Agendar primeira consulta

Por que a gravidez é contada em semanas?

Fale conosco pelo WhatsApp
Por que a gravidez é contada em semanas?

Imagem: Shutterstock

Por que a gravidez é contada em semanas? Isso ocorre, pois estipulou-se que essa seria a forma universal de datar o período gestacional. Ao total, a gravidez dura em média 280 dias (cerca de 40 semanas).

Outra forma de explicar por que a gravidez é contada em semanas refere-se a irregularidades de dias em um mês. Exemplificando: tem meses de 28, 30 e 31 dias. Logo, a contagem mensal poderia trazer divergências quanto ao exato período de desenvolvimento do feto. 

Saiba a seguir outras peculiaridades referentes à contagem semanal da gestação.

Por que a gravidez é contada em semanas?

Como mencionado, essa é a forma mundial de contagem do período gestacional. Essa padronização serve para universalizar o atendimento. Por exemplo: a gestante está em viagem no exterior e tem um mal-estar. Ao ser atendida por um obstetra em outro país, ele saberá as possíveis complicações com base na semana gestacional e indicará, se necessário, um tratamento.

O mesmo ocorreria se a situação fosse em um dia normal e a gestante fosse se consultar com o seu médico obstetra devido a alguma anormalidade.

Por que a gravidez é contada em semanas: Mulher com 30 semanas de gestação

Como é feita a contagem das semanas gestacionais?

A contagem das semanas de gestação é feita geralmente com base na data da última menstruação (DUM). Entretanto, é muito comum mulheres que têm ciclos menstruais irregulares e não saibam referir a data da última menstruação com precisão.

Quando isso acontece, é solicitada uma ultrassonografia que identifica a idade gestacional correta com base nas medidas do comprimento do feto.

A partir desse resultado é que o ginecologista obstetra dará início ao acompanhamento pré-natal e passará a indicar os cuidados necessários. É importante salientar que a data prevista para o parto (DPP) é feita com base na idade gestacional estipulada na primeira consulta.

O dia correto da concepção é praticamente impossível de se detectar, uma vez que a mulher pode ter tido mais de uma relação sexual dentro do mesmo ciclo menstrual, assim como a data da ovulação também pode variar.

A identificação da semana gestacional leva em conta o desenvolvimento fetal, com uma margem de erro para mais ou para menos. Essa margem de erro também pode ser entendida como por que a gravidez é contada em semanas.

Contando a gravidez em meses:

É muito comum em meio ao questionamento — por que a gravidez é contada em semanas? —, surgirem outras dúvidas, sendo uma delas se é possível traduzir as semanas em meses.

Sim, é possível e até muito comum as gestantes contarem as semanas em meses. Isso se deve ao fato de muitos não entenderem por que a gravidez é contada em semanas e ficarem confusos quanto ao tempo exato gestacional.

Uma gestação tem nove meses de duração. Esse período pode variar para mais ou para menos, uma vez que a partir da 37ª semana o bebê está formado por completo e pode nascer a qualquer momento e que o período gestacional também pode ultrapassar a 40 ª semana de gravidez.

Entretanto, o período gestacional não pode ser superior a 42 semanas, pois, incide um risco direto à saúde do bebê e da gestante.

Outra forma de contar as semanas gestacionais é dividindo esse período em três partes, ou trimestres, conforme tabela abaixo:

  • Início da gravidez até a 12 ª semana: primeiro trimestre gestacional;
  • 12ª até a 28ª semana: segundo trimestre gestacional;
  • 28ª semana até o dia do parto: terceiro trimestre gestacional.

Essa é uma explicação resumida sobre porque a gravidez é contatada em semanas. Caso as tentantes e gestantes ainda tenham ficado com dúvidas acerca dessa matemática, entre em contato com um de nossos médicos obstetras e tire esse e outros questionamentos sobre a gestação.

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta