Quando nós, da equipe médica da clínica BedMed, estávamos pensando a respeito dos possíveis assuntos a debater no post do nosso blog, veio a ideia de celebrar um mês especial. Outubro foi escolhido para ser o mês rosa, ou seja, o mês no qual algumas ações sociais são realizadas objetivando expandir o conhecimento sobre as medidas preventivas contra o surgimento do câncer de mama.
Sendo assim, é claro que a clínica BedMed não poderia deixar de participar de um movimento tão bonito como esse. Durante o mês de Outubro divulgaremos textos informativos sobre o câncer de mama em nossas páginas do Facebook e do Instagram. O intuito é trazer a tona um assunto de extrema importância para todos os brasileiros e transmitir informações a respeito dessa doença.
O Outubro Rosa
Devido a sua grande incidência e a sua grande repercussão, principalmente na vida da mulher, surgiu um movimento nos Estados Unidos, no final da década de 90, que veio auxiliar a divulgação de meios de prevenção para essa doença: o Outubro Rosa. O objetivo da campanha, que ganhou referência mundial, é celebrar as ações em prol da prevenção do câncer de mama durante o mês de Outubro.
A palavra “câncer” gera um impacto muito grande sobre as pessoas e, por isso, temos o dever de orienta-las com relação às principais informações sobre o câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. São inesgotáveis as fontes de informações sobre os tipos de exames que devem ser realizados pelas mulheres ao longo de sua vida, porém apenas uma pequena parcela da população brasileira realiza os exames preventivos de forma anual, aumentando, dessa forma, o número de casos de câncer de mama em nosso país.
A incidência do câncer de mama aumenta a cada ano e ele se faz presente de uma forma significativa na população mundial, sendo o câncer mais comum entre as mulheres. Segundo estatísticas do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), estima-se que cerca de 57.120 novos casos sejam diagnosticados apenas durante o ano de 2014. Dados da Organização Mundial de Saúde destacam que mais de 1.050.000 mulheres são portadoras do câncer de mama e convivem com a doença.
O câncer de mama não escolhe quem vai acometer, podendo estar presente em qualquer membro de qualquer família. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, apresentando aumento da incidência conforme o passar da idade. É importante ressaltar que a predisposição ao câncer de mama pode ser transmitida de forma hereditária, sendo orientada a pesquisa genética em casos de câncer de mama em familiares de primeiro grau abaixo dos 35 anos de idade.
Existem diversas medidas preventivas que podem ser introduzidas a favor da prevenção desse tipo de câncer. O controle de peso corpóreo, a adoção de dieta adequada e a prática de exercícios físicos regulares devem ser estimulados. O autoexame da mama também deve ser realizado, porém não como método exclusivo para detecção precoce do câncer de mama. A ultrassonografia das mamas deve ser aplicada como um método complementar no diagnóstico de lesões mamárias. Toda mulher jovem deve realizar exames preventivos anualmente com o seu ginecologista.
A maior motivação da campanha é divulgar que o câncer de mama é uma doença curável e que quando diagnosticada no estágio inicial, as chances de cura e recuperação são ainda maiores.
Previna-se contra o câncer de mama! Procure seu ginecologista e informe-se sobre a sua saúde!
Leia mais: Câncer de Mama