O cuidado com a saúde da mulher está muito ligado à prevenção. Por isso, estar em dia com seus exames de rotina, consultando regularmente seu médico obstetra, aumenta consideravelmente sua qualidade de vida.
Índice
Pensando nisso, reunimos aqui os principais exames e cuidados que a mulher deve ter ao longo da vida:
Início da vida sexual
É aconselhável que a paciente se consulte com seu ginecologista para tirar dúvidas sobre os métodos contraceptivos e discussão do início de toda a rotina ginecológica. Após a primeira relação sexual, a mulher já pode fazer exames como o papanicolaou, exame utilizado para o rastreamento do câncer do colo uterino, entre outros.
Pré-natal
Durante toda a gravidez é importante que a mulher tenha acompanhamento do seu médico. São comuns exames para avaliar o estado de saúde geral da gestante, assim como acompanhamento ultrassonográfico da forma (morfológico) e desenvolvimento do bebê. Os exames podem variar para cada caso, de acordo com o histórico de saúde da mamãe.
Vida adulta
Nesta fase a mulher deve realizar exames que estejam voltados à prevenção das doenças mais comuns da vida adulta, assim como exames específicos da rotina ginecológica, como o papanicolaou e a mamografia. Exames para avaliar alterações hormonais, incluindo avaliação dos hormônios tireoidianos, também ganham destaque.
Após a menopausa
Na menopausa existe a perda da porção medular dos ossos, por isso indica-se exames de densitometria óssea, para rastreamento da osteoporose e avaliação de tratamento dessa condição em tempo hábil. Além disso, recomenda-se sempre a realização de todos os exames preventivos, com enfoque especial para os exames de rastreamento do câncer de mama, cólon e colo uterino, através dos exames de mamografia, colonoscopia, papanicolaou, entre outros.