Agendar primeira consulta

Exame EMMA: Análise Genômica do Microbioma Endometrial

Fale conosco pelo WhatsApp
Exame EMMA: Análise Genômica do Microbioma Endometrial

Imagem: Shutterstock

médico ginecologista mostrando para paciente como funciona o exame EMMA

O exame EMMA identifica as bactérias do endométrio para realizar o tratamento ideal no intuito de aumentar a taxa de fertilização

As falhas na fertilização in vitro (FIV) são causadas por diversos fatores, em especial devido a alterações no endométrio, camada interna do útero, que não permitem a adequada implantação do embrião. Testes como o exame EMMA possuem o objetivo de identificar o problema para evitar um novo insucesso.

No geral, os testes preliminares para o processo de fertilização in vitro preveem a procura e classificação de problemas de infertilidade no casal. Quando acontecem falhas, esses exames são revistos e outras avaliações são feitas, como o exame EMMA, que avalia o microbioma endometrial.

[cta_paginas_internas_2 titulo=”Agendar consulta com a BedMed”]

O que é o exame EMMA?

Quando não são encontradas respostas para as falhas com os métodos padrões, o médico aprofunda a busca com a Análise Metagenômica do Microbioma Endometrial, também conhecida como exame EMMA. Esse teste procura por desequilíbrios na flora endometrial que estejam dificultando o processo de fertilização in vitro.

Qual é a importância do exame EMMA?

Existem no nosso organismo bactérias não-patogênicas, ou seja, que não causam doenças. Elas ajudam no funcionamento das funções do corpo, como no caso do endométrio. Modificações no padrão da microbiota do endométrio diminuem a população dessas bactérias, o que reduz a taxa de reprodução na fertilização in vitro.

A importância do exame EMMA está na capacidade de verificar a quantidade de lactobacilos, bactérias fundamentais para a execução das tarefas do endométrio, e no diagnóstico de possíveis inflamações ou patologias.

EMMA: quando é indicado?

Por se tratar de um procedimento avançado, é indicado quando já foram descartadas outras causas de infertilidade do casal e quando existem sucessivas falhas na implantação do embrião.

A amostra de tecido retirada para esse procedimento pode ser aproveitada para análises em conjunto com outros exames, como o exame ALICE, que investiga a presença de infecções bacterianas no útero associadas à endometrite crônica, patologia que também afeta o processo de gravidez e precisa de tratamento.

Ambos os testes, junto com o ERA, que detecta a janela de implantação ideal para o embrião, fazem parte do exame  EndomeTRIO, sistema de diagnóstico completo e moderno indicado para melhorar os níveis de reprodução.

Agendar consulta com médico especialista

EMMA: como é realizado?

O exame EMMA é feito por meio da biópsia do endométrio, sendo um procedimento rápido e que exige apenas uma pequena amostra para extração do DNA, análise das bactérias e disponibilização do laudo.

Realizado com tecnologia de sequenciamento de nova geração, capaz de analisar genes específicos, os resultados apontam informações sobre bactérias cultiváveis e não-cultiváveis, estimando o prognóstico de reprodução.

É necessário preparo de endométrio para realizar o exame EMMA?

Não há preparo específico para a realização do exame, que geralmente é feito entre o 15º e o 25º dia do ciclo menstrual. A coleta é armazenada em refrigerador para evitar degradações da amostra.

Quais resultados o exame EMMA pode apresentar?

Após a biópsia, o laudo do exame EMMA é emitido identificando os lactobacilos fundamentais para o funcionamento do endométrio, que devem ter a quantidade e a qualidade adequadas na região, e as bactérias patogênicas, que impossibilitam a implantação embrionária. Assim, ele determina se:

  • O ambiente microbiano uterino é ideal para a gravidez;
  • Há a presença significativa de bactérias que levam ao surgimento de doenças.

Como o exame EMMA pode aumentar as chances da FIV?

A junção do resultado com outras características da paciente apontadas em outros testes auxilia nas decisões clínicas.

Ter o acompanhamento correto aumenta a chance de desenvolvimento da gestação. A clínica BedMed oferece suporte especializado nas áreas de Ginecologia e Reprodução Assistida, para tratar as condições que dificultam a fertilização.

Saiba mais sobre como o exame EMMA colabora com a fertilização in vitro agendando uma consulta.

[cta_paginas_internas_2 titulo=”Entre em contato com a clínica BedMed agora mesmo!”]

Fonte:

Associação Brasileira de Reprodução Assistida

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta