Entenda como é feita a obtenção de sêmen de doador para tratamentos de Reprodução Assistida
A doação de gametas é um processo muito importante para pessoas que desejam realizar o sonho da parentalidade, mas não conseguem por não ter espermatozoides ou óvulos viáveis para engravidar. Isso pode ocorrer por diversos fatores, desde condições do próprio corpo ou relacionadas à sexualidade — como casais homoafetivos ou pessoas solteiras que desejam ter filhos de forma independente.
Atualmente, ainda existem muitas dúvidas sobre como esses processos devem ser realizados. Por isso, neste conteúdo, vamos entender como deve ser feita a obtenção e a utilização do sêmen de doador nos tratamentos de Reprodução Humana Assistida.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Agendar consulta com a BedMed”]
Índice
Quando o uso de sêmen de doação é indicado?
Utilizar sêmen de doador em tratamentos de Reprodução Humana Assistida é uma maneira de possibilitar que as pessoas consigam engravidar quando não é possível utilizar o material genético do casal ou do indivíduo. Nesse sentido, as principais indicações são:
- Homens com azoospermia (ausência de espermatozoides no líquido seminal);
- Baixa motilidade dos espermatozoides;
- Outros tipos de infertilidade masculina em que não é possível obter gametas com qualidade;
- Homens com infertilidade após realização de tratamentos oncológicos;
- Casais homoafetivos femininos que desejam engravidar;
- Produção independente.
Quais são os tipos de bancos de sêmen?
Para utilizar sêmen de doador em tratamentos de Reprodução Humana Assistida, é importante recorrer a bancos de sêmen, que são locais especializados no armazenamento do material provindo de doadores voluntários (no caso do Brasil) ou de doadores que recebem incentivo financeiro (no caso dos bancos internacionais). Nesses locais, o material é armazenado congelado a uma temperatura de 196 graus negativos, o suficiente para mantê-los preservados e viáveis para o tratamento.
A escolha do sêmen de doador pode ser feita em dois tipos de bancos de sêmen:
- Bancos de sêmen nacionais;
- Bancos de sêmen internacionais.
Agendar consulta com médico especialista
Bancos de sêmen nacionais
Os bancos de sêmen nacionais devem seguir de forma restrita as normas para doação de gametas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Essas normas especificam que o sêmen de doador pode ser obtido a partir de características e informações específicas, mas sempre respeitando o anonimato (com exceção de doação de gametas por parentes em até quarto grau, desde que não incorra consanguinidade) e o voluntariado dos doadores.
Além disso, é importante que o doador tenha entre 18 e 45 anos, tenha boas condições de saúde, não tenha doenças genéticas e não seja de grupos de risco para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Quais são as informações fornecidas?
Dentre as informações possíveis de serem fornecidas para a escolha de sêmen de doador em bancos nacionais, podemos destacar:
- Características físicas;
- Origem étnica;
- Ocupação, hobbies e outras características pessoais;
- Se possui alguma doença de origem genética;
- Se tem alguma condição como alergias ou doenças crônicas;
- Prática de atividades físicas;
- Dados sanguíneos (tipo e fator Rh), entre outros.
Quais informações não são fornecidas?
A doação de sêmen no Brasil deve ser voluntária e anônima. Isso quer dizer que, em nenhuma hipótese, informações sobre a identidade, local de moradia ou qualquer tipo de fato que revele quem é o doador pode ser fornecido na obtenção de sêmen de doador em bancos nacionais.
Como é a qualidade do sêmen de um banco nacional?
O sêmen obtido de doadores em bancos nacionais deve passar por uma série de testes que atestem sua qualidade, para garantir que o material utilizado nos tratamentos de Reprodução Humana Assistida seja viável e não ofereça riscos aos pacientes.
Bancos de sêmen internacionais
Em alguns casos, casais e indivíduos preferem recorrer a bancos internacionais para obter sêmen de doador. Isso pode ocorrer por diversos fatores, desde a busca por características físicas específicas até a possibilidade de ter informações diferenciadas no tratamento.
Quais são as informações fornecidas?
Os bancos de sêmen internacionais seguem as normas estabelecidas por cada país. A maioria deles (especialmente Estados Unidos e muitos países da Europa) disponibilizam informações mais detalhadas sobre o doador, ampliando as possibilidades de escolha.
Como é a qualidade do sêmen de um banco internacional?
A qualidade do sêmen de doador de um banco internacional depende da forma com que cada país seleciona e trata o material obtido. Por esse motivo, é muito importante que seja feita uma pesquisa ampla sobre os bancos de sêmen internacionais antes de escolher o que melhor se adequa ao caso.
Quanto custa o sêmen de doação de bancos internacionais?
O tratamento com sêmen de doador obtido de bancos internacionais pode custar, em média, até 3 ou 4 vezes mais que o tratamento de Reprodução Assistida com sêmen obtido de bancos nacionais. Isso ocorre por causa de todos os custos envolvidos na importação do material.
Para saber mais sobre doação de gametas e outros tratamentos, entre em contato com a clínica BedMed e agende uma consulta.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Entre em contato com a clínica BedMed!”]
Fontes: