Agendar primeira consulta

Muco cervical: O que é e para que serve?

Fale conosco pelo WhatsApp
Muco cervical: O que é e para que serve?

Imagem: Shutterstock

Muitas vezes confundindo com um corrimento, o muco cervical é uma secreção muito importante para quem está tentando engravidar.

muco cervical muitas vezes é confundido com um corrimento, mas o que diferencia um do outro é que o muco cervical não tem cheiro nem causa incômodos, como coceira ou odor fétido, sinais esses geralmente comuns no corrimento.

O muco cervical é uma secreção natural produzida pelas glândulas do colo do útero e tem papel muito importante na concepção, pois ele indica quando a mulher está em seu período fértil. A probabilidade de concepção é maior quando o muco cervical aumenta de volume e tem característica elástica. 

Além disso, essa secreção tem outras funções, sendo as principais:

  • Impedir que os espermatozoides transitem em direção às tubas uterinas fora do período fértil;
  • Evitar que bactérias subam do canal vaginal para o interior da cavidade uterina, causando infecções e outras doenças que podem afetar o útero;
  • Proteger o útero mesmo durante a gestação, pois o organismo continua a produzi-lo nessa fase.

O que muda no muco cervical ao longo do ciclo menstrual?

O muco cervical muda de aparência em cada fase do ciclo menstrual, sofrendo alterações em relação à sua qualidade e quantidade. Por isso, a mulher que está tentando engravidar deve ficar atenta às características da secreção para saber em qual período suas chances de obter a gravidez são maiores.

Veja, abaixo, as principais mudanças que ocorrem no muco cervical durante o ciclo menstrual.

  • Após a menstruação: a produção de muco cervical diminui assim que se encerra o período menstrual, mas, em poucos dias, a secreção volta a ser produzida. Nessa fase, ele costuma ter um tom esbranquiçado, amarelado ou turvo, bem como uma consistência pegajosa;
  • Próximo à ovulação: a quantidade de muco produzido pelo organismo começa a aumentar assim que a ovulação se aproxima. Nesta fase, ele adquire uma consistência semelhante à de um creme;
  • Na ovulação: é nos dias que antecedem a ovulação que a produção de muco cervical atinge seu pico. Nesta fase, é possível notar que a cor e a consistência são semelhantes à de uma clara de ovo, porém, ele é mais fino e elástico. É exatamente essa consistência que facilita a passagem dos espermatozoides para as tubas uterinas, onde a fecundação ocorre;
  • Após a ovulação: após a ovulação, a quantidade de muco cervical começa a diminuir e ele passa a ter uma consistência mais espessa.

Para avaliar o muco, a mulher deve introduzir o dedo indicador na vagina. Ao retirá-lo, basta observar se há secreção em quantidade suficiente e se ela está elástica ou não.

Características do muco cervical em outras fases da vida

Na gravidez

O muco cervical continua sendo produzido normalmente na gestação, mas ele se torna mais espesso e com tom esbranquiçado devido às alterações hormonais. Isso é importante para impedir que bactérias e outros microrganismos se desenvolvam no útero e causem complicações na gravidez.

No pós-parto

Nessa fase, pode apresentar sangue nos primeiros dias após o parto, período em que o organismo elimina muco, restos de sangue e tecidos da placenta. A partir do 10º dia, ele passa a ter um tom mais branco ou amarelado.

Na menopausa

É natural que nessa fase da vida da mulher, quando os ovários deixam de produzir o hormônio estrogênio, a produção de muco cervical diminua, o que deixa a vagina mais seca. Na menopausa, ele se torna mais espesso e o cheiro pode ter alterações.

Qual é a importância do muco cervical para a mulher que quer engravidar?

Como dito, é no período da ovulação que a produção de muco cervical aumenta e sua consistência é alterada (devido a uma maior produção do hormônio estrogênio), o que facilita a movimentação dos espermatozoides pelas tubas uterinas.

Porém, há casos em que o muco cervical, influenciando por uma série de fatores, se torna hostil. Quando isso ocorre durante o período fértil, a mulher encontrará mais dificuldade para engravidar, sendo necessário realizar acompanhamento junto ao médico ginecologista especialista em Reprodução Assistida.

Portanto, se você está tentando engravidar, deve ficar atenta às características do muco para identificar o pico do seu período fértil. Mas, atenção: existem algumas situações em que não é indicado avaliar o muco cervical para saber se está ou não no período fértil. São elas:

  • Durante a excitação sexual (orgasmo);
  • No dia em que mantiver relações sexuais;
  • Depois de usar duchas vaginais ou outros produtos/medicamentos.

Também é importante saber diferenciar corrimento e procurar um especialista, caso desconfie que a secreção se trata, na verdade, de corrimento.

O corrimento patológico apresenta:

  • Cor branca, amarelada, amarronzada ou esverdeada, dependendo do agente causador da infecção;
  • Cheiro forte, que muitas vezes lembra o odor de “peixe podre”;
  • Consistência mais espessa ou diferente do habitual.

Entre em contato e agende uma consulta com os especialistas da clínica BedMed para tirar todas as suas dúvidas.

Fontes:

BedMed

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta