Agendar primeira consulta

Consulta Pré-Concepcional

Fale conosco pelo WhatsApp
Consulta Pré-Concepcional

Apontada como essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê, a consulta pré-concepcional é um momento ideal para identificar os possíveis riscos e doenças que podem afetar a gestação ou o desenvolvimento do feto. Esta consulta deve ser feita por um médico ginecologista obstetra, que vai avaliar o histórico pessoal e familiar da paciente, além de fazer uma anamnese detalhada e solicitar exames específicos.

O intuito da consulta pré-concepcional é identificar patologias e alterações que podem dificultar uma gravidez saudável ou até mesmo favorecer complicações, tais como trabalho de parto prematuro, risco de abortamento e surgimento de diabetes gestacional. O ideal é que essa avaliação seja feita aproximadamente 3 meses antes da mulher iniciar suas tentativas para engravidar, permitindo que qualquer patologia significativa seja devidamente tratada.

Ao longo do acompanhamento pré-concepcional, o ginecologista responsável também poderá receitar vitaminas e passar recomendações a respeito da necessidade de realizar ajustes na rotina e nos hábitos da paciente. Caso a paciente seja fumante, por exemplo, o especialista provavelmente irá orientá-la a cessar o tabagismo, já que ele pode resultar na má formação fetal, além de prejudicar seriamente a saúde da mulher.

Marcar agora mesmo uma consulta pré-concepcional!

O que é a avaliação pré-concepcional?

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as complicações relacionadas à gravidez ou ao parto são responsáveis pela morte diária de aproximadamente 830 mulheres. No Brasil, a estimativa é que 5 mulheres morram a cada dia por causas associadas à gestação, sendo que a maioria delas poderia ser evitada por meio da realização de uma consulta pré-concepcional e de um adequado acompanhamento pré-natal.

Ao longo das consultas pré-concepcionais, o ginecologista obstetra avalia diversos aspectos da saúde da futura mamãe, além de sanar dúvidas e discutir as expectativas do casal. A avaliação clínica inclui controle do peso corporal e aferição da pressão arterial, além de análise da qualidade de vida da paciente, histórico familiar e identificação de vacinas atrasadas.

É neste momento que o especialista poderá indicar ajustes na alimentação da paciente, recomendará a prática de exercícios físicos, ajustará doses de medicações e receitará vitaminas específicas. O profissional também poderá solicitar exames laboratoriais e uma avaliação do estado emocional da paciente. Tudo isso é feito com o objetivo de garantir o tratamento prévio de doenças e ter maior controle da saúde antes, durante e após a gestação.

Quais exames devem ser feitos antes de engravidar?

Os principais exames solicitados pelo ginecologista e obstetra na consulta pré-concepcional visam analisar suas condições gerais de saúde e estado físico, de modo a identificar doenças que podem comprometer ou impedir a obtenção da gestação. Em geral, a futura gestante deve realizar os seguintes exames:

  • Hemograma completo;
  • Tipagem sanguínea e fator RH;
  • Glicemia de jejum;
  • Urina tipo I e urocultura;
  • Exame parasitológico de fezes;
  • Exames sorológicos para diagnóstico de HIV, Hepatite C, Hepatite B, sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e HTLV.

Os exames ginecológicos de rotina também precisam ser realizados, tais como o Papanicolaou e exame ultrassonográfico das mamas. Em algumas situações, um ultrassom transvaginal pode ser solicitado para avaliar as condições do útero e dos ovários.

Qual é a importância da avaliação pré-concepcional?

Conforme foi explicado, a consulta pré-concepcional é essencial para identificar previamente a existência de disfunções e problemas que podem prejudicar o bebê ou a mãe, seja durante ou após a gravidez. Dependendo da alteração que for identificada, pode ser necessário conduzir um tratamento adequado antes da concepção, enquanto outras situações podem ser contornadas com pequenos ajustes no dia a dia.

Vale lembrar que existem muitas doenças que podem estar no organismo masculino e que podem prejudicar a saúde do bebê e da mãe. Levando isso em consideração, é necessário que o homem também seja incluído na avaliação pré-concepcional, se submetendo a exames que avaliam a qualidade de seu sêmen e detectam a existência de doenças que podem ser transmitidas à parceira e ao feto.

Os principais exames recomendados para os homens que desejam engravidar suas parceiras são:

  • Espermograma;
  • Hemograma completo;
  • Exames sorológicos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Todas essas avaliações, que incluem tanto o organismo feminino quanto o masculino, são essenciais para determinar o risco gestacional e determinar as melhores estratégias para minimizar problemas durante a gestação. Dessa forma, a futura mamãe pode ter a certeza de que sua gravidez ocorrerá da forma mais segura possível, com todas as condições de saúde sob controle.

Preciso do acompanhamento de um médico especialista!

Quanto tempo vou demorar para engravidar?

O sonho de engravidar é a principal característica em comum entre todos os casais que procuram uma clínica ginecológica para a realização de um acompanhamento pré-concepcional. Como consequência, a dúvida mais comum durante uma consulta deste tipo diz respeito ao tempo em que a paciente levará para engravidar, após a constatação de que não há nenhum fator impeditivo para a obtenção da gestação.

Embora esta ansiedade seja absolutamente compreensível e natural, é necessário que os casais entendam que o processo de concepção nem sempre é tão simples como parece. Isso porque existem diversos fatores que podem atrapalhar a obtenção de uma gestação, sendo que a ansiedade é justamente um deles.

A recomendação dos especialistas da clínica BedMed é não ter pressa e curtir essa etapa de tentante, especialmente se já foi constatado que não há nenhuma alteração no organismo. Estimativas apontam que apenas 20% dos casais saudáveis e férteis engravidam de forma natural logo no primeiro mês de tentativas, ou seja, é normal e esperado que a gestação não seja imediata.

O acompanhamento do ginecologista e obstetra ao longo do período de tentante pode favorecer a concepção, uma vez que o especialista pode avaliar a duração média do ciclo menstrual da mulher e identificar seu período fértil. A partir desta informação, o profissional poderá orientar o casal a respeito dos dias com maiores chances de conseguir realizar o sonho da maternidade.

Caso nenhuma alteração no organismo do homem e da mulher tenha sido identificada e o casal não tenha conseguido engravidar após 12 meses de tentativas, o ideal é que ambos passem por uma avaliação mais aprofundada por um especialista em infertilidade. Saiba mais sobre o assunto na página sobre Reprodução Humana.

Para saber mais sobre a importância e os benefícios da consulta pré-concepcional, entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas da clínica BedMed!

Fontes:

Clínica Ginecológica BedMed;

Organização Mundial da Saúde;

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta