Agendar primeira consulta

Quando ir ao ginecologista?

Fale conosco pelo WhatsApp
Quando ir ao ginecologista?

Imagem: Shutterstock

Muitas mulheres se perguntam quando ir ao ginecologista para garantir a manutenção da boa saúde feminina. O ideal é que a visita ocorra, ao menos, uma vez ao ano, sendo que essa periodicidade pode vir a aumentar na dependência da presença de patologias, tais como a endometriose, por exemplo.

Paciente questiona quando ir ao ginecologista

Respondendo ao questionamento: quando ir ao ginecologista?—a regularidade na consulta ginecológica é eficiente, principalmente, no intuito de prevenir o surgimento de diversas alterações, tais como o câncer de colo do útero e o câncer de mama, doenças prevalentes na população e que mais tiram a vida das mulheres no Brasil. Exames de rotina solicitados por esses médicos ajudam tanto na prevenção dessas doenças como na detecção e no encaminhamento precoce à especialidade que promoverá o tratamento adequado, aumentando as chances de sucesso de cura.

Para auxiliar o desenvolvimento dessa consciência em relação aos cuidados com a saúde da mulher, veja as explicações acerca da temática cedidas pelos médicos ginecologista da Clínica BedMed, Dr. Giuliano Bedoschi e Dr. Bruno Bedoschi.

Quando ir ao ginecologista pela primeira vez?

A indicação é que a mulher tenha seu primeiro contato com o ginecologista após a menarca (primeira menstruação), o que pode variar entre os 9 e 15 anos de idade.

Nesta consulta é importante que sejam retiradas todas as dúvidas a respeito do ciclo menstrual, assim como seja dado início a orientação quanto à prevenção de uma gestação indesejada e da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, em especial às adolescentes. Caso a paciente já tenha iniciado suas atividades sexuais, o ginecologista pode orientar as melhores opções de métodos anticoncepcionais, a depender do seu histórico e da sua vontade.

Em um primeiro momento, o ginecologista pode solicitar exames de sangue (incluindo exames hormonais) e um ultrassom pélvico para verificar o posicionamento e o volume do útero e dos ovários da paciente. A partir disso, as consultas passam a ser anuais (caso os resultados e a avaliação física estejam dentro da normalidade) e devem ser seguidas à risca, em especial após o começo da vida sexual.

Doenças ginecológicas: quando procurar por aconselhamento médico?

A prevenção é a melhor forma da mulher manter sua saúde em dia. Com isso, a consulta anual com o ginecologista ajuda na detecção precoce de possíveis doenças e na orientação do melhor tipo de tratamento.  Entre as alterações mais prevalentes, podemos citar:

  • Vulvovaginites;
  • Síndrome do Ovário Policístico (SOP);
  • Endometriose;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Pólipo uterino (endometrial ou endocervical);
  • Corrimento vaginal;
  • Sangramento fora do período menstrual (escapes ou “spotting”);
  • Disfunções hormonais;
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis;
  • Prolapso genital e incontinência urinária.

Algumas doenças são tratadas de forma medicamentosa, mas outras — como a endometriose e o mioma uterino, por exemplo — podem necessitar de intervenção cirúrgica. O ginecologista avalia a condição com o auxílio dos exames complementares e é o profissional mais gabaritado para indicar a melhor via de tratamento.

Vale ressaltar que algumas doenças, quando não tratadas de maneira precoce ou adequada, podem resultar em sérias complicações, tais como a infertilidade conjugal. Por isso, saber quando ir ao ginecologista, fazer os exames de rotina como o Papanicolaou e retornar ao consultório para a análise do médico, é de extrema importância.

Quando ir ao ginecologista: periodicidade indicada!

É importante que a mulher tenha em mente que, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a consulta preventiva com o ginecologista deve ocorrer uma vez ao ano. Essa indicação é para mulheres que não apresentam doenças ginecológicas ou disfunções hormonais dentro dos 12 meses orientados.

Já para as pacientes diagnosticadas com alguma doença ou disfunção hormonal, essa periodicidade pode ser maior, chegando a duas ou mais consultas ginecológicas dentro de um ano. Neste caso, o ginecologista que assiste a paciente indicará quando será necessário retornar ao consultório para verificar a eficácia do tratamento das patologias em questão.

No caso das gestantes, a orientação é que a visita ao ginecologista obstetra ocorra pelo menos uma vez ao mês durante os dois primeiros trimestres gestacionais. Na reta final da gravidez, as consultas passam a ser quinzenais ou semanais.

A mulher que estiver no climatério ou na menopausa precisa estar mais atenta a rotina ginecológica. Como pode vir a ser necessária a introdução da terapia de reposição hormonal (TRH), as consultas são mais frequentes, até que a mulher tenha o completo entendimento do que está ocorrendo em seu organismo e que os seus sintomas sejam minimizados após a introdução do tratamento.

Ginecologista conversa com paciente

As mulheres brasileiras não costumam passar em avaliação com o ginecologista

A prática de se questionar quando ir ao ginecologista e, de fato, visitar o profissional periodicamente está longe de ser corriqueira na rotina das mulheres brasileiras. Dados da pesquisa “Expectativa da mulher brasileira sobre sua vida sexual e reprodutiva: as relações dos ginecologistas e obstetras com suas pacientes”, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), apontam que 20% das mulheres acima dos 16 anos não vão com frequência a uma consulta preventiva ginecológica.

Esses 20% da amostra da pesquisa são de mulheres que nunca estiveram em um consultório de Ginecologia ou o fizeram, no máximo, duas vezes ao longo de suas vidas. Os dados citados previamente são alarmantes, uma vez que a realização do Papanicolaou ajuda no diagnóstico precoce de alguns tipos de cânceres, como já mencionado.

Além disso, o risco de transmissão de DSTs aumenta na população que não tem ciência sobre prevenção e possíveis complicações dessas doenças.

Caso queira colocar as consultas ginecológicas em dia após os esclarecimentos sobre quando ir ao ginecologista, entre em contato conosco. Agende uma consulta na Clínica Ginecológica BedMed e tenha acesso a um atendimento humanizado e integral à saúde da mulher.

Fonte:

Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo);

Ministério da Saúde.

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta