Você está pensando em aumentar a família? Se a resposta for sim, saiba que esse momento requer alguns cuidados especiais. Mais do que deixar o método contraceptivo de lado, o casal de tentantes deve prestar atenção à sua saúde pré-gestacional.
Fazer um check-up completo deve ser o primeiro passo das tentantes, sendo que a mulher deve procurar o auxílio de um ginecologista e o homem o auxílio de um urologista.
Tal cuidado ajudará a identificar quaisquer problemas relativos à fertilidade do casal, propondo, se necessário, tratamento para reverter à situação.
Esse contato com os médicos especialistas de cada área deve ocorrer três meses antes de dar início às tentativas para obtenção da gravidez, conforme orientação dos ginecologistas obstetras e especialistas em Reprodução Humana da clínica BedMed, Dr. Bruno Bedoschi e Dr. Giuliano Bedoschi.
Confira a seguir informações primordiais aos casais que vão entrar na fase de tentantes, cedidas pelos ginecologistas e obstetras da clínica BedMed.
Índice
Mulheres Tentantes: quais exames pré-gestacionais devem ser realizados?
Não é necessário apavorar-se. Os exames solicitados para as mulheres tentantes são os mesmos solicitados na rotina ginecológica, com exceção dos exames hormonais que farão a avaliação do potencial fértil da mulher e da realização do ultrassom transvaginal para contagem de folículos antrais.
Um dos exames mais importantes para verificar a saúde da genitália intima feminina é o exame preventivo, também chamado de colpocitologia oncótica ou Papanicolaou. Ele é capaz de detectar possíveis lesões precursoras do câncer de colo do útero, considerado o terceiro tipo de câncer que mais causa mortalidade na população feminina do nosso país. Além disso, o exame pode detectar ainda doenças sexualmente transmissíveis, como o Papiloma Vírus Humano, por exemplo.
Outros exames que são solicitados para a mulher antes de engravidar:
- Sorologias para detecção de infecções;
- Tipagem sanguínea (ABO/Rh);
- Glicemia de jejum;
- Hemograma completo;
- Dosagem de hormônios tireoideanos;
- Colesterol total e frações;
- Ultrassom transvaginal para diagnosticar possíveis malformações dos órgãos reprodutivos femininos ou doenças como endometriose, miomas ou pólipos uterinos;
- Ultrassom das mamas para verificar a presença de cistos ou de nódulos mamários;
- Exame de urina tipo I e urocultura;
- Exames imunológicos ou pesquisa de trombofilias: específico para pacientes com histórico de mau passado obstétrico ou perdas gestacionais recorrentes.
Mulheres que tenham doenças preexistentes como hipertensão e diabetes e que façam o uso de medicações contínuas, por exemplo, devem relatar tais fatos ao ginecologista. Alguns medicamentos podem dificultar a obtenção da gravidez ou, até mesmo, representar risco ao desenvolvimento embrionário.
Homens tentantes: quais são os cuidados necessários?
Os homens também precisam consultar-se com um urologista. Além dos exames sorológicos para identificação de possíveis infecções, o médico solicitará a coleta do espermograma.
Esse exame detectará qualquer anormalidade na qualidade ou na quantidade seminal, sendo que distúrbios de fertilidade masculinos representam cerca de 30% dos casos de infertilidade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Melhorar a alimentação, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e deixar de fumar também são cuidados necessários aos homens tentantes. Que tal melhorar a qualidade de vida junto à sua parceira e aproveitar a fase de tentantes?
Mudanças de hábitos alimentares
A alimentação pode se tornar grande aliada dos casais tentantes. Logo, aqueles que costumam comer de forma desregrada e ingerem grandes quantidades de alimentos gordurosos, ricos em sódio ou açúcares, terão de rever esses hábitos.
Isso não significa nunca mais comer esses tipos de alimentos, e sim, que eles devem passar a ser consumidos de forma moderada. Será necessária a inclusão de frutas, legumes e verduras nesta dieta.
Os nutrientes fundamentais às tentantes são: vitamina E, B6, zinco e ômega 3. Todos são encontrados na ingestão de carnes vermelhas magras, sementes, peixes, frutas, castanhas e alimentos que contenham germe de trigo e farelo de trigo. O aconselhamento junto ao nutricionista, que pode indicar a dieta com base nas necessidades individuais desses casais, pode ser interessante neste momento.
O sobrepeso é fator impeditivo para a gestação, logo, se somar a reeducação alimentar com a prática de exercícios físicos aeróbicos, além dos benefícios ao organismo, o casal de tentantes poderá conseguir a gestação de forma mais rápida.
Três meses antes de iniciar o período de tentantes, é indicado à mulher a introdução do ácido fólico. Sua reposição na fase pré-gestacional e nos primeiros três meses de gravidez diminui o risco para o desenvolvimento de defeitos no tubo neural do bebê, tais como anencefalia ou espinha bífida.
Exercícios físicos
A prática de exercícios é recomendada nesse processo. Entretanto, esportes de alto impacto devem ser substituídos pelos mais leves, em especial para as mulheres. Exercícios de alto impacto prejudicam a fertilidade, desta forma recomenda-se a prática de exercícios como: caminhadas, ioga, pilates, musculação, hidroginástica ou natação, alongamento e o treinamento funcional.
As atividades físicas, além de colaborarem no período de tentante, têm impacto direto durante a gestação. Exemplificando: a tentante que se exercita tem melhor equilíbrio, sente-se menos cansada, tem maior flexibilidade mesmo quando a barriga já está bem proeminente etc.
Carteira de vacinação em dia!
É comum que com o passar dos anos, especificamente na fase adulta, a atenção relativa à vacinação diminua. Antes de engravidar, o ideal é que a mulher já esteja imunizada contra a rubéola, hepatites e contra a febre amarela, em especial após os casos da doença relatados recentemente em todo o país.
A verificação dessa imunização pode ser via carteirinha de vacinação ou por meio de exames de sangue.
Essa orientação parte do ginecologista, que indicará as principais vacinas necessárias antes da obtenção da gestação.
Consumo de álcool fica restrito aos tentantes
Uma das orientações relativas aos cuidados antes de engravidar é a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas e, até mesmo, a sua completa suspensão. A ingestão abusiva de álcool pode resultar no desenvolvimento da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).
Dessa forma, tanto durante a fase de tentantes quanto durante a gestação, o álcool deverá ser suspenso. Além disso, a ingestão alcoólica pode aumentar o risco de abortamento e de malformações fetais.
Tabagismo e tentantes não combinam
A mesma orientação vale para quem fuma. O tabagismo atrapalha a fertilidade! Desta forma, quando o casal opta por tentar engravidar, o cigarro deve ser abandonado.
Foi comprovado cientificamente que o cigarro atrapalha o transporte embrionário, afeta a receptividade endometrial, além de prejudicar a vascularização uterina. Homens que fumam têm a qualidade do sêmen afetada, devido aos componentes químicos presentes no cigarro.
A OMS já divulgou diversos estudos que comprovam que o tabagismo é o fator condicionante de 13% dos casos de infertilidade masculina. Em resumo, parar de fumar ajuda na melhora e ganho de longevidade aos tentantes e garante maior sucesso durante todo o processo de tentantes.
Pergunta habitual dos tentantes — como engravidar mais rápido?
A gravidez, por mais desejada, nem sempre ocorre no primeiro mês de tentativas.
Uma das medidas que pode colaborar nesse período de tentantes é saber, com exatidão, o período fértil da mulher e ter relações sexuais desprotegidas. Mulheres que apresentam ciclos menstruais regulares, com intervalo de 28 dias entre os ciclos, tendem a estar no período fértil por volta do 14º dia do ciclo menstrual.
Exames ovulatórios de farmácia podem colaborar na identificação do período fértil. Uma solução caseira é verificar se houve aumento da temperatura corporal — alteração característica de quem está fértil.
Já se passaram alguns meses e não ocorreu a gestação?
Hoje, a indicação para tratamento de Reprodução Humana Assistida ocorre nos seguintes casos:
- Foi identificado algum fator de infertilidade: Tanto o homem quanto a mulher podem ser inférteis. Logo, quando nos exames pré-gestacionais é identificado algum fator de infertilidade, é orientada a procura imediata por um médico especialista em Reprodução Humana;
- Casais com idade inferior a 30 anos e que estão tentando engravidar há mais de um ano: Cerca de 87% dos casais conseguem obter a gravidez após um ano de tentativas. Caso esse casal não consiga engravidar após um ano de tentativas, é ideal ser encaminhado para um médico especialista em Reprodução Humana.
- Casais com idade superior a 35 anos: O tempo de tentativa para essa parcela de tentantes é reduzido para seis meses. Se passado esse período e não houver a obtenção da gestação, esse casal deve ser encaminhado para um médico especialista em Reprodução Humana.
O psicológico influencia os tentantes?
Esse período deve ser de cumplicidade e de curtição do casal. A ansiedade e a pressão psicológica pelo teste de gravidez positivo podem atrapalhar todo esse processo. Logo, curta esse momento a dois!
Caso ainda tenha restado dúvidas sobre o período de tentantes, agende uma consulta com um de nossos ginecologistas!
Fonte:
Organização Mundial da Saúde (OMS);
Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP);
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).