Agendar primeira consulta

Teste de Ovulação: Como funciona?

Fale conosco pelo WhatsApp
Teste de Ovulação: Como funciona?

Imagem: Shutterstock

Entenda o funcionamento e os resultados do teste que pode ser comprado em farmácias 

Teste de ovulação é colocado em cima de um calendário
Imagem: Shutterstock

O teste de ovulação é um método que auxilia as mulheres a descobrirem se estão no período fértil. É muito útil e costuma apresentar boa eficácia, auxiliando principalmente as mulheres com ciclos menstruais mais irregulares a identificar o melhor período para engravidar de forma natural.

Vendido em farmácias, o teste de ovulação pode ser encontrado em forma digital ou de tiras. Sua medição é tradicionalmente feita por meio da análise da urina, mas também podem ser encontrados testes que permitem analisar a saliva. O resultado é positivo quando detecta a presença do hormônio LH (hormônio luteinizante), que tem um pico de elevação 24 horas antes da liberação do óvulo.

Como usar?

O teste de ovulação é composto por tiras ou um bastonete com visor digital, que verificam a presença do hormônio LH. É um hormônio secretado em grandes quantidades pelo menos 24 horas antes da ovulação. Para realizar o teste corretamente, é importante seguir as seguintes recomendações:

  • Começar a fazer o teste dias antes da data prevista para a ovulação (geralmente, no 11º dia após a menstruação, em mulheres com ciclos regulares de 28 dias);
  • Repetir o teste todos os dias até o resultado vir positivo;
  • Se possível, fazer o teste duas vezes ao dia;
  • Utilizar os testes de forma seriada;
  • Seguir as orientações da bula do fabricante quanto ao melhor horário de coleta (geralmente, entre às 15h e às 20h);
  • Coletar a urina em um recipiente em que o teste possa ser devidamente inserido por cinco a dez segundos ou pelo tempo estipulado na bula.

É importante lembrar que as orientações acima são gerais e podem variar dependendo das instruções de cada fabricante ou do tipo de teste.

Cuidados antes do teste

Para que os resultados do teste de ovulação sejam obtidos com integridade, é importante seguir algumas recomendações antes de realizá-lo:

  • Não beber muito líquido e nem urinar até antes de fazer o teste;
  • Não fazer o teste se a embalagem estiver violada;
  • Não fazer o teste com a primeira urina da manhã;
  • Utilizar um recipiente devidamente higienizado para a coleta de urina;
  • Se possível, conhecer bem o ciclo menstrual para que haja maior proximidade com o período estipulado da ovulação.

Entenda o resultado

Hoje, nas farmácias, é possível encontrar testes de ovulação digitais ou por meio de fitas (“fitinhas”). Ambos são visualmente parecidos com testes de gravidez dessas mesmas modalidades, por isso é importante não se confundir na hora de comprá-los.

Os dois tipos de testes são igualmente eficazes quando feitos de maneira correta, seguindo atentamente todas as instruções da embalagem. Mas é importante ficar atenta à maneira como os resultados são mostrados em cada um, como abordaremos a seguir.

  • Teste digital: o resultado aparece em uma tela digital. O tempo de espera pode variar de acordo com o fabricante, mas não costuma ser maior do que 10 minutos. O resultado positivo costuma ser representado na tela pelo desenho de uma carinha feliz.
  • Teste em fitinha: o resultado se baseia no aparecimento de linhas na fita. Se aparecerem duas linhas com a mesma intensidade, o teste é positivo, pois uma delas representa a concentração do hormônio LH no corpo da mulher. Caso haja apenas uma linha ou duas linhas aparentemente discrepantes, então o teste é negativo.

Os testes positivos sinalizam que, provavelmente, a ovulação está em andamento. É importante não se esquecer de que o resultado positivo do teste de ovulação é eficaz, mas não garante sucesso na fecundação.

Teste de ovulação caseiro é recomendado?

Existem algumas formas de prever a ovulação sem a necessidade do teste comprado nas farmácias. Uma delas, muito comum entre mulheres com o ciclo menstrual regular, é por meio da análise do calendário, manualmente ou por aplicativos, de modo a prever os limites entre os períodos férteis e não férteis.

Outra forma de teste de ovulação caseiro é por meio da análise do muco cervical, que estando transparente, com textura que lembra clara de ovo, é um indicativo de que a mulher possa estar no período fértil.

Mesmo assim, qualquer tipo de teste de ovulação caseiro não é 100% preciso e dá, no máximo, uma ideia geral sobre a proximidade do período fértil. Por isso, na dúvida, é recomendável a utilização do teste de LH.

Entre em contato com os especialistas da clínica BedMed e saiba mais sobre esse e outros assuntos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana;

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta