Após a menarca (primeira menstruação), a maioria das mulheres opta por iniciar seu acompanhamento com um médico ginecologista para obter informações mais detalhadas sobre quais são as melhores condutas para a saúde íntima feminina.
Na maior parte dos casos, elas passam a se consultar regularmente com o mesmo especialista até a vida adulta. Contudo, ao decidirem engravidar ou ao detectar a gestação, não sabem se devem continuar com o mesmo ginecologista ou se devem buscar um obstetra, por não conhecerem exatamente essas duas áreas.
Entenda agora quais são as diferenças entre ginecologia e obstetrícia.
Índice
Quais são as atividades de um ginecologista?
O termo ginecologia significa “a ciência da mulher”. O médico ginecologista é o especialista que cuida da saúde do sistema reprodutor feminino desde a infância até o período da pós-menopausa, podendo ser considerado um “clínico geral” feminino, pois também é capacitado para diagnosticar e tratar enfermidades que atingem outras áreas, como sistema endocrinológico, aparelho digestivo, ossos e etc.
Devido a isso, o ginecologista é visto como uma pessoa de extrema confiança, pois trata dos mais variados assuntos íntimos e delicados que ocorrem na vida das mulheres.
As principais alterações tratadas por um médico ginecologista são:
- Câncer nos órgãos reprodutores femininos, incluindo ovários, tubas uterinas, útero, vagina e vulva;
- Problemas com incontinência urinária;
- Amenorréia (ausência da menstruação);
- Dismenorréia (cólicas menstruais);
- Endometriose;
- Infertilidade conjugal;
- Menorragia (anormalidades no ciclo menstrual)
- Prolapsos dos órgãos pélvicos;
- Lesões ocasionadas pelo HPV;
- Cervicite (infecção vaginal) e outras doenças sexualmente transmissíveis;
- DIP – Doença Inflamatória Pélvica;
- Cistos ovarianos e mamários;
- Pólipos endometriais;
- Miomas uterinos.
Para se tornar um ginecologista é necessário realizar a faculdade de Medicina (duração: 6 anos), se especializar em Ginecologia e Obstetrícia (duração: 3 anos) e ser aprovado no Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO).
Durante o período da residência médica, o médico residente acaba obtendo a capacitação profissional tanto para atuar na área da Ginecologia, como também na área da Obstetrícia. Por isso, no Brasil, a maioria dos especialistas desempenham ambas as funções.
Quais são as atividades de um obstetra?
O termo obstetrícia se originou da palavra “obstetrix”, derivada do verbo “obstare”, que significa “estar ao lado”. O médico obstetra é o especialista que cuida da gestação, parto e puerpério (pós-parto), em todos os âmbitos fisiológicos e patológicos.
É com o obstetra que a gestante deve realizar o acompanhamento do pré-natal e demais exames durante a gestação, a fim de identificar possíveis complicações com ela ou com o bebê.
O especialista também será o responsável pelo parto e deverá acompanhar a recuperação da mamãe ao longo do período do puerpério.
Na maioria dos casos, o ginecologista também atua como médico obstetra. Sendo assim, é fundamental que a paciente interrogue o médico a respeito da área de atuação dele.
Dessa forma, caso o médico atue tanto em Ginecologia como Obstetrícia, as pacientes podem se consultar com o mesmo médico antes, durante e depois da gravidez.