podendo ser necessário realizar novas tentativas e outros tratamentos para aumentar as chances de sucesso.
Ainda assim, essa é a técnica de Reprodução Assistida mais eficaz. A probabilidade de engravidar com a FIV gira em torno de 50% em mulheres na faixa dos 30 anos, diminuindo esse percentual de acordo com a idade e qualidade dos óvulos.
Quanto tempo dura o processo de fertilização in vitro?
Além de saber como funciona a fertilização in vitro, o casal precisa estar ciente de que todo o tratamento da FIV leva entre 17 a 30 dias, podendo sofrer alterações em cada parte do processo, dependendo das especificações de cada paciente.
Esse prazo abrange as etapas da FIV mencionadas acima, mas não inclui os períodos das primeiras consultas médicas e dos exames para rastrear as causas de infertilidade. Fora esse prazo, após a transferência embrionária, é necessário aguardar ainda cerca de 9 dias para realizar o teste de gravidez.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Saiba mais sobre como funciona a fertilização in vitro agendando uma consulta na Clínica BedMed!”]
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia