Agendar primeira consulta

Quem tem endometriose pode engravidar?

Fale conosco pelo WhatsApp
Quem tem endometriose pode engravidar?

Imagem: Shutterstock

Caracterizada pela presença do tecido endometrial fora da cavidade uterina, a endometriose é uma doença inflamatória crônica que preocupa as mulheres que sonham em ter filhos. Por esse motivo, é comum que as pacientes que apresentam esta condição perguntem ao ginecologista se quem tem endometriose pode engravidar.

Mulher segura teste de gravidez
Imagem: Shutterstock

A endometriose é um dos principais fatores que contribuem para a infertilidade feminina. Segundo especialistas, aproximadamente 40% das mulheres com endometriose podem apresentar dificuldades para engravidar. No entanto, para saber se quem tem endometriose pode engravidar é necessário entender como essa doença afeta o potencial fértil da mulher. Confira mais detalhes sobre o assunto com informações cedidas pelos médicos especialistas em Ginecologia da Clínica BedMed.

Qual é a relação entre endometriose e fertilidade?

Um primeiro aspecto que deve ser citado quando o assunto é descobrir se quem tem endometriose pode engravidar é a alteração anatômica no aparelho reprodutivo da paciente que possui essa doença. Contudo, esta não é a única maneira pela qual a endometriose afeta a fertilidade feminina.

A endometriose é uma doença que provoca um processo inflamatório crônico, resultando no agravamento da condição a cada ciclo menstrual e podendo atingir outros órgãos da região abdominal, tais como bexiga e intestino. Portanto, quanto mais menstruações a paciente tiver, maior será a quantidade de tecido endometrial implantado na região pélvica. Conforme o tecido endometrial ocupa uma área maior da região pélvica, maior é a intensidade do problema.

Além disso, o processo inflamatório da endometriose pode resultar na formação de aderências pélvicas, promovendo distorções das tubas uterinas, por exemplo. Isso acaba prejudicando o encontro natural do óvulo com o espermatozoide, que deveria ocorrer na porção ampular da tuba uterina, impossibilitando a fertilização do óvulo e formação do embrião.

A condição também altera a receptividade do endométrio, o que pode impedir a implantação do embrião e a continuidade da manutenção da gravidez.

Portanto, a infertilidade da mulher é maior conforme o estágio da endometriose for mais avançado. Um grande exemplo disso é a endometriose grau III (moderada), no qual ocorre a formação de cistos de endometriose nos ovários (chamados de endometrioma), que impactam no processo da foliculogênese, responsável por gerar e liberar o óvulo feminino.

Quem tem endometriose pode engravidar com quais tratamentos?

Apesar de a endometriose não ter cura, uma vez que se trata de uma condição crônica, a paciente pode encontrar maneiras de realizar o sonho de ser mãe. Atualmente existem diversos tratamentos que podem melhorar as chances de uma mulher com endometriose conseguir uma gestação espontânea. Para isso, o ginecologista avaliará fatores como:

  • ●      Estado de saúde da paciente;
  • ●      Grau de acometimento da doença;
  • ●      Indicação cirúrgica, principalmente em casos graves;
  • ●      Nível de impacto da endometriose na qualidade de vida da paciente.

No geral, a abordagem terapêutica que proporciona os resultados mais expressivos é a videolaparoscopia cirúrgica, sobretudo nos quadros mais avançados. Caso a paciente que deseja saber se quem tem endometriose pode engravidar esteja nos estágios mais leves da doença, é possível recorrer à remoção cirúrgica dos focos de endometriose. Outro tratamento utilizado nesses casos é a administração de medicamentos para bloquear a proliferação do tecido endometrial.

Se a paciente continuar apresentando dificuldades para engravidar, mesmo depois de se submeter a um dos tratamentos citados anteriormente, o médico ginecologista pode indicar a realização de um tratamento de Reprodução Humana Assistida. Essa abordagem pode ser recomendada devido ao impacto que a endometriose causa na redução da reserva ovariana e no comprometimento dos ovários. O profissional analisará o estado de saúde do casal para decidir se eles são candidatos aos procedimentos de Reprodução Humana e qual técnica é a mais indicada para cada caso.

É importante salientar que cada organismo reage à endometriose e aos tratamentos de maneira única. Sendo assim, para descobrir se quem tem endometriose pode engravidar é fundamental procurar um médico ginecologista especializado e de confiança para ter uma avaliação individualizada. Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta na Clínica BedMed.

Fontes:

Clínica Ginecológica BedMed;

Ministério da Saúde.

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta