Agendar primeira consulta

A evolução da gravidez: 5ª a 8ª semana de gestação

Fale conosco pelo WhatsApp
A evolução da gravidez: 5ª a 8ª semana de gestação

Imagem: Shutterstock

Após a implantação do embrião na parede uterina e a confirmação da gestação, a mulher começa a sentir mais as mudanças causadas no interior do seu organismo, bem como o desenvolvimento do bebê. A seguir, vamos conferir o que acontece da 5ª a 8ª semana de gestação.

5ª semana de gestação

A 5ª semana de gestação marca o início do segundo mês e o embrião apresenta um formato de disco achatado. O período que vai da 4ª a 10ª semana da gestação é conhecido como período embrionário.

Nessa etapa tem-se a divisão das estruturas do corpo do embrião que dará origem ao esqueleto e aos órgãos, com uma primeira divisão entre a cabeça e a cauda, que se alonga e formará o cóccix.

O embrião está devidamente implantado na parede uterina e o tubo neural – que formará a cabeça e coluna do bebê – está em desenvolvimento. Nessa etapa, a alimentação do bebê se dá por meios dos nutrientes gerados pela vesícula vitelínica.

6ª semana de gestação

Há um rápido desenvolvimento nesse período. O embrião já mede entre 2 a 4 mm de comprimento e pesa menos de 1g. A cabeça ainda é bem rudimentar, mas já é visível e inicia-se o surgimento da boca, nariz, olhos, orelhas e língua.

O coração, ainda que do tamanho de uma pequena semente, já bate e inicia o desenvolvimento de um sistema circulatório independente. Órgãos, como os rins e fígado, estão em formação.

Para a combinação cromossômica XY, inicia-se a junção de células que, por volta da 8ª semana, formarão os testículos, e para a combinação cromossômica XX, células reúnem-se para o que serão os ovários.

É neste período que surgem pontos laterais que darão origem aos braços e pernas, assim como algumas células seguem pelo dorso do embrião, sendo a base do desenvolvimento da medula espinhal e do sistema nervoso.

7ª semana de gestação

Nessa fase da gestação, o bebê adquire a forma de um “C”, com a cabeça ainda irregular, medindo entre 4 a 5 mm de comprimento, apresentando tamanho semelhante ao de um feijão.

Os braços e pernas já se alongaram em relação à semana anterior e muito rudimentarmente é possível identificar mãos e pés.

Já é possível identificar o batimento cardíaco por meio de uma ecografia, entretanto o coração continua desenvolvendo-se e formando as quatro câmaras. O ritmo do coração pode chegar até 180 batimentos por minuto.

No caso da mãe, o cansaço e as náuseas das últimas semanas podem continuar. A sonolência é uma queixa comum nessa época.

8ª semana de gestação

Há uma grande evolução no desenvolvimento embrionário entre a 7ª e 8ª semana de gestação, sendo que o embrião passa a ter entre 14 a 20 mm de comprimento, com peso aproximado de 1g. Nesse período a cabeça ainda tem um tamanho maior que o do corpo, com os primeiros traços da fisionomia sendo formados a partir da definição da mandíbula.

Há uma estabilidade do ritmo cardíaco e maior capacidade de bombear sangue por uma fina teia de vasos sanguíneos que já se tornam visíveis por todo o corpo. Nesse momento, o fígado produz células sanguíneas, sendo que o sangue, futuramente, será produzido pela medula óssea.

Na 8ª semana começa a substituição da cartilagem por células ósseas e há um endurecimento dos ossos dos braços e pernas, com uma formação ainda inicial das articulações.

Nessas semanas, a gestação ainda não é visível, mas a mãe pode começar a tomar alguns cuidados para evitar o aparecimento futuro de estrias, além de cuidar bem da alimentação e das horas de sono.

Confira os outros artigos sobre a Evolução da Gravidez:

 

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta