Agendar primeira consulta

Tudo sobre Nidação

Fale conosco pelo WhatsApp
Tudo sobre Nidação

Imagem: Shutterstock

Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio, destacando-se como um dos estágios iniciais da gravidez

Mulher faz coração com as mãos
Imagem: Shutterstock

Entenda quais são os sinais e a importância do processo de fixação do embrião na parede da cavidade uterina.

A nidação é uma das primeiras etapas do processo de gravidez, quando o óvulo fecundado se fixa na parede do endométrio. Este é um processo natural que faz parte tanto das gestações espontâneas quanto daquelas originadas por meio de tratamentos de Reprodução Assistida.

A maioria das mulheres passa por esse período de nidação de forma imperceptível. No entanto, algumas mulheres podem apresentar certo grau leve de sangramento vaginal, que não costuma durar mais do que três dias. O sangramento não costuma vir com nenhum sintoma associado.

Entenda o que é a nidação e qual é a sua importância

O óvulo é fecundado pelo espermatozoide na porção ampular da tuba uterina e precisa se deslocar até o útero para se fixar. Essa locomoção é finalizada na nidação, quando ele se fixa na parede uterina (o endométrio), marcando o início do período gestacional.

O processo entre a fecundação e a fixação do zigoto na parece uterina pode levar de 5 a 7 dias, tanto em gestações espontâneas como naquelas iniciadas por tratamentos de inseminação artificial, mas a variação desse tempo também depende das particularidades de cada organismo.

O sucesso do processo de nidação é importante para que o futuro da gravidez seja bem estabelecido, pois é a partir desse momento que os nutrientes e hormônios são liberados para estimular o bom desenvolvimento do embrião.

Principais sintomas da nidação

A maioria das mulheres deve passar pelo período da nidação de forma imperceptível, sem apresentar qualquer tipo de sintoma. A percepção sintomática ocorre por meio do sangramento vaginal de pouca intensidade, que apresenta um tom rosado ou marrom e tem duração média de 3 dias.

Alguns sintomas leves podem ser associados ao sangramento, tais como os enjoos, vômitos e sonolência, típicos do início do período gestacional. Algumas mulheres podem sentir leves dores pélvicas ou cólicas abdominais de fraca intensidade. Os sintomas estão associados à produção do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), que tem a principal função de proteger o feto.

Como é o aspecto do sangramento?

O sangramento do período da nidação geralmente tem um tom rosado a amarronzado e ocorre em fluxos pequenos, sendo classificado como um sangramento leve. A duração do sintoma costuma ser de 1 a 3 dias.

Qual é a diferença entre menstruação e nidação?

É comum que muitas mulheres confundam o período de nidação com o ciclo menstrual, por causa do evento de sangramento vaginal. Porém, algumas diferenças são importantes para identificar qual é a verdadeira origem do fluxo, tais como:

  • Duração: o ciclo menstrual ocorre a cada 28 dias e dura, em média, de 5 a 7 dias. A periodicidade varia de acordo com cada mulher;
  • Aspecto: o sangramento do ciclo menstrual geralmente tem aspecto mais avermelhando, enquanto na nidação a cor é de um leve tom rosado a amarronzado;
  • Fluxo: o fluxo do sangramento menstrual costuma ser maior e mais contínuo que na nidação;
  • Sintomas: o sangramento que pode ocorrer na nidação pode ser acompanhado de sintomas típicos de início de gravidez, tais como enjoos e vômitos.

Identificar as diferenças entre menstruação e nidação é importante, porque ao ocorrer sangramento com aspecto diferente do esperado para cada um desses períodos, é necessário procurar atendimento médico especializado.

Fatores que podem interferir na nidação

Uma nidação adequada é importante para o estabelecimento da gestação. Alguns fatores podem interferir nesse processo, como, por exemplo, a qualidade do embrião fecundado, ou dos óvulos, e a idade da mulher, sendo mais difícil naquelas com idades mais avançadas.

Entre alguns problemas que podem dificultar o processo de nidação, podemos citar a endometriose e a ineficiência dos movimentos ciliares tubários responsáveis pelo transporte do zigoto das trompas até a cavidade uterina.

Em casos de tratamentos de Reprodução Assistida, é necessário atenção especial para que a fixação do embrião ocorra de forma satisfatória. É estimulada uma alimentação saudável rica em colágeno, que fortalece as paredes do endométrio.

O que esperar após a nidação?

A nidação é o processo que marca o início da gestação. Após esse período, com o zigoto fixado na parede do endométrio, começa seu desenvolvimento a partir da obtenção de nutrientes. O bom desenvolvimento no primeiro trimestre da gravidez requer atenção especial para que o feto cresça saudável.

Quando buscar auxílio de um especialista?

A qualquer sinal ou sintoma de gravidez, o acompanhamento com especialista deve ser iniciado imediatamente. Independentemente de qualquer sinal, é importante manter acompanhamento médico regular com ginecologista para prevenir quaisquer problemas que dificultem a implantação do embrião e o estabelecimento da gravidez.

Caso seja identificado algum problema em relação ao período de nidação, um médico especialista em Reprodução Assistida deverá apontar a melhor abordagem para o caso.

Entre em contato, agende sua consulta com os especialistas da clínica BedMed e saiba mais sobre os tratamentos de fertilidade.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta