A ultrassonografia é um método essencial para o acompanhamento da sua gestação. Realizamos todos os exames necessários durante o período pré-natal em ambiente exclusivo. Saiba mais sobre a importância do ultrassom.
O ultrassom é um exame de imagem utilizado de forma ampla na medicina para identificar possíveis doenças, lesões ou anormalidades em órgãos e tecidos humanos. Como o próprio nome já indica, a ultrassonografia consegue captar imagens por meio de ondas sonoras cuja frequência está acima do que é audível pelo homem. O equipamento de imagem consegue representá-la ao captar som com frequência, em mega-hertz (MHz), que variam de 1 a 10 MHz.
Com o exame de ultrassom é possível averiguar as causas de dores abdominais, identificar problemas no sistema reprodutivo feminino – útero, trompas, ovários –, verificar rompimento do ligamento e tendões, enfim, diversos diagnósticos são conseguidos com a ajuda deste aparelho.
Muito utilizado na medicina obstetrícia, o exame de ultrassonografia será um dos melhores amigos da mulher durante o período gestacional. Com ele, tanto o médico quanto a gestante, acompanham o desenvolvimento da criança no útero.
Assim que a gravidez é confirmada, por meio do exame de sangue em que é identificada a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana – que tem como sigla BCG, o obstetra fará a solicitação do ultrassom morfológica do primeiro trimestre. Nesse começo da gestação, já é possível identificar patologias cromossômicas, como a Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), a Síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18) ou a Síndrome de Patau (trissomia do cromossomo 13).
A identificação da possibilidade de o bebê desenvolver a Síndrome de Dow, gera alerta no médico, porém a mais grave é a Síndrome de Edwards, que tem alta taxa de mortalidade, sendo que a falecimento vem a ocorrer um ano após o nascimento do bebê.
Vale ressaltar neste ponto que o exame de ultrassom identifica a chance ou não do desenvolvimento de uma anomalia. A constatação de alguma aneuploidia, dependerá de exames mais complexos e sempre orientado pelo médico que faz o acompanhamento do pré-natal da gestante.
Tipos de ultrassom
A ultrassonografia ou ecografia, é feita de duas formas distintas: abdominal ou transvaginal. No primeiro caso, a análise feita de forma abdominal, ajudará a identificar o batimento cardíaco do bebê, formação dos órgãos da criança, assim como demais estruturas do feto. A identificação do sexo do bebê também é feita com a ultrassonografia abdominal, momento de maior ansiedade aos pais.
Já no procedimento de ultrassom transvaginal, em que um transdutor é introduzido na vagina da paciente, consegue análise mais minuciosa da formação fetal, da anatomia do útero e dos ovários, assim como a identificação de sangramento ou anormalidades na placenta e no líquido amniótico, ambas condições fundamentais para o pleno desenvolvimento do feto.
Com o avanço da medicina e a maior preocupação dos pais com todos os detalhes da gestação, já existem clínicas que fazem ultrassonografia com melhor resolução da imagem, em que é possível ver o rostinho do bebê.
A ultrassonografia 3D e o 4D, garantem melhor visualização do bebê no útero materno. Além de garantir a alegria da futura mamãe em poder ver o rostinho do seu nenê, ajuda o médico obstetra a identificar de forma clara possíveis anomalias e má formação do feto.
Como já mencionado, é de extrema importância que a gestante faço todos os exames solicitados durante o acompanhamento pré-natal. Desta forma, é possível minimizar riscos durante a gravidez, tanto para a mãe quanto para o bebê. Quanto maior a frequência das consultas com o ginecologista e obstetra, maiores as chances de uma gravidez tranquila.
Ultrassom, exame de sangue e de urina são fundamentais durante os noves meses de gestação, logo, sempre que solicitado, procure por uma clínica ginecológica e obstétrica especializada para a realização do procedimento e sempre que tiver dúvidas quanto ao resultado, pergunte ao seu médico.