Exames do endométrio podem aumentar as taxas de gravidez na fertilização in vitro
A fertilização in vitro pode falhar devido a alterações do endométrio, camada interna do útero, que impossibilitam a correta implantação do embrião. A cada tentativa frustrada, testes são feitos para identificar o problema e aumentar a taxa de fertilidade, como é o caso do exame endomeTRIO.
A falha pode estar associada a diversos fatores, tais como processos inflamatórios endometriais, observados nos testes. O exame endomeTRIO se aprofunda na avaliação da receptividade endometrial e fornece resultados mais precisos sobre os insucessos.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Agendar consulta com a BedMed”]
Índice
O que é o exame endomeTRIO?
Quando o endométrio não possui as condições ideais para iniciar uma gestação, o embrião não consegue ser implantado no interior do útero. Nos casos em que ele consegue, o risco de abortos espontâneos é maior. O exame endomeTRIO identifica o problema por meio de três análises denominadas:
ERA
O Teste de Receptividade Endometrial, ERA, é uma das análises presentes no exame endomeTRIO. O objetivo é detectar o momento exato da janela de implantação para transferir o embrião dentro do útero no período favorável para a obtenção da gestação.
EMMA
A Análise Metagenômica do Microbioma Endometrial, EMMA, verifica se existe algum desequilíbrio na flora endometrial que esteja ligado à dificuldade de implantação dos embriões.
Assim, essa avaliação presente no exame endomeTRIO auxilia no diagnóstico de inflamação no endométrio e outras patologias, além de apontar o prognóstico reprodutivo considerando a porcentagem de lactobacilos, importantes para a saúde do endométrio.
ALICE
A Análise de Endometrite Crônica, conhecida como ALICE, é o exame para identificar infecções bacterianas no útero que afetam o processo de gravidez. Dependendo dos resultados, o tratamento é feito com antibióticos ou probióticos.
Qual é a importância do endomeTRIO?
Como se tratam de testes específicos e avançados, os apontamentos no exame endomeTRIO permitem o tratamento das condições que estão impossibilitando a evolução da gestação.
Quando é indicado fazer o endomeTRIO?
O exame endomeTRIO é recomendado para mulheres que obtiveram falhas sucessivas na implantação de embriões de boa qualidade, que apresentam útero e espessura endometrial dentro dos padrões esperados e quando não existem outras causas de infertilidade no casal.
Agendar consulta com médico especialista
Como é realizado o endomeTRIO?
Para realizar o exame ERA, uma amostra do endométrio é colhida por volta do 21º dia do ciclo menstrual para avaliar os genes encarregados da receptividade endometrial. A ferramenta molecular, por meio de sistema computadorizado, classifica 238 genes como receptivos ou não receptivos com sensibilidade de 99,7% e especificidade de 88,5%.
O exame EMMA também é feito por meio de biópsia do endométrio para verificar a quantidade de lactobacilos na região. Se estiver fora dos padrões, o médico inicia o tratamento para aumentar ou diminuir a presença desses organismos. O ALICE é realizado de forma semelhante.
É necessário preparo de endométrio para realizar o exame endomeTRIO?
O exame endomeTRIO pode ser realizado após o preparo endometrial com a utilização de hormônios, entre eles estradiol e progesterona, iniciados no começo do ciclo menstrual. A aplicação do estradiol pode ser por via oral ou transdérmica, com adesivo ou gel.
Após alguns dias, o aumento da espessura endometrial é verificado por meio de ultrassonografia transvaginal. A progesterona é utilizada via vaginal e a biópsia é feita dias depois.
Também existe a possibilidade do exame endomeTRIO ser feito de forma natural, aguardando o dia da biópsia para o momento da ovulação. É importante que seja feita 7 dias após o pico do hormônio luteinizante, responsável pela ovulação, que pode ser identificado no exame de sangue ou de urina.
Quais resultados o exame endomeTRIO pode apresentar?
As análises e resultados do exame endomeTRIO estão relacionadas a informações, como:
- Apontamento da janela de implantação do embrião;
- Desequilíbrios da flora endometrial;
- Infecções bacterianas.
Como o endomeTRIO pode aumentar as chances da FIV?
Como o exame endomeTRIO é indicado quando existem falhas nas tentativas da fertilização in vitro (FIV), o médico é capaz de tratar os problemas identificados para aumentar a taxa de fertilidade para a próxima FIV.
A clínica BedMed oferece suporte especializado nas áreas de Ginecologia e Reprodução Assistida. Os tratamentos modernos e o atendimento para esclarecer as dúvidas tornam o processo menos estressante para o casal.
Saiba mais sobre como o exame endomeTRIO colabora com a fertilização in vitro, agendando uma consulta.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Entre em contato com a clínica BedMed!”]
Fonte: