Agendar primeira consulta

Quem tem mioma uterino pode engravidar?

Fale conosco pelo WhatsApp
Quem tem mioma uterino pode engravidar?

Imagem: Shutterstock

Quem tem mioma pode engravidar?
Fonte: Shutterstock

A presença de um ou mais miomas pode causar infertilidade e problemas durante a gravidez

Uma das principais dúvidas das pacientes que chegam às clínicas de Reprodução Humana é se quem tem mioma pode engravidar. O mioma é um tumor benigno muscular da parede uterina que pode ocorrer em até metade das mulheres em idade reprodutiva.

A causa exata do desenvolvimento de um ou mais miomas é desconhecida, ainda que possa existir uma relação com herança genética ou desequilíbrios hormonais. Os miomas podem causar dores, sangramentos uterinos e sintomas urinários e intestinais.

Fale agora mesmo com a nossa equipe a agende sua consulta!

Qual é a relação entre miomas uterinos e fertilidade?

A pergunta “quem tem mioma pode engravidar?” é muito comum nos consultórios médicos, uma vez que o problema se desenvolve no útero e é sempre listado como um dos fatores de infertilidade feminina.

Na verdade, de modo geral, a simples presença do mioma não tem relação direta com a fertilidade. O que, de fato, pode afetar a capacidade reprodutiva são suas características, como tamanho, quantidade, localização e tipo de mioma — que pode ser subseroso, submucoso ou intramural.

Miomas subserosos e a infertilidade

Os miomas subserosos são os que se desenvolvem na parede externa do útero, podendo atingir outros órgãos. De modo geral, a grande maioria dos casos deste tipo de mioma não precisa ser tratada cirurgicamente, uma vez que são assintomáticos e não impactam a fertilidade.

Miomas submucosos e a infertilidade

Por trás da pergunta “quem tem mioma pode engravidar?”, o tipo mais comum é o submucoso, uma vez que todas as mulheres com nódulos com esta característica têm a capacidade reprodutiva afetada. O mioma submucoso se desenvolve no endométrio, o que faz com que a capacidade de implantação do embrião diminua. O tratamento para os miomas submucosos é a histeroscopia cirúrgica.

Miomas intramurais e a infertilidade

Os miomas intramurais também podem afetar a fertilidade. Eles se desenvolvem na parede muscular do útero e podem causar deformidades que também dificultam a implantação do embrião, principalmente quando seu diâmetro é maior que 2 centímetros e promove abaulamento do endométrio. O tratamento cirúrgico pode ser recomendado.

Quem tem mioma pode engravidar?

Sim, quem tem mioma pode engravidar. É fundamental, no entanto, que seja feito um acompanhamento minucioso com um médico ginecologista para avaliar a gravidade do problema e, se houver necessidade, estabelecer estratégias de tratamento eficazes.

Como dito anteriormente, os miomas submucosos e intramurais podem ser tratados através da miomectomia, cirurgia para retirada do tumor. O procedimento, na maioria dos casos, pode ser realizado por métodos minimamente invasivos. Em muitos casos, a capacidade de implantação do embrião após a cirurgia é restaurada.

Ainda assim, apesar de ser fato que quem tem mioma pode engravidar naturalmente, algumas mulheres podem necessitar, mesmo depois de tratar o problema, do apoio de tratamentos de Reprodução Humana Assistida para aumentar as chances de sucesso na obtenção da gravidez.

Agende sua consulta e realize o tratamento para engravidar!

Quais são os riscos de miomas na gravidez?

Uma vez entendido que quem tem mioma pode engravidar, muitas mulheres têm dúvidas sobre como funciona a gravidez com esse problema. Isso porque, apesar de diminuir as chances, existem casos em que a mulher engravida com a presença do tumor.

De forma geral, os principais riscos de miomas na gravidez são:

  • Abortamento espontâneo causado pelas alterações uterinas proporcionadas pelos miomas;
  • Dificuldade de crescimento do bebê por causa de possíveis deformidades uterinas causadas pelo mioma;
  • Descolamento de placenta, uma vez que os miomas podem atrapalhar sua fixação;
  • Parto prematuro;
  • Sintomas como cólicas e sangramentos em qualquer período da gravidez.

Em alguns casos, a miomectomia pode ser indicada durante a gestação, mas somente se a gravidade do problema trouxer mais riscos para a manutenção da gravidez do que a cirurgia em si.

Sendo assim, de forma geral, podemos dizer que quem tem mioma pode engravidar e ter seu bebê com saúde. No entanto, o acompanhamento médico prévio pode possibilitar tratamentos que permitam uma gravidez tranquila.

Dúvidas como se quem tem mioma pode engravidar podem ser sanadas em uma consulta com um bom médico especialista em Reprodução Humana.

Entre em contato com a clínica BedMed e agende sua consulta!

Fontes:

Clínica BedMed

Ministério da Saúde

Manual MSD

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta