Quais alimentos ajudam na FIV?

Conheça os nutrientes e alimentos recomendados para os casais que realizarão uma Fertilização in Vitro

Sabemos que a alimentação é importante para restaurar as células do corpo e promover o funcionamento adequado dos tecidos, órgãos e sistemas. Isso também vale para a fertilidade, e não é incomum que casos de dificuldade para engravidar ocorram justamente por causa de uma alimentação inadequada.

Uma vez que a alimentação pode interferir na fertilidade, ela também deve ser levada em consideração quando são realizados tratamentos de Reprodução Assistida, como a Fertilização in Vitro (FIV).

Neste conteúdo, vamos conhecer os principais alimentos que ajudam na FIV e quando é necessário suplementá-los com nutrientes específicos.

Qual é a relação entre alimentação e fertilidade?

Antes de conhecermos os alimentos que ajudam na FIV, precisamos entender qual é a relação entre alimentação e fertilidade. Diversos estudos apontam que aderir a dietas que prezem pelo equilíbrio nutricional correto resulta numa diminuição da dificuldade para engravidar.

Da mesma forma, é estabelecido que a gravidez se torna mais difícil em pessoas acima do peso, com níveis de gordura acima do ideal, com alterações no controle de glicose no sangue e outras alterações metabólicas diretamente ligadas à alimentação.

Por esse motivo, é muito comum que, antes de qualquer tratamento de Reprodução Assistida, ou mesmo aos casais que estejam tentando engravidar espontaneamente, seja recomendada uma mudança de dieta com orientação nutricional voltada para esse fim.

Quais nutrientes melhoram a qualidade dos óvulos e espermatozoides?

Ainda que o equilíbrio nutricional seja, de modo geral, importante para a gravidez, alguns nutrientes devem receber atenção especial quando falamos em alimentação durante a FIV ou mesmo com o objetivo de engravidar espontaneamente.

Para que o amadurecimento dos folículos ovarianos ocorra de forma adequada e produza óvulos com qualidade, precisamos que a dosagem dos hormônios envolvidos nesse processo esteja sendo realizada corretamente. Para isso, é importante incluir na dieta alimentos ricos em nutrientes como:

  • Vitaminas A, C, D, B6 e B12;
  • Ácido fólico;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Fibras e proteínas.

Os homens também podem obter uma melhora da qualidade dos espermatozoides por meio da alimentação durante a FIV ou apenas para manter a fertilidade, se atentando a nutrientes como:

  • Zinco;
  • Selênio;
  • Vitaminas E, A, D e C.

Quais alimentos são recomendados para quem está fazendo FIV?

Quando se fala em alimentos que ajudam na FIV, precisamos focar no consumo de nutrientes que favoreçam todos os processos do tratamento, desde a estimulação da ovulação até depois da transferência embrionária, já durante a gravidez.

Anteriormente, conhecemos os principais nutrientes que formam os alimentos que ajudam na FIV durante o processo de estimulação da ovulação e obtenção dos espermatozoides. Para a implantação do embrião, esses nutrientes também são importantes, uma vez que continuam favorecendo o ambiente para que o embrião consiga se desenvolver.

Nesse contexto, podemos mencionar como alguns alimentos que ajudam na FIV:

  • Nozes, castanhas e sementes oleaginosas, ricas em antioxidantes e vitaminas do complexo B;
  • Frutas cítricas, ricas em vitamina C;
  • Peixes, ovos e carnes magras em geral, ricas em proteínas e selênio e, em alguns casos, zinco;
  • Feijões, ervilhas e outras leguminosas ricas em proteínas vegetais;
  • Vegetais e cereais em geral, principalmente os compostos de carboidratos de digestão lenta;
  • Hortaliças verde-escuras, ricas em ácido fólico.

Para além dos alimentos que ajudam na FIV, é importante lembrar que se deve manter um estilo de vida saudável em todos os aspectos. Isso quer dizer que a prática regular de atividades físicas, a hidratação, o abandono do tabagismo e os cuidados com a saúde mental devem ser ações realizadas em conjunto com a nutrição equilibrada.

O que evitar na alimentação durante a FIV?

Como vimos, a alimentação durante a FIV precisa ser muito equilibrada e variada para que o tratamento venha a ter bons resultados. Além disso, é indispensável que sejam evitados alimentos potencialmente prejudiciais à fertilidade e ao tratamento em si, tais como:

  • Alimentos ricos em gordura saturada;
  • Alimentos ricos em farinha branca e açúcar refinado;
  • Refrigerantes e café em excesso;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Alimentos ultraprocessados em geral.

Quando é necessário fazer suplementação alimentar na FIV?

Como explicado, os alimentos que ajudam na FIV são essenciais para o sucesso do tratamento. No entanto, dependendo do estado nutricional da pessoa, nem sempre eles são suficientes para proporcionar uma fecundação, implantação e gravidez saudáveis.

Por esse motivo, de acordo com a avaliação médica, podem ser necessárias suplementações de nutrientes como vitaminas C, E, D e do complexo B, ácido fólico, zinco e ômega-3.

Vale lembrar que qualquer suplementação aos alimentos que ajudam na FIV deve ser realizada com orientação médica e de nutricionista, ou seja, deve-se evitar qualquer tipo de automedicação, pois, quando descontrolada, pode trazer resultados negativos para o tratamento.

Fontes:

Clínica BedMed

Associação Brasileira de Reprodução Assistida

Research, Society and Development

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta