Conheça os principais fatores que, no corpo feminino, dificultam o sucesso da gravidez
Entender o que causa infertilidade feminina é um dos principais passos para buscar soluções para contornar o problema e conseguir engravidar. Isso porque, na maioria dos casos, o tratamento para a infertilidade depende também do tratamento de suas causas.
De forma geral, a infertilidade ocorre quando um casal tenta engravidar de forma espontânea por pelo menos um ano sem utilizar métodos contraceptivos. Ela pode ser causada por fatores femininos, masculinos ou mistos. No caso dos fatores femininos, diversas causas, de forma isolada ou não, podem levar ao problema.
A seguir, entenda mais sobre o que causa a infertilidade feminina e quais são as melhores formas de tratar ou prevenir esses fatores.
Índice
Quais doenças podem causar a infertilidade feminina?
Uma série de doenças pode estar por trás do que causa a infertilidade feminina. Elas podem afetar a morfologia das estruturas reprodutivas ou mesmo a capacidade de ovulação, manutenção do ciclo menstrual ou implantação do embrião no endométrio.
Sendo assim, as principais doenças que podem ser classificadas como causas da infertilidade feminina são:
Endometriose
Quando se pergunta o que causa a infertilidade feminina, a resposta mais comum é a endometriose. A doença, caracterizada pela implantação de células do endométrio — tecido que reveste a cavidade do útero e recebe o embrião — fora da cavidade uterina, é detectada como a principal causa de infertilidade em pelo menos 50% das mulheres com dificuldades para engravidar.
As alterações anatômicas e/ou hormonais provocadas pela presença de tecido endometrial fora da cavidade do útero fazem com que a instalação do embrião e seu desenvolvimento sejam prejudicados.
Trombofilia
A trombofilia também pode ser uma das respostas à pergunta “o que causa infertilidade feminina?”. A doença é caracterizada por anomalias na coagulação do sangue que aumentam o risco de trombose, que, no útero, pode obstruir os vasos que irrigam o endométrio e impedir a implantação do embrião.
Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) se caracteriza pela presença de múltiplos folículos nos ovários que podem causar ou intensificar problemas de regulação hormonal. Isso resulta em várias consequências, que variam desde problemas mais simples, como a acne, até mais complexos, como a infertilidade proveniente da anovulação crônica (ausência de ovulações).
Miomas uterinos
Até 3% dos casos de infertilidade feminina podem ser causados pela presença de miomas uterinos, tumores quase sempre benignos formados por tecidos musculares e fibrosos. O que causa a infertilidade feminina, nesses casos, é o fato de os miomas crescerem e alterarem a morfologia uterina, levando ao bloqueio das trompas ou aumentando a dificuldade de implantação e desenvolvimento do embrião.
Falência Ovariana Precoce (FOP)
A falência ovariana precoce (FOP) é uma condição caracterizada pelo esgotamento dos folículos ovarianos antes dos 40 anos de idade, causando a menopausa precoce. A ausência de ovulações regulares, portanto, faz com que a mulher não consiga engravidar.
Outros fatores que podem causar a infertilidade feminina
Além de doenças do sistema reprodutivo, outros fatores podem ser considerados entre os que causam a infertilidade feminina. O mais comum é a idade, já que mulheres a partir dos 35 anos veem suas chances de engravidar reduzirem cada vez mais rápido a cada ano, principalmente por causa da diminuição da reserva ovariana.
Entre outros fatores que causam a infertilidade feminina, podemos citar:
- Alterações tubárias (encurtamentos ou obstruções);
- Alterações anatômicas uterinas congênitas ou adquiridas;
- Doenças renais e diabetes;
- Infecções sexualmente transmissíveis;
- Distúrbios hormonais;
- Efeitos dos tratamentos contra o câncer, como a quimioterapia e a radioterapia;
- Hábitos de vida (tabagismo, consumo de álcool, drogas e sedentarismo).
Dicas para diminuir o risco de infertilidade feminina
Um dos benefícios de se entender o que causa infertilidade feminina é a possibilidade de traçar planos para diminuir as chances de sua ocorrência, nos casos em que há essa possibilidade.
A mudança de hábitos é capaz de prevenir muitos fatores adquiridos de infertilidade feminina. Por isso, adotar uma rotina de atividades físicas, alimentação saudável, evitar o estresse, o cigarro e outras substâncias nocivas pode aumentar as chances de obter sucesso numa tentativa de gravidez.
Alguns fatores, no entanto, não podem ser evitados dessa forma. Por isso, é importante manter acompanhamento periódico com um médico ginecologista para avaliar a saúde do sistema reprodutivo e estabelecer tratamentos o mais precocemente possível para lidar com as doenças que podem causar infertilidade.
Nos casos em que a infertilidade feminina é inevitável, é possível buscar apoio de uma clínica de Reprodução Humana Assistida, onde os profissionais especializados estão preparados para analisar e entender as demandas da paciente e possibilitar um tratamento que aumente as chances de engravidar.
Para saber mais sobre esse e demais assuntos, entre em contato com a Clínica BedMed.
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia