Quando um casal encontra dificuldades para obter uma gestação espontânea, o médico pode solicitar alguns testes a ambos os parceiros
Os testes de fertilidade são importantes aliados para avaliar a saúde reprodutiva de homens e mulheres. Eles ajudam na identificação de alterações ou condições que podem impactar na obtenção de uma gestação de sucesso.
Agende uma consulta para realizar o seu teste de fertilidade!
Índice
Por que a avaliação médica é importante?
Para que a gravidez ocorra de maneira saudável, os sistemas reprodutivos do homem e da mulher devem estar funcionando perfeitamente. Quando um casal encontra dificuldades para engravidar, o primeiro passo é procurar por um especialista em Reprodução Humana para uma investigação de infertilidade.
O especialista realizará uma avaliação médica detalhada do casal, em busca de alterações que possam comprometer o potencial fértil, além de solicitar alguns testes de fertilidade.
Quais são os testes de fertilidade?
Quando um casal consulta um especialista para um caso de infertilidade, existem vários exames que ajudam na investigação das causas que podem levar à dificuldade em se obter uma gestação espontânea. Esses testes de fertilidade são realizados tanto nos homens quanto nas mulheres. Veja a seguir quais são os testes de fertilidade mais solicitados.
Exames de sangue
Solicitados para avaliar o nível de alguns hormônios importantes para a fecundação, assim como avaliação da reserva ovariana, como o hormônio folículo-estimulante (FSH), a prolactina, o hormônio tireoestimulante (TSH) e o T4, além do hormônio anti-mülleriano (HAM) – principal marcador hormonal da reserva ovariana.
Ultrassonografia
Após a consulta inicial, o especialista em fertilidade pode realizar uma ultrassonografia da região pélvica da mulher para identificar possíveis problemas que possam afetar a fertilidade, como malformações uterinas ou presença de cistos nos ovários. O ultrassom pélvico pode diagnosticar alterações no formato do útero ou cistos nos ovários, entre outras condições. Por vezes, esse exame é solicitado para realizar a contagem de folículos antrais (CFA) – outra forma adequada de avaliar a reserva ovariana da mulher.
Espermograma
Este teste de fertilidade analisa a qualidade dos espermatozoides, avaliando parâmetros como:
- Morfologia dos espermatozoides;
- Viscosidade do sêmen;
- Concentração de espermatozoides;
- Volume do ejaculado;
- Vitalidade dos espermatozoides;
- Cor do sêmen;
- Motilidade dos espermatozoides.
Histerossalpingografia
Este teste de fertilidade é semelhante a um exame de raio-X para avaliar a anatomia das tubas uterinas e do útero. Porém, é preciso injetar contraste para que as estruturas dos órgãos que compõem o aparelho reprodutivo sejam visualizadas com maior precisão. A histerossalpingografia ajuda, por exemplo, a localizar obstruções nas tubas ou na cavidade uterina, além de pólipos, miomas e outras alterações.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Obtenha êxito na sua tentativa de engravidar com o auxílio de especialistas!”]
Biópsia testicular
A indicação deste teste de fertilidade é feita quando o espermograma apresenta alguma alteração grave. Realizada apenas em casos excepcionais, não sendo um exame rotineiro.
Avaliação genética
Este exame de fertilidade é indicado para casais que possuem casos de doenças hereditárias na família e para casais consanguíneos (que pertencem à mesma família). O exame é realizado por meio de uma amostra de sangue e combina as alterações genéticas dos pais para avaliar o risco de um futuro embrião expressar alguma das doenças relacionadas a estas alterações.
Teste de fragmentação do DNA espermático
O exame de fragmentação do DNA espermático é um teste de fertilidade complementar ao espermograma que visa identificar a taxa de espermatozoides que possuem DNA fragmentado. Quanto mais alta for esta taxa, maior impacto ela tem na fertilidade masculina, pois isso significa que há uma maior quantidade de gametas danificados.
Quando fazer um teste de fertilidade?
Os testes de fertilidade devem ser realizados quando o casal encontra dificuldades para obter uma gestação espontânea, depois de 12 meses de tentativas, sem o uso de qualquer método contraceptivo (caso a mulher tenha até 35 anos), ou após seis meses, nas situações em que a mulher tem idade acima de 35 anos.
Tratamentos para infertilidade
Após a realização dos testes de fertilidade, o especialista em Reprodução Humana pode recomendar ao casal qual o melhor tratamento nos casos em que tenha sido diagnosticada a infertilidade ou indicar técnicas de Reprodução Assistida. Dentre elas, destacam-se:
- Coito programado;
- Inseminação intrauterina;
- Fertilização in vitro (FIV);
- Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).
Entre em contato com a Clínica BedMed e agende uma consulta!
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)