Saiba quais sinais podem ser um indicativo de sucesso do tratamento
Muitas mulheres se sentem esperançosas, mas também um pouco ansiosas após a transferência do embrião durante o tratamento de Fertilização in Vitro (FIV). Geralmente, depois dessa etapa, elas questionam quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez após a FIV.
O texto a seguir traz a resposta a essa pergunta e esclarece quais são os sintomas mais comuns que podem ser indicativos de sucesso do tratamento.
Índice
Quanto tempo para aparecerem os sintomas de gravidez na FIV?
Após a transferência do embrião para o interior do útero, muitas pacientes buscam por sinais de sucesso que possam indicar se a FIV foi bem-sucedida. Assim, é comum elas questionarem quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez após a FIV.
Em geral, os sintomas são mais comumente sentidos de 7 a 14 dias após a transferência do embrião para a cavidade uterina. Esse tempo pode variar dependendo da velocidade de implantação do embrião no revestimento uterino.
Quais são os primeiros sintomas de gravidez após a FIV?
Embora seja importante lembrar que cada paciente apresenta os sintomas de forma diferente, existem alguns indicadores iniciais comuns que podem ser um sinal de gravidez após a Fertilização in Vitro. Agora que já esclarecemos quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez após a FIV, vamos abordar quais são eles:
- Sangramento ou manchas de implantação: o sangramento de implantação é um dos primeiros sinais de gravidez, ocorrendo quando o embrião se fixa à parede uterina. Após a FIV, esse sangramento pode ser observado alguns dias após a transferência do embrião. Geralmente, as manchas possuem um tom rosa-claro ou marrom.
- Fadiga e aumento da sonolência: a fadiga é um sintoma característico do início da gravidez. Isso acontece porque o corpo passa por mudanças significativas e as demandas energéticas para nutrir um embrião em desenvolvimento podem levar ao aumento da sonolência.
- Cólicas leves e inchaço: esses são sintomas comuns devido a alterações hormonais e ao aumento do fluxo sanguíneo para a região pélvica. No contexto da Fertilização in Vitro, esses sinais geralmente indicam a resposta do corpo à transferência do embrião.
- Seios sensíveis e doloridos: para algumas mulheres, um sinal precoce de gravidez é a maior sensibilidade nas mamas.
- Aumento da necessidade de urinar: idas frequentes ao banheiro podem ser um sinal precoce de gravidez. Isso ocorre devido ao aumento dos níveis do hormônio da gravidez, o hCG, ou a picos de progesterona.
- Alterações no corrimento vaginal: corrimento vaginal branco mais abundante e sem odor pode indicar gravidez.
O fato de não sentir nenhum dos sintomas acima não significa que a FIV falhou. Estima-se que de 10% a 15% das mulheres que engravidam não apresentam sintomas após a transferência do embrião.
Efeitos das medicações da FIV x Sintomas de gravidez
Quando a paciente se pergunta quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez após a FIV, é importante que ela seja informada de que alguns sintomas podem surgir como efeitos das medicações hormonais, e não como resultado de uma gravidez.
Assim, é importante considerar:
- Medicamentos hormonais: durante a Fertilização in Vitro, é preciso fazer uso de medicamentos hormonais, como progesterona ou estrogênio, para auxiliar na implantação do embrião e no início da gravidez. Esses medicamentos podem imitar os sintomas da gravidez, como inchaço, sensibilidade mamária ou alterações de humor, mesmo que a paciente ainda não esteja grávida.
- Momento dos sintomas: em uma concepção espontânea, sintomas como náusea ou fadiga podem aparecer gradualmente ao longo das primeiras semanas. Após a Fertilização in Vitro, os sintomas podem começar mais cedo devido aos tratamentos hormonais ou ao ambiente controlado do procedimento.
- Cólicas e corrimentos: cólicas leves e corrimentos são comuns tanto após a concepção espontânea quanto após a Fertilização in Vitro. No entanto, após a Fertilização in Vitro, esses sintomas também podem estar relacionados à transferência de embriões ou ao uso de medicamentos hormonais.
- Inchaço: a FIV frequentemente envolve estimulação ovariana, o que pode causar inchaço ou leve desconforto abdominal antes da implantação. Isso é menos comum na concepção espontânea.
Sintomas precoces x Sinais de gravidez mais confiáveis
Nem sempre, quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez após a FIV, isso significa 100% de chance de o tratamento ter alcançado um resultado positivo. Muitas pacientes relatam sensações muito precoces, mas é preciso cuidado ao interpretar sinais antes do tempo. Saber quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez após a FIV envolve reconhecer que os sinais mais confiáveis surgem após a implantação do embrião e a elevação dos níveis hormonais.
Por isso, é importante aguardar de 9 a 12 dias para realizar o teste de gravidez para confirmação. Isso dá tempo suficiente para que o hormônio hCG, um indicador de gravidez, atinja níveis detectáveis na urina ou no sangue. Fazer o teste muito cedo pode levar a resultados imprecisos (possíveis falso-negativos).
Quanto tempo depois da Fertilização in Vitro posso saber se estou grávida?
O momento da realização do teste de gravidez após a Fertilização in Vitro é importante para garantir resultados precisos. Como mencionado, a maioria dos especialistas em fertilidade recomenda esperar de 9 a 12 dias após a transferência do embrião antes de realizar o teste de gravidez.
Fontes
Clínica BedMed
Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA)
