Agendar primeira consulta

Como funciona a janela de implantação na FIV?

Fale conosco pelo WhatsApp
Como funciona a janela de implantação na FIV?

Imagem: Shutterstock

Entender a janela de implantação é essencial para o sucesso da FIV, pois permite a transferência embrionária no momento correto e assim aumenta as chances de uma gravidez bem-sucedida

A janela de implantação é um período crítico para o sucesso da Fertilização in Vitro (FIV). Durante esse intervalo, o endométrio, camada interna do útero, se torna receptivo ao embrião, permitindo que ele se implante e inicie o seu desenvolvimento.

Entender a janela de implantação é fundamental para aumentar as chances de sucesso em tratamentos de Reprodução Humana, como a FIV. No entanto, essa janela varia de mulher para mulher, o que torna o monitoramento e os testes essenciais para determinar o momento certo de transferir o embrião.

Entenda como funciona o tratamento de Fertilização in Vitro!

Importância da janela de implantação para a FIV

Na FIV, a sincronização entre o desenvolvimento embrionário e a receptividade do endométrio é essencial para o sucesso do tratamento.

A janela de implantação, normalmente, ocorre entre o 5º e o 7º dia após a ovulação, quando o endométrio está preparado para receber o embrião. Caso a transferência embrionária ocorra fora dessa janela, há grandes chances de o embrião não conseguir se implantar, reduzindo significativamente as chances de gravidez.

Como funciona a janela de implantação na FIV?

A janela de implantação durante um tratamento de FIV é determinada através de um rigoroso controle do ciclo da paciente e do desenvolvimento do embrião. Esse processo envolve várias etapas de preparo e monitoramento do endométrio e do embrião, com o objetivo de garantir que a transferência ocorra no momento exato de máxima receptividade do útero.

Preparo do endométrio

Antes da transferência do embrião, o endométrio precisa ser preparado para alcançar o estado ideal de receptividade. Esse preparo pode ser feito de maneira natural, no ciclo menstrual da paciente, ou de forma controlada, a partir da administração de hormônios, como estradiol e progesterona. Esses hormônios têm a função de espessar o endométrio e garantir que ele tenha as características necessárias para que o embrião consiga se implantar com sucesso.

Monitoramento

O monitoramento do desenvolvimento endometrial é feito através de ultrassonografias e exames de sangue. Através de ultrassonografias transvaginais, o médico pode medir a espessura do endométrio e verificar se ele está dentro da janela de implantação.

Além disso, exames hormonais são realizados para confirmar que os níveis de estradiol e progesterona estão adequados.

Transferência embrionária

Uma vez confirmada a receptividade do endométrio, a transferência embrionária é agendada para ocorrer dentro da janela de implantação. O embrião é cuidadosamente inserido no útero através de um cateter fino, em um procedimento indolor, sem anestesia, e realizado no centro de Reprodução Humana.

A identificação correta da janela de implantação mais adequada é fundamental para o sucesso dessa etapa.

Como calcular a janela de implantação?

A janela de implantação pode variar entre as mulheres, sendo necessário, em alguns casos, um ajuste personalizado no tratamento de FIV.

A princípio, o cálculo dessa janela é feito com base nos dias do ciclo menstrual, levando em consideração a ovulação e os níveis hormonais. Além disso, em pacientes com histórico de falhas de implantação ou fatores que possam interferir no ciclo natural, o teste ERA (Endometrial Receptivity Analysis) pode ser utilizado para identificar com precisão a janela de implantação.

O que é e como funciona o teste ERA?

O teste ERA é uma análise que avalia a receptividade do endométrio e, desta forma, determina a melhor janela de implantação. Ele envolve a retirada de uma pequena amostra do tecido endometrial no ciclo anterior à transferência embrionária. Através dessa amostra, é possível identificar se o endométrio está receptivo e, se não estiver, qual seria o momento exato para a transferência do embrião.

Esse teste é indicado principalmente para mulheres que tiveram falhas repetidas de implantação em ciclos anteriores de FIV. Ele ajuda a personalizar o tratamento, aumentando as chances de sucesso na transferência embrionária.

Para saber mais informações, entre em contato e agende uma consulta com a clínica BedMed.

 

Fontes:

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA)

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta