Agendar primeira consulta

Como é realizado o preparo seminal para FIV?

Fale conosco pelo WhatsApp
Como é realizado o preparo seminal para FIV?

Imagem: Shutterstock

médico embriologista colocando amostra de esperma para análise

A análise e a preparação do sêmen para a Fertilização in Vitro são importantes para aumentar as chances de sucesso do tratamento

A coleta de gametas é um processo que faz parte de alguns tratamentos de Reprodução Humana Assistida, como a Fertilização in Vitro (FIV). Para garantir que o tratamento tenha sucesso, é preciso também que seja realizado um processo de preparação do material antes de ele ser utilizado.

No conteúdo a seguir, vamos entender melhor como é o preparo seminal para a FIV, com detalhes sobre o processo de coleta e as principais técnicas utilizadas.

[cta_paginas_internas_2 titulo=”Quero saber mais sobre como funciona o preparo seminal para FIV!”]

O que é o preparo seminal?

O preparo seminal nada mais é do que a análise e preparação do sêmen coletado para um tratamento de Inseminação Artificial ou Fertilização in Vitro. É um processo importante para, como já dito, aumentar as chances de sucesso tanto da fecundação quanto da implantação e do desenvolvimento embrionário.

Como o sêmen é coletado na FIV?

Antes do preparo seminal, é preciso obter o sêmen no processo de coleta, que é uma das primeiras etapas da FIV e pode ser feita de duas maneiras. A primeira e mais comum é pela masturbação, indicada nos casos em que a infertilidade não é obstrutiva e há uma boa quantidade de espermatozoides no líquido seminal.

Outra possibilidade de coleta do sêmen é por meio de procedimentos cirúrgicos, tais como PESA, MESA, TESE ou MicroTESE. As diferenças entre eles são as vias de acesso e o local de punção para obtenção dos gametas, mas todos têm a mesma finalidade: obter os gametas diretamente dos testículos ou dos epidídimos. Esse tipo de coleta é indicada principalmente nos casos de azoospermia obstrutiva ou impossibilidade de obtenção do sêmen por meio da masturbação.

Agendar consulta com a Clínica BedMed!

Principais técnicas para o preparo seminal

Como já mencionado, o processo de preparo seminal é uma das etapas da FIV e é realizado em laboratório. Pode ser feito com as seguintes técnicas:

Lavagem simples

Nesta técnica de preparo seminal, são realizados processos de lavagem e centrifugação dos espermatozoides. Assim, além de isolá-los do líquido seminal, é possível selecionar os de melhor qualidade para serem utilizados na Fertilização in Vitro.

Migração ascendente (swim-up)

Este procedimento consiste na associação da amostra de sêmen com um meio de cultura. Com o auxílio da força centrípeta, os espermatozoides são estimulados a nadar até o meio de cultura. Os que conseguem se deslocar têm melhor qualidade e, assim, são selecionados para a FIV.

Gradiente descontínuo de densidade

O preparo seminal por gradiente descontínuo de densidade é feito por meio da colocação da amostra em um tubo de ensaio. O material é submetido a gradientes diferentes de densidade, resultando em um líquido que contém os espermatozoides de melhor qualidade para o tratamento.

Preparo seminal utilizado na FIV

O preparo seminal para a FIV pode ser feito em todos os materiais coletados para o tratamento, mas é recomendado prioritariamente em situações como:

  • Infertilidade masculina causada por baixa contagem de espermatozoides (oligozoospermia);
  • Alteração na morfologia dos espermatozoides (teratozoospermia);
  • Problemas de motilidade dos espermatozoides (astenozoospermia);
  • Presença de agentes infecciosos no sêmen (como o vírus HIV e o vírus da hepatite C).

Além do preparo seminal, existe também a possibilidade, nesses casos, de realizar a FIV com injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI), quando um espermatozoide é inserido diretamente no interior do óvulo, aumentando ainda mais as chances de sucesso na fecundação.

Além da coleta dos gametas e do preparo seminal, a FIV também tem outras etapas, como a fecundação — que ocorre em ambiente laboratorial — e a cultura dos embriões. Por fim, é realizada a transferência embrionária, quando, com o auxílio de um cateter, os embriões são inseridos na cavidade uterina para a implantação e continuação de seu desenvolvimento.

A clínica BedMed é especializada em tratamentos de Reprodução Humana Assistida em todas as suas etapas. Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos especialistas.

[cta_paginas_internas_2 titulo=”Tenha os melhores cuidados durante a FIV na Clínica BedMed!”]

 

Fontes:

Clínica BedMed

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

Sociedade Brasileira de Análises Clínicas

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta