Diversos fatores podem influenciar os resultados do tratamento. Conheça-os a seguir.
Um dos mais importantes tratamentos para a infertilidade masculina e feminina é a Fertilização in Vitro (FIV), que consiste em promover o encontro do óvulo com o espermatozoide em ambiente laboratorial, aumentando as chances de sucesso na fecundação e posterior implantação uterina do embrião.
Considerada um tratamento de Reprodução Humana Assistida de alta complexidade, a FIV envolve uma série de etapas: estimulação ovariana, coleta e preparação dos gametas femininos e masculinos, fertilização em laboratório e, por fim, a transferência embrionária.
Uma das principais dúvidas das pessoas que procuram uma clínica de Reprodução Humana para realizar o tratamento é sobre a taxa de sucesso da FIV. A resposta para esta dúvida é que uma série de fatores devem ser levados em consideração antes de se determinar as chances de sucesso do tratamento.
Entenda, nesta publicação, qual é a taxa de sucesso da FIV e quais são os fatores que mais podem influenciar os resultados do tratamento a cada tentativa.
Fale com nossos especialistas para realizar a sua FIV!
Índice
Qual é a taxa de sucesso da FIV?
Como mencionado, uma das principais dúvidas de casais que realizam esse tratamento é sobre a taxa de sucesso da FIV, sendo mais comum ainda entre aqueles que já realizaram tentativas anteriores.
De modo geral, pode-se dizer que a taxa de sucesso da FIV pode chegar a até 60% a cada tentativa. No entanto, esta estimativa pode mudar se levarmos em conta algumas características, como a idade da mulher, que é um dos principais fatores da diminuição da fertilidade feminina ao longo dos anos.
Além da idade, fatores individuais relacionados à saúde e à qualidade do serviço prestado pela clínica também podem influenciar no resultado do tratamento.
Quais fatores influenciam na taxa de sucesso da FIV?
Não somente a idade da mulher pode influenciar nos resultados da Fertilização in Vitro. Outras variáveis também precisam ser consideradas durante o tratamento, não somente para se pensar na taxa de sucesso da FIV, mas também para que sejam elaboradas estratégias de tratamento mais eficientes.
Idade da mulher
A idade é o principal fator de infertilidade feminina, e, por isso, o principal influenciador da taxa de sucesso da FIV. Uma vez que as chances de concepção espontânea em mulheres a partir dos 35 anos diminuem drasticamente — principalmente por causa da queda da reserva ovariana —, é esperado que as chances de sucesso de tratamentos como a FIV também diminuam, ainda que sejam maiores do que as de gestação natural.
Qualidade dos óvulos e espermatozoides
A qualidade dos gametas também é um fator que pode influenciar diretamente na taxa de sucesso da FIV. Óvulos de baixa qualidade podem resultar em falhas na fertilização ou na implantação do embrião. O mesmo pode ocorrer em relação aos espermatozoides.
Histórico de gravidez
Uma das principais dúvidas das pacientes que se submetem a tratamentos como a FIV é se mulheres que já estiveram grávidas anteriormente podem fazê-la. A resposta é sim, ainda que seja importante levar em consideração que o histórico de gravidez (bem como seu sucesso ou ocorrência de abortos espontâneos) pode influenciar na taxa de sucesso da FIV.
Problemas de saúde
A presença de problemas de saúde prévios também influencia diretamente na taxa de sucesso da FIV. É muito importante que, antes de se submeter ao tratamento, a mulher faça exames para avaliar diversos aspectos de seu estado geral de saúde. Doenças cardiovasculares, metabólicas e hormonais, por exemplo, têm relação direta com a capacidade reprodutiva.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Agende uma consulta para realizar a sua FIV!”]
Receptividade uterina
Outro ponto que deve ser considerado quando se fala em taxa de sucesso da FIV é a receptividade uterina. A presença de doenças como miomas, pólipos, endometriose, aderências, alterações anatômicas uterinas e alterações nas trompas é um fator de infertilidade que também pode influenciar nos resultados desse tipo de tratamento.
Resposta ovariana
Uma boa resposta ovariana, isto é, produção de óvulos maduros em boa quantidade para serem coletados, é fundamental para que a taxa de sucesso da FIV seja elevada. Diversos fatores podem levar a uma resposta ovariana baixa, como a idade da mulher, disfunções hormonais e doenças como a endometriose, obesidade e a síndrome dos ovários policísticos.
Experiência da equipe médica
É fundamental que todo tratamento de Reprodução Humana Assistida seja realizado por médicos experientes que saibam identificar as necessidades individuais de cada paciente, orientando os caminhos a serem seguidos com foco em seu sucesso. Por isso, antes de procurar uma clínica, é importante pesquisar suas referências em meio a outras pacientes e demais recomendações.
É possível aumentar a taxa de sucesso da FIV?
Para que a taxa de sucesso da FIV possa aumentar, é possível ter atenção a cuidados que equilibrem as causas de sua redução. Entre eles, podemos mencionar:
- Abandonar o cigarro;
- Controlar o consumo de álcool e alimentos açucarados, gordurosos e não nutritivos;
- Balancear o consumo diário de nutrientes;
- Abandonar o sedentarismo, praticando atividades físicas diariamente;
- Adotar estratégias de melhora da saúde mental;
- Fazer acompanhamento médico constante para avaliar a saúde geral e a saúde reprodutiva.
Para saber mais sobre tratamentos como a Fertilização in Vitro, entre em contato com a clínica BedMed e agende uma consulta com um de nossos especialistas.
Entre em contato com a clínica BedMed e agende uma consulta!
Fontes: