Agendar primeira consulta

Principais tratamentos para engravidar

Fale conosco pelo WhatsApp
Principais tratamentos para engravidar

Imagem: Shutterstock

Mulher grávida com um celular posicionado a frente da barriga com a imagem de um ultrassom.
Fonte: Shutterstock

Conheça as diversas técnicas que podem contribuir para a realização do sonho de ter um filho

A dificuldade para engravidar de maneira espontânea pode estar relacionada a diversos fatores femininos ou masculinos. Entre eles, têm destaque:

Quando essa dificuldade surge, é recomendado que o casal procure um especialista em Reprodução Humana para investigar as possíveis causas do problema. Com o diagnóstico correto, o médico pode indicar o melhor tratamento para engravidar.

Fale com nossa equipe para entender qual o melhor tratamento para o seu caso!

Quais são os tratamentos para engravidar?

Existe uma série de tratamentos para engravidar que podem ajudar homens e mulheres que desejam formar uma família a realizar seu sonho. A seguir, destacamos os principais.

Coito programado

O coito programado é um tratamento para engravidar de baixa complexidade que aumenta as chances de uma gravidez espontânea. Ele consiste na realização da indução da ovulação por meio de medicamentos, com acompanhamento do crescimento dos folículos ovarianos por ultrassonografia. Quando os folículos alcançam o tamanho ideal, ou seja, quando a mulher estiver no período de ovulação, o casal é orientado a ter relações sexuais com maior frequência para aumentar as chances de fecundação. Dentre os tratamentos para engravidar, o coito programado é indicado principalmente para:

  • Mulheres com dificuldade para ovular ou que não ovulam;
  • Infertilidade sem causa aparente (ISCA).

Inseminação artificial

Neste tipo de tratamento para engravidar, os espermatozoides são injetados diretamente no útero. Isso faz com que as chances de fecundação sejam ampliadas, uma vez que o trajeto para alcançar os óvulos é reduzido. Trata-se de um procedimento indicado para casos menos complexos de infertilidade. Nele, a mulher recebe medicamentos hormonais para estimular um crescimento maior de folículos. No dia determinado pelo especialista em Reprodução Assistida, o sêmen previamente preparado em laboratório é introduzido no útero por meio de um cateter fino.

A inseminação artificial é recomendada nos seguintes casos:

  • Mulheres que desejam ter filhos sem um parceiro (maternidade solo ou independente);
  • Casais homoafetivos femininos;
  • Casais heterossexuais em que o parceiro tenha alterações seminais leves;
  • Alterações no colo uterino (por exemplo, muco hostil);
  • Infertilidade sem causa aparente (ISCA);
  • Mulheres que apresentam ovulação irregular, como síndrome dos ovários policísticos.

[cta_paginas_internas_2 titulo=”Agende uma consulta para realizar o seu sonho da parentalidade!”]

Fertilização in vitro

Este tratamento para engravidar é considerado um dos mais complexos na Reprodução Assistida. Nele, a fecundação é realizada em laboratório, em ambiente controlado. Para a realização do tratamento, o casal passa por algumas fases.

A primeira consiste na indução da ovulação, para aumentar o número de óvulos prontos para serem fecundados, seguida da coleta dos óvulos. No mesmo dia da punção ovariana para obtenção dos óvulos, os espermatozoides também são preparados. Com o intuito de elevar as chances de gravidez, são selecionados os óvulos e os espermatozoides que apresentam melhor qualidade.

Por fim, a transferência embrionária é realizada, por meio de um fino cateter inserido no colo do útero, guiado por ultrassom. A fertilização in vitro é um tratamento para engravidar indicado para:

  • Tratamentos anteriores de Reprodução Humana que não deram resultado;
  • Baixa reserva ovariana;
  • Mulheres acima dos 35 anos;
  • Casos de alteração nas trompas;
  • Endometriose moderada ou grave;
  • Homens que apresentam alterações seminais moderadas ou graves;
  • Abortos de repetição;
  • Antecedentes de doenças genéticas;
  • Casais homoafetivos femininos que desejam realizar gestação compartilhada;
  • Casais homoafetivos masculinos;
  • Mulheres que optam pela produção independente.

ICSI

A injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) é um tratamento para engravidar semelhante à fertilização in vitro, porém, nele, um único espermatozoide – o que apresenta melhor qualidade – é utilizado para fertilizar o óvulo, por meio da injeção intracitoplasmática.

Esse tratamento para engravidar é indicado para os casos de infertilidade masculina grave ou quando são utilizados óvulos previamente criopreservados.

Doação de óvulos

A gestação por ovodoação é um tratamento para engravidar indicado nos casos em que a mulher possui baixa quantidade ou qualidade de óvulos (baixa reserva ovariana). Os óvulos doados, seja por uma parente de até quarto grau ou por uma doadora anônima, são fertilizados em laboratório (por meio de FIV) e transferidos para o interior do útero da paciente após preparo adequado.

Qual é o melhor tratamento para engravidar?

A escolha pelo melhor tratamento para engravidar deve levar em conta diversos fatores e só deve ser tomada após a realização de exames para encontrar as causas da infertilidade.

Cada caso é avaliado individualmente e é importante contar com acompanhamento médico de um especialista em Reprodução Humana em todas as etapas do tratamento para engravidar.

Entre em contato com a clínica BedMed e agende uma consulta!

Fontes:

Clínica BedMed

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta