Dieta balanceada e rica em nutrientes contribui para a fertilidade tanto do homem quanto da mulher
Os nutrientes desempenham papéis fundamentais em todo o nosso organismo. Sem uma quantidade correta dessas substâncias que encontramos nos alimentos, não renovamos nossas células, nossos órgãos não funcionam adequadamente e não temos produção hormonal para regularizar todos esses processos.
Por esse motivo, a nutrição é importante também para controlar a fertilidade, os ciclos menstruais, a produção de gametas e todos os processos que envolvem a gestação.
Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta!
A atenção à nutrição na Reprodução Assistida começa desde as primeiras consultas. No entanto, é fundamental que as pacientes entendam a importância dessa relação desde antes de procurar o atendimento médico. Assim, é possível alcançar o equilíbrio nutricional favorável ao sucesso do tratamento.
No conteúdo a seguir, conheça mais detalhes sobre a relação entre nutrição e Reprodução Assistida.
Índice
Importância da nutrição na Reprodução Assistida
Quando se fala em nutrição na Reprodução Assistida, estamos indo além da importância da nutrição para a gravidez em si. Isso porque a nutrição não adequada pode trazer impactos negativos para a fertilidade, tais como:
- Maior irregularidade dos ciclos menstruais;
- Diminuição da reserva ovariana;
- Piora da qualidade dos óvulos;
- Alterações na motilidade e na fragmentação do DNA dos espermatozoides.
Essas alterações podem fazer com que os gametas coletados para um tratamento de fertilização in vitro, por exemplo, não sejam suficientes ou tenham a qualidade reduzida, diminuindo, assim, as chances de sucesso do tratamento. Por isso, as orientações a respeito de nutrição na Reprodução Assistida devem ser seguidas com muito cuidado e atenção.
Relação entre nutrição e Reprodução Assistida
Como mencionado anteriormente, a relação entre nutrição e Reprodução Assistida é muito próxima, visto que a qualidade dos gametas é fundamental para que as taxas de sucesso dos tratamentos sejam maiores.
Além disso, quando a nutrição na Reprodução Assistida é pensada desde o início do tratamento, esta pode trazer benefícios também para o período da gravidez, possibilitando uma gestação saudável para a mãe e para o feto em desenvolvimento.
Existe dieta para aumentar a fertilidade?
Quando se pensa em nutrição na Reprodução Assistida, o principal passo é pensar em uma alimentação que equilibre os nutrientes de forma a evitar processos que podem tornar o organismo nocivo para o sistema reprodutivo. Entre os alimentos que podem ser consumidos durante o tratamento, podemos mencionar:
- Alimentos ricos em ômega 3 e outras gorduras insaturadas;
- Nozes, castanhas e sementes;
- Feijões, ervilhas e outras leguminosas ricas em proteínas vegetais;
- Carboidratos de digestão lenta, que podem ser encontrados em frutas, vegetais e cereais, que também são ricos em fibras.
O consumo adequado desses nutrientes é fundamental para proporcionar uma melhor qualidade dos óvulos (principalmente quando a reserva ovariana é baixa) e proporcionar maiores chances de sucesso na implantação do embrião e no desenvolvimento da gravidez.
Entre os alimentos que devem ser evitados, podemos mencionar:
- Alimentos ricos em gorduras saturadas;
- Alimentos ricos em carboidratos refinados e açúcares;
- Alimentos ultraprocessados em geral;
- Bebidas alcoólicas.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Quero agendar agora a minha avaliação na clínica BedMed”]
Dicas de nutrição na Reprodução Assistida
É muito importante que a atenção à nutrição na Reprodução Assistida seja direcionada ao consumo correto de alimentos antes, durante e depois do tratamento, para que, assim, seja garantida uma gravidez saudável e um parto seguro.
Para isso, é importante também se atentar, em todas as fases do tratamento, a outros hábitos considerados saudáveis, tais como:
- Praticar atividade física frequentemente e com orientação profissional;
- Não fumar;
- Não se automedicar;
- Fazer acompanhamento periódico da saúde ginecológica e geral;
- Cuidar da saúde mental.
Assim, é possível garantir que, muito além da relação entre nutrição e Reprodução Assistida, todos os outros fatores que interferem na saúde estejam em equilíbrio.
Fonte:
Clínica BedMed