Agendar primeira consulta

Pré-natal: qual é a sua importância e quando deve ser iniciado?

Fale conosco pelo WhatsApp
Pré-natal: qual é a sua importância e quando deve ser iniciado?

Imagem: Shutterstock

O seguimento pré-natal é a principal forma de acompanhar a evolução da gravidez e assegurar o bem-estar do bebê e da mamãe

O pré-natal é uma etapa fundamental para garantir a saúde da gestante e do bebê, prevenindo complicações durante a gestação e proporcionando um acompanhamento detalhado de cada fase.

Ao longo dessa jornada, o seguimento pré-natal permite que tanto a mãe quanto o bebê sejam monitorados, identificando precocemente qualquer alteração que possa afetar a gravidez. Além disso, esse acompanhamento fornece orientações essenciais para que a mulher tenha uma gestação saudável e tranquila.

Realize o pré-natal com os especialistas da BedMed!

O que é o pré-natal?

O pré-natal é o conjunto de cuidados médicos e exames feitos durante a gravidez com o objetivo de garantir o bem-estar da gestante e do bebê. Ele é uma forma preventiva de acompanhar a saúde dos dois, observando o desenvolvimento fetal e a evolução da gestação.

Durante esse período tão sensível, os médicos orientam a futura mamãe sobre tópicos importantes, tais como a alimentação, atividades físicas, controle de peso, vacinas, entre outros temas que podem influenciar diretamente na qualidade de vida durante a gravidez.

Quando é necessário iniciar o pré-natal?

O ideal é que o pré-natal seja iniciado assim que a gravidez for confirmada, de preferência até a 12ª semana de gestação.

A gestante que inicia o seguimento pré-natal desde as primeiras semanas de gravidez garante que possíveis complicações, como diabetes gestacional e hipertensão, sejam identificadas de maneira precoce e, consequentemente, tenham os seus riscos de evolução, no decorrer da gestação e no parto, reduzidos.

Quantas consultas são ao todo?

O Ministério da Saúde recomenda que gestantes com gravidez de baixo risco realizem ao menos seis consultas de pré-natal, distribuídas ao longo da gestação. Em casos de gravidez de alto risco, o número de consultas pode ser maior, conforme orientação do obstetra, garantindo que a gestante e o bebê sejam monitorados de perto.

Como é a primeira consulta do pré-natal?

A primeira consulta de pré-natal é bastante detalhada. O médico obstetra realizará uma anamnese completa, coletando informações sobre a saúde da gestante, seus antecedentes familiares, histórico de gestações anteriores e hábitos de vida.

Além disso, é solicitado um conjunto inicial de exames, como hemograma completo, tipagem sanguínea, sorologias para HIV, sífilis, hepatites e urina. Esses exames são essenciais para traçar o perfil de saúde da gestante e identificar qualquer necessidade de cuidados especiais.

Como é o pré-natal em uma gestação de alto risco?

Uma gestação considerada de alto risco, geralmente é aquela em que a mãe tem doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão, idade avançada (acima de 35 anos) ou gestações múltiplas. Nesses casos, o seguimento pré-natal precisa ser realizado com maior frequência e de forma mais minuciosa.

O obstetra pode solicitar exames adicionais, como ultrassonografias mais detalhadas, e ajustar tópicos como a alimentação da gestante ou medicamentos, por exemplo, conforme as necessidades da futura mamãe.

Quais exames são realizados no pré-natal?

Durante o pré-natal, a gestante passa por uma série de exames que auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento da gravidez. As avaliações mais comuns incluem:

  • Hemograma completo;
  • Sorologias para doenças infecciosas;
  • Ultrassonografias;
  • Teste de glicemia;
  • Exame de urina.

Quais são os benefícios do pré-natal?

O acompanhamento pré-natal traz inúmeros benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Entre eles, estão a detecção precoce de complicações, como hipertensão e diabetes gestacional, a redução do risco de parto prematuro e a garantia de um crescimento saudável para o bebê.

Outro fator importante é que o pré-natal oferece um espaço para que a gestante tire dúvidas, receba orientações sobre a importância da amamentação e os cuidados no pós-parto, permitindo que a gestante se sinta mais preparada para as mudanças da maternidade e aproxime os seus laços com o bebê.

Cuidar da saúde da mãe e do bebê desde o início da gravidez é a melhor forma de assegurar um desfecho positivo na gestação, com um parto seguro e a chegada de um bebê saudável.

Para saber mais informações sobre o pré-natal, entre em contato e agende uma consulta com a clínica BedMed.

 

Fontes:

Ministério da Saúde

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta