Agendar primeira consulta

Entenda a importância da progesterona na gravidez

Fale conosco pelo WhatsApp
Entenda a importância da progesterona na gravidez

Imagem: Shutterstock

Mulher branca grávida com as mãos posicionadas na barriga.
Fonte: Shutterstock

Progesterona é um hormônio natural do organismo feminino responsável pela manutenção da gravidez

A principal função da progesterona na gravidez é regular o ciclo menstrual feminino e preparar o útero para receber o embrião. Este hormônio é responsável pela implantação embrionária, sendo que a sua produção visa garantir que o útero crie condições receptivas para o embrião e para que a gestação se desenvolva.

A progesterona tem importância fundamental no processo gestacional, uma vez que os níveis desse hormônio no organismo devem estar balanceados para garantir que a mulher engravide e o feto se desenvolva de maneira saudável.

Como a progesterona é produzida?

A progesterona é um hormônio natural, que pertence à classe dos hormônios esteroides. Ela é produzida pelo corpo lúteo, sob estímulo da HCG (gonadotrofina coriônica humana), após a ovulação, sendo liberada na segunda fase do ciclo menstrual.

Este hormônio se responsabiliza principalmente por preparar o útero e o corpo da mulher para uma possível gestação.

O que esse hormônio faz com o corpo da mulher?

A progesterona na gravidez é responsável pela manutenção e sustentação do feto no interior do útero, pois este hormônio estimula as glândulas do endométrio, liberando nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê. Com isso, as contrações uterinas são inibidas para evitar a expulsão do feto (aborto espontâneo).

Além disso, a progesterona na gravidez é responsável por preparar as glândulas mamárias para produzir e secretar o leite materno.

Variações da progesterona ao longo do ciclo menstrual

Como foi visto, a progesterona na gravidez é essencial para o desenvolvimento adequado do feto e para a manutenção da gestação. Além disso, este hormônio é essencial para a saúde geral feminina, sendo fundamental que seus níveis estejam regulados.

Quando a progesterona se encontra em maior ou menor concentração no organismo, podem ocorrer alterações prejudiciais à saúde da mulher — principalmente se ela tiver o desejo de engravidar ou já esteja grávida. Para mensurar os níveis de progesterona, pode ser realizada uma coleta simples de sangue, idealmente cerca de 7 dias após a ovulação.

Quais são os impactos das alterações nos níveis de progesterona?

Alterações nos níveis de progesterona devem ser investigados, uma vez que níveis elevados deste hormônio podem estar relacionados à presença de cistos no ovário, funcionamento excessivo das glândulas suprarrenais ou presença de alguns tumores malignos.

Além disso, diversos desconfortos podem se manifestar quando a progesterona se encontra elevada, tais como:

  • Dor nas mamas;
  • Diminuição da libido;
  • Fadiga e indisposição;
  • Ressecamento vaginal;
  • Irregularidade menstrual;
  • Inchaço causado por retenção de líquidos.

Um baixo nível de progesterona na gravidez, por sua vez, pode dificultar a implantação do embrião, aumentando os riscos de aborto espontâneo. Além disso, a mulher pode apresentar:

  • Aumento do peso;
  • Alterações de humor;
  • Menstruação irregular;
  • Infertilidade.

Progesterona e as técnicas de Reprodução Humana Assistida

Levando em consideração o papel essencial da progesterona na gravidez, é essencial que os níveis deste hormônio estejam devidamente regulados em mulheres que se submetem a tratamentos de Reprodução Assistida, tais como a Fertilização in Vitro (FIV).

Para saber mais sobre esse e demais assuntos, entre em contato com a Clínica BedMed.

Clínica BedMed

Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta