Agendar primeira consulta

PESA, MESA, TESE e Micro-TESE: o que são esses procedimentos?

Fale conosco pelo WhatsApp
PESA, MESA, TESE e Micro-TESE: o que são esses procedimentos?

Imagem: Shutterstock

Homem com bebê no colo, os dois estão sorrindo
Fonte: Shutterstock

Pacientes com azoospermia possuem chances de fecundação na Reprodução Assistida por meio das técnicas PESA, MESA, TESE e Micro-TESE

Embora seja comum acreditar que a dificuldade de engravidar se encontra em distúrbios relacionados à mulher, a infertilidade masculina representa cerca de 40% dos casos. A azoospermia é uma das alterações seminais que inviabilizam a gestação, uma vez que essa condição é caracterizada pela ausência de espermatozoides no ejaculado.

A azoospermia pode ser obstrutiva, quando espermatozoides são produzidos nos testículos e impedidos de sair no fluido seminal por causa de obstrução nos ductos, como em casos de vasectomia ou de alterações anatômicas. Também pode ser não obstrutiva, se houver pouca ou nenhuma produção de espermatozoides pelos testículos, o que é mais difícil de reverter, dependendo de qual seja a etiologia, tal como:

  • Alterações genéticas;
  • Uso de medicamentos anabolizantes;
  • Traumas na região testicular;
  • Inflamações;
  • Infecções;
  • Tumores.

Para ambas as classificações de azoospermia, as técnicas de Reprodução Assistida permitem alcançar o sonho de ter filhos por meio da extração espermática em procedimentos cirúrgicos, como PESA, MESA, TESE e Micro-TESE, que são maneiras de coletar os espermatozoides não ejaculados diretamente dos testículos ou dos epidídimos.

Agende seu procedimento com os profissionais da BedMed!

Procedimentos de recuperação espermática

Para que aconteça a fecundação de forma natural no útero, os espermatozoides produzidos nos testículos e armazenados nos epidídimos até a maturação devem caminhar pelo ducto deferente para encontrar o sêmen na uretra, sendo expelidos juntos rumo ao encontro do óvulo.

Se houver problemas na produção, no armazenamento ou na passagem dos gametas masculinos, é necessário recorrer aos procedimentos de recuperação espermática, que podem ser PESA, MESA, TESE e Micro-TESE, para a possibilidade de retirada dos espermatozoides diretamente dos testículos ou dos epidídimos.

PESA

A escolha do procedimento ideal entre PESA, MESA, TESE e Micro-TESE depende do quadro de azoospermia. PESA, que é a aspiração percutânea de espermatozoides do epidídimo, é o método recomendado para azoospermia obstrutiva com a coleta dos espermatozoides diretamente dos epidídimos. O procedimento é feito em ambiente ambulatorial ou cirúrgico com o auxílio de uma agulha fina.

MESA

MESA, ou aspiração microcirúrgica de espermatozoides do epidídimo, também é indicada para pacientes com azoospermia obstrutiva. Menos utilizada que a alternativa anterior, essa técnica tem uma maior taxa de coleta de gametas por realizar uma aspiração direta de cada túbulo epididimário com um microscópio cirúrgico (microdissecção). O método precisa ser feito, necessariamente, em centro cirúrgico com o paciente sob anestesia geral.

TESE

Já a TESE, extração de espermatozoides dos testículos, é utilizada em pacientes com azoospermia não obstrutiva. No procedimento, são extraídos os espermatozoides dos testículos por meio de uma biópsia, realizada na região testicular, com o intuito de encontrar os gametas nas amostras de tecidos testiculares retirados.

Micro-TESE

Entre os procedimentos PESA, MESA, TESE e Micro-TESE, a Micro-TESE é a mais precisa. Também recomendada para casos de azoospermia não obstrutiva, esse método é realizado com a ajuda de um microscópio cirúrgico que amplia as imagens do tecido testicular para determinar as áreas com maior potencial de localização de espermatozoides.

Quero realizar o sonho da parentalidade com a BedMed!

Técnicas de recuperação espermática na FIV: quais são as suas aplicações?

Os procedimentos PESA, MESA, TESE e Micro-TESE permitem a possibilidade de extração de espermatozoides para as técnicas de Reprodução Assistida mesmo em quadros graves de infertilidade masculina. A fertilização in vitro é o método adequado por envolver a fecundação de gametas masculinos e femininos em laboratório.

Após a coleta do espermatozoide por meio de qualquer um dos procedimentos de recuperação espermática, o gameta é introduzido no óvulo por meio da Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI), poupando o espermatozoide do esforço de romper a membrana externa do óvulo.

O diagnóstico de azoospermia não significa o fim da possibilidade do casal ter filhos. Portanto, escolher profissionais capacitados nessas técnicas, recebendo a indicação adequada entre PESA, MESA, TESE e Micro-TESE, aumenta a probabilidade de sucesso na obtenção da gravidez.

Entre em contato com a clínica BedMed para saber mais sobre as possibilidades entre PESA, MESA, TESE e Micro-TESE.

 

Fontes:

Associação Brasileira de Reprodução Assistida

Clínica BedMed

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta