O ultrassom obstétrico é o exame de imagem comumente realizado durante o acompanhamento pré-natal. É a forma mais efetiva de analisar o desenvolvimento fetal e demais condições clínicas do bebê e da gestante através de imagens.
A periodicidade do ultrassom obstétrico varia de acordo com a saúde da gestante e do bebê, sendo feito, em média, entre três a seis vezes durante as 40 semanas gestacionais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a realização do exame por três vezes, no mínimo, uma vez em cada trimestre gestacional.
Sabia mais a seguir tudo sobre a ultrassonografia obstétrica e sua importância durante a gestação, com base nas informações cedidas pelos ginecologistas obstetras da clínica BedMed.
Índice
Importância do ultrassom obstétrico
Por meio do exame de imagem feito no decorrer das semanas gestacionais o obstetra consegue avaliar de forma criteriosa o desenvolvimento fetal, identificar possíveis anomalias no feto, medir o cumprimento da cabeça, pescoço, coluna vertebral, tórax, abdômen, genitália externa e extremidades.
Somado a isso, é analisado ainda a quantidade de líquido amniótico, do cordão umbilical e da placenta, todos importantes para o desenvolvimento do bebê.
Quando fazer o ultrassom obstétrico?
Um dos exames que mais gera emoção após a descoberta da gravidez é o ultrassom obstétrico. Assim que a mulher descobre que está grávida é comum procurar por um obstetra e ele solicitar, junto a uma lista enorme de exames, o ultrassom obstétrico.
Essa primeira ultrassonografia, feita por via vaginal, identificará a idade gestacional, se é uma gestação múltipla, se o saco gestacional e a vesícula vitelina estão formadas corretamente. Nesse exame é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê, o momento de maior emoção aos pais!
A indicação é que seja feito, ao menos, três ultrassons obstétricos, um a cada trimestre gestacional, conforme a OMS. O Ministério da Saúde orienta a mesma quantidade de ultrassonografias obstétricas, sendo que caso ocorram intercorrências, o exame pode vir a ser solicitado mais vezes.
Tipos de ultrassonografias gestacionais
Existe mais de um tipo de ultrassom gestacional. Como mencionado, eles são solicitados com base nos trimestres gestacionais, conforme tabela a seguir:
- Ultrassom obstétrico: feito até a 12ª semana, em média;
- Ultrassom morfológico do primeiro trimestre: entre a 14ª e 20ª semana;
- Ultrassom morfológico do segundo trimestre: da 21ª até a 30ª semana;
- Ultrassom morfológico do terceiro trimestre: a partir da 31ª semana gestacional.
Entenda a importância de cada um deles a seguir.
Ultrassom obstétrico do 1º trimestre
Nos três primeiros meses da gestação, ou seja, entre a 10ª e a 14ª semana gestacional, o obstetra solicita o ultrassom morfológico de primeiro trimestre, em que é analisado a presença de trissomias por meio da translucência nucal — anomalias genéticas como a Síndrome de Down, por exemplo.
É medido ainda o osso nasal, também como forma de detecção de alguma má formação fetal, sendo que elas são comumente identificadas no primeiro trimestre gestacional. O tamanho da cabeça e as proporções do corpo do agora bebê também são medidos, confirmando a idade gestacional.
Neste ultrassom costuma ser possível saber o sexo do bebê, outro momento muito especial ao casal.
Ultrassom obstétrico do 2º trimestre
Neste ultrassom obstétrico, dois parâmetros são analisados: a anatomia fetal e a biometria fetal. Na primeira análise, o especialista em obstetrícia faz a avaliação do crânio, cérebro, face, perfil e dos lábios superiores, coração, tórax, diafragma, abdome para verificar rins, bexiga e estômago, coluna vertebral, costelas, mãos e pés.
Na biometria fetal são analisados o diâmetro biparietal, o diâmetro occipto-frontal, circunferência abdominal, medida do fêmur, medida do úmero e distância biocular.
Ultrassom obstétrico do 3º trimestre
Comumente denominada de ultrassonografia obstétrica morfológica 3D/4D, o exame analisa todas as estruturas do bebê para confirmar se tudo está evoluindo de forma correta, e se atenta ainda a quantidade do líquido amniótico, a funcionalidade do cordão umbilical e placenta, sempre com o auxílio do Doppler colorido.
Preparos para o exame de ultrassonografia
O ultrassom obstétrico não precisa de nenhum preparo. Ele é feito por via pélvica, com exceção do primeiro exame, em que se é identificada a idade gestacional. O exame é indolor e rápido, durando em média de 15 a 30 minutos.
É importante atentar-se apenas ao local em que ele é realizado. A precisão da máquina pode variar nos laboratórios, sendo que isso afeta a qualidade do exame.Essas são algumas informações relativas ao ultrassom obstétrico. Caso ainda tenham restado dúvidas, agende uma consulta com um de nossos obstetras.