A infertilidade acomete muitos casais no Brasil e as suas causas podem ser variadas. Saiba como é realizada a investigação para detectar a causa da infertilidade.
A infertilidade é uma alteração que afeta uma grande parcela da população. Estima-se que entre 15 e 20% dos casais no Brasil enfrentam dificuldades para engravidar, de acordo com o Ministério da Saúde.
O diagnóstico de infertilidade é realizado pelo médico especialista em Reprodução Humana após 12 meses de tentativas para obter uma gravidez espontânea sem sucesso. Esse período, no entanto, pode causar angústia e abalar o sonho de formar uma família. Para ajudar esses casais a identificar as causas da dificuldade em engravidar, a investigação da infertilidade é essencial e envolve uma série de exames e consultas.
O que é a investigação da infertilidade?
A investigação da infertilidade é um processo abrangente que visa identificar as causas subjacentes da dificuldade para alcançar a gestação.
A infertilidade pode ser provocada por diversos fatores, desde questões anatômicas e genéticas até hábitos do dia a dia e o estilo de vida. Existem diferentes etapas e exames na investigação da infertilidade, cada uma delas sempre mantendo o foco em identificar possíveis impedimentos tanto no organismo feminino quanto no masculino. Essa análise é realizada sob orientação médica, com o objetivo de oferecer um diagnóstico completo e assertivo, guiando os casais para o tratamento adequado.