Índice:
- O que causa o sangramento fora do período menstrual?
- Sintomas do sangramento fora do período menstrual
Mensalmente, quando o óvulo não é fecundado pelo espermatozoide, ocorre a menstruação da mulher. Isso é resultado da descamação da camada interna do útero, chamada de endométrio, que se proliferou para receber o embrião, mas como o processo de fecundação não ocorreu, a mesma acabou sendo eliminada por meio do sangramento menstrual. Enquanto o comum é que isso ocorra, em média, a cada 28 dias, algumas mulheres apresentam episódios de sangramento fora do período menstrual.
Também denominado de “spotting”, o sangramento fora do período menstrual geralmente acomete pacientes que estão iniciando sua vida reprodutiva (primeiros anos logo após a menarca) ou em mulheres que estão no climatério (período próximo à menopausa).
Responsável por acometer aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva, o sangramento fora do período menstrual tem como principal característica escapes fora dos ciclos menstruais regulares, com volume e duração diferentes da menstruação habitual.
Índice
O que causa o sangramento fora do período menstrual?
Diversos podem ser os possíveis responsáveis por esses escapes ou sangramentos fora do período menstrual, sendo os mais comuns:
- Pólipos uterinos (endometriais ou endocervicais);
- Miomas uterinos (geralmente submucosos ou intramurais);
- Adenomiose;
- Alterações endometriais;
- Problemas de coagulação sanguínea;
- Síndrome dos ovários micropolicísticos;
- Disfunções hormonais ovarianas;
- Câncer de endométrio.
Essas são algumas das situações que colaboram para que ocorra o sangramento fora do período menstrual. Entretanto, vale lembrar que também é sempre importante descartar possíveis alterações obstétricas como causas desses escapes fora do período menstrual, tais como: abortamento precoce ou gravidez ectópica, por exemplo.
Por isso, é de extrema importância que a mulher, ao identificar qualquer irregularidade em seu ciclo menstrual, procure um ginecologista e faça a avaliação completa sobre o que pode estar ocasionando o sangramento uterino anormal. Em consulta, além do exame preventivo (Papanicolaou), o ginecologista pode solicitar exames sanguíneos rotineiros, exames sanguíneos hormonais, ultrassom transvaginal ou, até mesmo, histeroscopia diagnóstica (exame de imagem que permite a visualização direta da cavidade uterina – por meio desse exame o médico pode realizar uma biópsia do endométrio para checar se está dentro da normalidade ou se existe alguma alteração maligna).
Sintomas do sangramento fora do período menstrual:
Pode parecer simples, mas o sangramento uterino anormal difere entre as pacientes em periodicidade e volume. Essa condição pode ser frequente (escapes ocorridos em menos de 21 dias) ou irregular (ocorre antes e/ou após o ciclo menstrual normal, sem ter uma especificação exata de data). Além disso, pode promover aumento do fluxo e da duração da menstruação de forma regular (menorragia) ou de forma irregular (menometrorragia).
Quais são os possíveis tratamentos?
Como mencionado, o sangramento fora do período menstrual tem relação direta a diversas doenças que acometem o órgão reprodutor feminino. Logo, para tratar a condição, é necessário curar a doença que tem ocasionado os escapes.
Entre as doenças que fazem com que ocorra o sangramento fora do período menstrual estão os miomas uterinos. Eles podem causar não só o sangramento uterino anormal, mas também cólicas abdominais e até mesmo dificuldades para engravidar. Por isso, é importante realizar os exames ginecológicos periodicamente e tratar os miomas da forma mais precoce possível. Isso pode ser feito por meio de medicamentos hormonais, por meio de tratamento cirúrgico (miomectomia) ou por métodos menos invasivos, tais como a embolização das artérias uterinas.
Os pólipos endometriais, apesar de surgirem muitas vezes sem sintomas, são originados a partir da proliferação de células da camada de revestimento interna do útero, chamada de endométrio, e tendem a ser benignos. Além do sangramento uterino anormal, outros sintomas são: dores abdominais, sangramento após relações sexuais e, até mesmo, dificuldade para engravidar. Seu tratamento deve ser realizado por meio da histeroscopia cirúrgica (procedimento cirúrgico simples que não necessita de internação hospitalar prolongada).
A síndrome dos ovários micropolicísticos é uma das causas e é tratada com o uso de contraceptivos hormonais, que promovem a regularização do ciclo menstrual e impedem os escapes fora do ciclo menstrual.
Essas são apenas alguns dos tratamentos que podem minimizar ou até eliminar os sangramentos fora do período menstrual. Como já mencionado, é de extrema importância que a mulher, assim que identificar qualquer anormalidade em seu ciclo menstrual, procure o auxílio de um ginecologista.
O sangramento fora do período menstrual pode até estar relacionado a uma condição clínica extremamente simples de ser tratada, porém, não podemos deixar de mencionar que os escapes também podem estar correlacionados a doenças mais graves, tais como o câncer de colo do útero ou o câncer de endométrio, por exemplo.
Caso ainda tenha ficado em dúvida ou tenha apresentado sangramento fora do período menstrual, entre em contato com a clínica BedMed e agende uma consulta com um de nossos especialistas.