Agendar primeira consulta

O que causa a falha na FIV?

Fale conosco pelo WhatsApp
O que causa a falha na FIV?

Imagem: Shutterstock

Diversos fatores podem levar à falha na FIV e a realização de exames mais específicos pode ser necessária antes de uma nova tentativa

A sigla FIV diz respeito a uma técnica de Reprodução Assistida chamada Fertilização in Vitro, um procedimento que consiste na coleta de óvulos e espermatozoides e manipulação desses materiais em laboratório para que ocorra a fertilização. Os embriões formados são, então, cultivados em ambiente controlado e posteriormente transferidos para o interior do útero da mulher.

A FIV oferece esperança a casais que enfrentam dificuldades de concepção espontânea, potencializando as chances de gravidez para diversos casos de infertilidade masculina e feminina. Apesar de esta ser uma técnica bastante eficaz, é possível que ocorra uma falha na FIV. Saiba mais a seguir!

Realize o sonho de ter um filho. Entre em contato!

Como a FIV é realizada?

A Fertilização In Vitro é um tratamento de alta complexidade, realizado a partir de diversas etapas. São elas:

  • Estimulação ovariana: administração de medicamentos para estimular a produção de múltiplos óvulos pelos ovários;
  • Monitoramento e controle hormonal: realização de exames para monitorar o desenvolvimento dos folículos ovarianos e os níveis hormonais da mulher;
  • Coleta de óvulos: quando os folículos atingem o tamanho adequado, a coleta dos óvulos é realizada a partir de um procedimento que envolve sedação leve e introdução de uma agulha fina para aspirar os óvulos;
  • Preparação dos espermatozoides: no mesmo dia da coleta dos óvulos, os espermatozoides do parceiro ou de um doador são preparados em laboratório para a fertilização;
  • Fertilização: os óvulos e os espermatozoides são colocados juntos em um ambiente de cultura controlada, de modo que a fertilização ocorra;
  • Cultivo embrionário: os embriões formados são cultivados em laboratório por alguns dias;
  • Seleção e transferência embrionária: os embriões de melhor qualidade são selecionados e transferidos para o interior do útero da mulher;
  • Realização do teste de gravidez para verificar se a FIV foi bem-sucedida ou se houve uma falha na FIV.

Principais causas de falha na FIV

Existem diferentes fatores que podem levar a uma falha na FIV. Alguns dos principais são:

Qualidade do embrião

A qualidade do embrião é fundamental para o sucesso da FIV, já que embriões de baixa qualidade podem não se implantar adequadamente no útero ou gerar uma gravidez que não progrida. A qualidade do embrião é influenciada principalmente pela saúde e idade dos óvulos e espermatozoides utilizados.

Problemas uterinos

A existência de alterações no útero da mulher, como miomas uterinos, pólipos, aderências uterinas (sinéquias) ou anormalidades no revestimento do útero (endométrio), pode dificultar a implantação do embrião. Um ambiente uterino inadequado pode impedir que o embrião se implante corretamente no endométrio, resultando na falha da FIV.

Fatores masculinos

Fatores de infertilidade masculina também podem comprometer a fertilização dos óvulos durante a FIV. É o caso, por exemplo, de baixa contagem de espermatozoides, baixa motilidade dos espermatozoides ou morfologia anormal dos espermatozoides. Em alguns casos, pode ser necessário realizar técnicas como a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) para contornar essas alterações.

Fatores femininos

Idade avançada, reserva ovariana reduzida, problemas de ovulação, endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou anomalias estruturais nos órgãos reprodutivos são fatores de infertilidade feminina que podem impactar negativamente a FIV.

Agende uma consulta e conquiste o sonho da parentalidade!

Como aumentar a chance de sucesso da FIV?

Para reduzir a possibilidade de falha na FIV, é recomendado principalmente ser acompanhada por uma equipe médica altamente especializada em técnicas de Reprodução Humana Assistida. Os profissionais da Clínica BedMed, por exemplo, possuem conhecimento específico para identificar adequadamente as necessidades de cada paciente, elaborando um plano de tratamento capaz de contornar os fatores de infertilidade.

Além disso, é recomendado que o casal adote alguns cuidados relacionados à melhoria de sua saúde geral, oferecendo melhores condições de sucesso na FIV. Algumas das principais recomendações envolvem:

  • Não fumar;
  • Controlar o consumo de álcool e alimentos ricos em açúcar e gordura;
  • Balancear o consumo diário de nutrientes;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Na medida do possível, adotar cuidados relacionados à saúde mental;
  • Acompanhar e manter a saúde geral.

Próximos passos após a falha da FIV

Uma falha na FIV pode gerar muita frustração no casal que está passando pelo tratamento de Reprodução Humana, podendo ser necessário cuidar do bem-estar emocional por meio de acompanhamento psicológico. Além disso, é fundamental passar por uma nova avaliação junto à equipe responsável pelo tratamento, de modo a revisar os resultados do tratamento e entender os fatores que levaram à falha.

Os especialistas em Reprodução Assistida poderão solicitar novos exames, de modo a analisar detalhadamente o ciclo de FIV anterior e identificar opções de tratamento que podem aumentar as chances de sucesso em uma nova tentativa de Fertilização in Vitro. Alguns ajustes que podem ser aplicados envolvem mudanças no protocolo de estimulação ovariana, uso de técnicas avançadas como ICSI ou utilização de óvulos ou espermatozoides doados.

Para saber mais sobre as causas de falha na FIV e entender suas chances de sucesso com este tratamento, entre em contato e agende uma consulta!

 

Fontes:

Associação Brasileira de Reprodução Assistida

Clínica BedMed

Portal MD Saúde

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta