Agendar primeira consulta

Menstruação irregular é normal?

Fale conosco pelo WhatsApp
Menstruação irregular é normal?

Imagem: Shutterstock

Menstruação irregular não deve ser considerada normal. Ciclos mais longos ou casos de escapes menstruais, por exemplo, devem ser analisados de forma criteriosa pelo médico ginecologista para identificar potenciais distúrbios hormonais.

Em casos mais graves, a menstruação irregular pode ser resultado de condições mais sérias, tais como o câncer do colo de útero ou de endométrio. Entretanto, não é necessário preocupar-se antes de ter o correto diagnóstico em mãos.

Para isso, agende uma consulta com um médico ginecologista. Na clínica BedMed você conta com profissionais renomados, atendimento humanizado e integral à saúde da mulher.

Identificando a menstruação irregular:

É muito importante que a mulher tenha o perfeito entendimento sobre o seu próprio ciclo menstrual. Esse processo natural do corpo feminino é dividido em três fases: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea.

Essas fases têm duração média de 28 dias, podendo variar para menos (25 dias) ou para mais (de 35 a 40 dias). Identificar os dias do ciclo menstrual é a primeira forma de saber se houve alguma disfunção da menstruação.

Nos primeiros dois anos após a primeira menstruação (menarca) é comum que os ciclos menstruais sejam irregulares, devido à imaturidade da produção hormonal cerebral e ovariana. Entretanto, após esse período, a menstruação irregular não deve ser encarada como algo comum.  

A menstruação irregular é identificada quando a duração ou o fluxo da menstruação se alteram e o espaçamento entre uma menstruação e outra se torna superior a 90 dias e não se corre o risco de uma gestação. 

Por isso, é importante que após a primeira menstruação a mulher dê início ao acompanhamento de forma periódica (pelo menos uma vez ao ano) junto a um médico ginecologista.

Exames para diagnosticar o que causa a irregularidade menstrual:

Para a identificação correta das causas da menstruação irregular, a paciente deve se submeter à realização de alguns exames. Veja a lista completa a seguir:

  • Citologia oncótica ou Papanicolaou;
  • Colposcopia com biópsia (se necessário);
  • Ultrassonografia pélvica;
  • Exame de urina tipo I e urocultura;
  • Hemograma completo;
  • Coagulograma completo;
  • Dosagens hormonais;
  • Biópsia de endométrio (se necessário).

Cada um desses exames colabora para identificação exata da causa da menstruação desregulada.

Calcinha com menstruação
Imagem: Shutterstock

Tipos de anormalidades menstruais:

Outra forma de diagnosticar o que tem causado a menstruação irregular é saber em que tipo de situação se está enquadrada. O ginecologista pode identificar a condição como:

Amenorreia: ausência total de ciclo menstrual;

Oligomenorreia: menstruação irregular com intervalos > 35 dias;

Polimenorreia: menstruação cujo intervalo é < 24 dias;

Hipermenorreia: sangramento prolongado durante a menstruação;

Hipomenorreia: pequeno fluxo sanguíneo na menstruação;

Menorragia: sangramento fora do período menstrual;

Menometrorragia: excesso de sangramento, sendo superior a 80 ml.

Com base nessas informações, o ginecologista consegue solicitar o exame adequado e averiguar o que tem causado a menstruação irregular na paciente.

Causas da menstruação desregulada:

Diversos fatores têm relação direta com um ciclo menstrual irregular. Vida agitada, estresse, má alimentação, consumo de bebidas alcoólicas e até excesso de exercícios físicos colaboram para desregular o ciclo menstrual da mulher.

Doenças como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), hipotireoidismo e hiperprolactinemia também costumam ser fatores que colaboram nesta situação, sendo facilmente tratadas quando diagnosticas.

A desregulação hormonal também é causa comum de menstruação irregular e basta a administração de pílulas anticoncepcionais para fazer com que o fluxo menstrual tenha regularidade.

Quando a menstruação irregular é grave?

O aconselhamento junto ao ginecologista de forma periódica é a forma mais eficaz de se identificar as causas da menstruação irregular e tratá-las de forma efetiva. É importante que a mulher relate todos os sintomas, pois, em alguns casos pode ser uma condição mais séria, como o câncer do colo do útero e do endométrio, por exemplo.

Essas são apenas algumas informações acerca da menstruação irregular. Para correto diagnóstico e tratamento, é necessário aconselhamento junto a um médico ginecologista. Agende uma consulta com um dos profissionais da clínica BedMed.

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta