As vitaminas são importantes para o bom funcionamento do organismo, inclusive na produção de óvulos de qualidade
A idade da mulher é um dos fatores que mais influenciam para o sucesso da gravidez, seja ela espontânea ou por meio de técnicas de Reprodução Assistida. Isso porque a mulher já nasce com uma quantidade limitada de óvulos e esse número só diminui a cada ciclo menstrual. Por conta disso, a reserva ovariana é o principal marcador da fertilidade feminina, já que essa é a quantidade de folículos armazenados nos ovários.
Além da quantidade, a qualidade dos óvulos também diminui com o passar dos anos, o que reduz ainda mais as chances de gravidez. Podemos definir um óvulo como saudável aquele que reúne características morfológicas e cromossômicas consideradas ideais para gerar um embrião.
Alterações no formato ou nas membranas protetoras dessa célula podem dificultar a fecundação pelo espermatozoide. Do mesmo modo, alterações no número de cromossomos do óvulo resultam em chances maiores de ocorrer um aborto espontâneo ou que a criança tenha uma síndrome cromossômica, como a síndrome de Down ou a síndrome de Turner.
Sabendo disso, são comuns os questionamentos de como preservar a saúde dos óvulos por mais tempo e um deles é se as vitaminas melhoram a qualidade dos óvulos. Confira a seguir.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Agendar consulta com a BedMed”]
Índice
O que pode prejudicar a qualidade dos óvulos?
A idade é um fator determinante para diminuir a qualidade dos óvulos, mas não o único. Algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e condições que alteram o sistema reprodutivo da mulher, como a endometriose, podem afetar a saúde dos óvulos.
Além disso, o estresse e alguns maus hábitos que interferem no equilíbrio hormonal também prejudicam a qualidade dos óvulos, entre eles:
- Má alimentação;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Uso de substâncias ilícitas.
Quais fatores podem melhorar a qualidade dos óvulos?
Assim como os maus hábitos prejudicam a qualidade dos óvulos, evitá-los é uma forma de preservar sua saúde. Desse modo, manter uma vida saudável com uma dieta equilibrada, prática de atividades físicas e o cultivo de bons hábitos são essenciais para a manutenção da fertilidade.
Evite fumar, pois o tabagismo interfere na capacidade de produção hormonal das mulheres, além de diminuir a reserva ovariana. A obesidade e os altos níveis de gordura corporal também afetam o equilíbrio hormonal e a morfologia do óvulo.
Agendar consulta com médico especialista
É possível administrar vitaminas para melhorar a qualidade dos óvulos?
As vitaminas são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois têm atuação em todas as funções do corpo. Portanto, tomar vitaminas para melhorar a qualidade dos óvulos é uma prática recomendada para quem deseja engravidar.
Entre as vitaminas que melhoram a qualidade dos óvulos, a B9, também conhecida como ácido fólico, é uma das mais famosas pelos seus benefícios em todo o processo de gravidez. Estudos indicam que a B9 contribui para o desenvolvimento de óvulos de qualidade, além de prevenir malformações congênitas.
A coenzima Q10, substância presente em todas as células do nosso organismo, que também pode ser encontrada em alguns suplementos e alimentos, ajuda a fornecer energia para o desenvolvimento dos óvulos e pode evitar erros cromossômicos.
Outras indicações de vitaminas para melhorar a qualidade dos óvulos são as vitaminas C e E. A razão é que esses nutrientes contêm antioxidantes que protegem os óvulos do processo de estresse oxidativo.
Existe uma dieta ideal para aumentar as chances de gravidez?
Como vimos, o consumo de algumas vitaminas pode melhorar a qualidade dos óvulos, além de atuar em outras funções que influenciam na capacidade fértil, como:
- Regulação da produção de hormônios sexuais;
- Regulação do ciclo menstrual;
- Auxílio ao desenvolvimento do feto;
- Melhora do sistema imunológico para evitar doenças relacionadas à infertilidade.
Portanto, uma dieta composta por cereais integrais, fígado, ovos, feijão, lentilha e folhas verde-escuras ajuda a melhorar a qualidade dos óvulos porque esses alimentos são ricos em ácido fólico. As frutas cítricas e alguns legumes e verduras são fontes de vitamina C, enquanto carne bovina e banana podem fornecer vitaminas do complexo B, que auxiliam no processo de gravidez.
Alimentos ricos em zinco, ferro e selênio também são importantes em uma dieta para aumentar as chances de gravidez.
Para saber mais sobre as vitaminas que podem melhorar a qualidade dos óvulos, entre em contato com a clínica BedMed.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Entre em contato com a clínica BedMed!”]
Fontes: