Agendar primeira consulta

Teste de Gravidez Caseiro: Funciona?

Teste de Gravidez Caseiro: Funciona?

Imagem: Shutterstock

A crença popular fala de muitos testes que podem ser feitos em casa, com produtos do dia a dia. Saiba se eles são confiáveis.

Quando a menstruação atrasa e a mulher começa a ficar ansiosa com a possibilidade de uma gravidez, vale até apelar para os testes de gravidez caseiros. Além disso, a dificuldade de acesso aos testes de farmácia, seja por qual motivo for, acaba levando à busca por alternativas, muitas vezes, bem criativas.

Testes de gravidez caseiro é confiável? 

Especialistas alertam para o fato de que os testes de gravidez caseiros não têm comprovação científica alguma e podem, inclusive, trazer riscos à saúde. Conheça a seguir alguns testes de gravidez caseiros mais comuns.]

  • Teste de fervura da urina: nesse tipo de teste de gravidez, o resultado é considerado positivo se a urina ferve como leite, e não como água. Isso porque o ponto de ebulição da água e das diferentes substâncias que compõem a urina são diferentes. Portanto, a urina provavelmente não vai ferver como a água, o que indicaria um teste falsamente positivo em muitos casos. A urina só irá ferver de forma parecida com a água se ela estiver muito diluída. Para isso, é preciso beber muita água ao longo do dia. Portanto, o teste da fervura vai dar positivo para a maioria das pessoas, mesmo para mulheres não grávidas e homens.
  • Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra. Acredita-se que, em alguns casos, a formação da nata possa acontecer como resultado da interação de algum produto no organismo da mulher, que pode ou não estar amplificado pela gravidez.
  • Teste da água sanitária: entre os testes de gravidez caseiros que não têm nenhuma comprovação científica, este figura entre os principais. Nele, a mulher deve urinar dentro de um recipiente e logo em seguida adicionar água sanitária. Caso haja mudança da cor da urina ou uma efervescência, o resultado é positivo. Caso contrário, é negativo. Os especialistas dizem que, além desse teste não ter nenhuma confiabilidade, essa mistura pode resultar em gases tóxicos, por isso não é recomendado.
  • Teste com cotonete: entre os testes de gravidez caseiros que podem trazer riscos à mulher, esse é um deles, pois pode causar lesões nas paredes do canal vaginal e até sangramentos. Nele, é sugerido que a mulher insira um cotonete no canal vaginal para identificar a presença de sangue. Caso haja sinal de sangue, significa que a menstruação está a caminho e possivelmente o resultado para gravidez é negativo. Se o cotonete sair limpo, o resultado pode ser positivo. Além do risco de lesão e de infecção, ele também não tem nenhuma eficácia comprovada.
  • Teste da pasta de dente: consiste em colocar algumas gotas de urina em uma pasta de dente branca. Se a pasta ficar azulada ou espumar, significaria que a mulher está grávida. Assim como ocorre com os outros testes de gravidez caseiros, esse também não funciona. Trata-se apenas de uma reação do carbonato de cálcio da pasta de dente com a urina, o que pode acontecer se a mulher estiver ou não grávida.

Testes de gravidez caseiro? Não confie!

Os testes confiáveis para diagnosticar uma gravidez são os encontrados na farmácia e os de sangue, feitos em laboratórios, além do exame de ultrassonografia.

Nos testes de farmácia, detecta-se a presença do beta HCG na urina, um hormônio liberado na circulação sanguínea materna após a implantação do embrião, o que ocorre de oito a dez dias após a ovulação.

O teste sanguíneo é o mais preciso, pois é possível encontrar o beta HCG no sangue da mãe ainda em concentrações bem baixas, até 20 vezes menor do que o necessário para detectar a gravidez com um teste de urina. Além disso, as chances de um resultado positivo são maiores nos dias em que a menstruação deveria vir, ou seja, com atraso menstrual.

Os testes de gravidez caseiros servem apenas para amenizar ou diminuir a ansiedade e não podem ser considerados confiáveis, pois não há qualquer tipo de comprovação científica. Mas é compreensível, quando a mulher está ansiando por engravidar, principalmente quando já foram feitas várias tentativas, que ela possa tentar um desses testes de gravidez caseiros como uma forma de controlar ou diminuir suas expectativas.

Nesse caso, o ideal é procurar por um especialista em Reprodução Humana para que ele faça um diagnóstico para avaliar as possíveis causas que possam estar dificultando a fecundação. Há casos em que o mais recomendado é optar por uma das técnicas de Reprodução Assistida, tais como a fertilização in vitro, a inseminação artificial ou a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).

Fontes:

Ministério da Saúde.