O exame avalia qualidade, motilidade e morfologia dos espermatozoides, identificando possíveis fatores de infertilidade masculina
A infertilidade conjugal é caracterizada quando não há gestação espontânea após pelo menos 12 meses (ou 6 meses, caso a mulher tenha mais do que 35 anos) de relações sexuais frequentes sem uso de métodos contraceptivos. Esta dificuldade para engravidar pode estar relacionada a alterações no organismo feminino ou masculino, ou ser resultante de fatores combinados entre o casal.
A investigação da infertilidade masculina é parte essencial da avaliação dos fatores de infertilidade conjugal, uma vez que cerca de um terço dos casos de infertilidade está relacionado a fatores masculinos. Entre os exames que são realizados nesse processo, o espermograma se destaca como um dos principais. Entenda melhor a seguir!
Entrar em contato com um médico especialista!
O que é o espermograma?
O espermograma é um exame laboratorial fundamental para avaliar a saúde e a qualidade do esperma (também chamado de sêmen), que é o fluido apresentado durante a ejaculação masculina. Essa análise fornece informações essenciais sobre a fertilidade do homem, sendo frequentemente solicitada quando um casal enfrenta dificuldades para engravidar.
Os principais parâmetros avaliados no espermograma incluem:
- Concentração de espermatozoides presentes no sêmen;
- Morfologia dos espermatozoides (forma e estrutura dos espermatozoides);
- Motilidade dos espermatozoides;
- Volume do sêmen;
- Vitalidade dos espermatozoides;
- pH do sêmen.