Índice
O que são os cistos ovarianos?
Os cistos de ovário são caracterizados como alterações que ocorrem no interior dos ovários, promovendo a formação de bolsas de líquido formadas a partir de células que compõem ou não os ovários, podendo ser diagnosticados tanto na parte interna, como na parte externa do órgão, dependendo do tipo específico de cisto ovariano.
Cistos ovarianos – Entenda cada tipo!
Cisto é um termo utilizado para designar uma lesão arredondada que apresenta conteúdo líquido em seu interior, como se fosse uma espécie de bolha envolta por uma fina membrana. Ele pode surgir em diversas partes do corpo, sendo que, quando ocorre no ovário, é chamado de cisto ovariano.
Cistos ovarianos
Os cistos ovarianos constituem o grupo mais comum de alterações detectadas em exames ultrassonográficos de rotina entre mulheres com faixa etária na idade reprodutiva, ou seja, desde o início do período menstrual (menarca) até a menopausa. Existem diversos tipos de cistos ovarianos, tanto de origem benigna como maligna.
Entenda a diferença entre mioma, cisto e pólipo
Mioma, cisto e pólipo são alterações geralmente benignas que apresentam maior incidência em mulheres durante a idade reprodutiva (período em que ocorre uma grande produção hormonal ovariana). Por serem extremamente comuns e corriqueiras no cotidiano de muitas mulheres, optamos por redigir esse texto para orientá-las a respeito da diferença entre cada uma dessas alterações.
A importância do ultrassom transvaginal
O ultrassom transvaginal é um dos exames mais comumente solicitados por médicos ginecologistas e obstetras e permite uma análise minuciosa dos órgãos internos do sistema reprodutor feminino, tais como o útero e os ovários. Também chamado de ultrassom endovaginal, o exame é considerado como sendo não invasivo, visto que emite ondas sonoras (e não radiação).
Quais são as diferenças entre Ginecologia e Obstetrícia?
Após a menarca (primeira menstruação), a maioria das mulheres opta por iniciar seu acompanhamento com um médico ginecologista para obter informações mais detalhadas sobre quais são as melhores condutas para a saúde íntima feminina. Na maior parte dos casos, elas passam a se consultar regularmente com o mesmo especialista até a vida adulta.
Conheça sete problemas de saúde que dificultam a gravidez
Antes de um casal tentar engravidar, é importante que tanto a mulher quanto o homem passem por uma série de exames chamados pré-concepcionais. Essas avaliações serão as responsáveis por detectar se existem problemas de saúde que possam atrapalhar os planos de gerar um filho.