Agendar primeira consulta

Protocolo de Paulus e FIV: qual a relação?

Fale conosco pelo WhatsApp
Protocolo de Paulus e FIV: qual a relação?

Imagem: Shutterstock

Esse protocolo consiste na realização de duas sessões de acupuntura ao longo da FIV, favorecendo o sucesso do tratamento

A acupuntura é uma prática terapêutica criada a partir dos princípios da medicina tradicional chinesa e envolve, basicamente, a inserção de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo. O objetivo é estimular terminações nervosas e promover o equilíbrio geral do organismo, de modo a melhorar a saúde e regularizar o funcionamento dos sistemas.

A aplicação da acupuntura é considerada uma excelente aliada de diversos tratamentos médicos, uma vez que esta metodologia é capaz de fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação sanguínea e reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Esta abordagem também pode contribuir para o sucesso de tratamentos de Reprodução Humana, a partir do chamado Protocolo de Paulus. Entenda melhor a seguir!

Realize a FIV com os especialistas da BedMed!

O que é a FIV?

FIV é a sigla para Fertilização in Vitro, um tratamento de Reprodução Humana que oferece melhores opções de concepção para casais que apresentam infertilidade. O método consiste na coleta dos gametas femininos (óvulos) e masculinos (espermatozoides) e manipulação desse material em laboratório.

A fertilização do óvulo ocorre em ambiente controlado, fora do corpo da mulher, formando embriões que serão cultivados e observados no que diz respeito à qualidade e desenvolvimento. Em seguida, os melhores embriões são transferidos para o interior do útero da mulher, onde espera-se que eles se implantem e se desenvolvam.

O que é o Protocolo de Paulus?

O chamado Protocolo de Paulus é um método que consiste na realização de duas sessões de acupuntura ao longo do tratamento de Fertilização in Vitro: uma na véspera da transferência embrionária, um dia antes ou no mesmo dia da transferência, e outra em cerca de 3 dias após o procedimento.

História e desenvolvimento do Protocolo de Paulus

O Protocolo de Paulus foi desenvolvido pelo ginecologista alemão Wolfgang Paulus que, em 2002, conduziu um estudo com 160 mulheres que estavam passando pelo tratamento de Fertilização in Vitro. Metade das pacientes realizou acupuntura ao longo da FIV, enquanto a outra metade não.

Ao final do ciclo de Fertilização in Vitro, foi constatado que o grupo das mulheres submetidas à acupuntura apresentaram 42,5% de taxa de sucesso na FIV, enquanto o grupo de controle teve apenas 26,3% de taxa de sucesso.

Como o Protocolo de Paulus funciona na FIV?

Embora cada tratamento seja individualizado, o Protocolo de Paulus geralmente estimula os pontos de acupuntura associados ao baço, estômago, fígado, útero, cérebro e sistema endócrino. O objetivo principal é melhorar as chances de sucesso na FIV a partir de efeitos, como:

  • Melhora da espessura e permeabilidade do endométrio;
  • Regulação da temperatura basal, minimizando os riscos de falhas de implantação;
  • Inibição das contrações uterinas.

Saiba mais sobre o Protocolo de Paulus na FIV entrando em contato!

Quando ele deve ser realizado?

A aplicação do Protocolo de Paulus pode ser indicada para todas as pacientes que estão se submetendo ao tratamento de Fertilização in Vitro. A metodologia deve ser aplicada na etapa da transferência embrionária.

Quantas sessões são necessárias?

Conforme foi explicado, o Protocolo de Paulus consiste em duas sessões de acupuntura: uma antes e outra depois da transferência embrionária. Além disso, é possível fazer outras sessões antes da etapa de estimulação hormonal, de modo a estimular o organismo a responder mais adequadamente ao tratamento.

Benefícios do Protocolo de Paulus

Existem evidências de que o Protocolo de Paulus pode aumentar as taxas de sucesso da FIV. Isso ocorre porque o tratamento com acupuntura libera a ação de neurotransmissores que trazem benefícios, como:

Melhoria na taxa de implantação

O tratamento com acupuntura melhora a espessura do endométrio e ajuda na regulação da temperatura basal, contribuindo diretamente para a melhoria das taxas de implantação do embrião.

Redução do estresse

Outro importante benefício que pode ser alcançado a partir do Protocolo de Paulus é o alívio dos sintomas de estresse e ansiedade relacionados ao tratamento de Reprodução Humana, o que leva também à melhora do estado de saúde geral da paciente.

Equilíbrio hormonal

O estímulo proporcionado pelas agulhas de acupuntura também pode ajudar na regulação dos hormônios da paciente, favorecendo o sucesso do tratamento.

Para saber mais a respeito do Protocolo de Paulus, entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Acupuntura

Clínica BedMed

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta