Agendar primeira consulta

A importância do ácido fólico para a gestação

Fale conosco pelo WhatsApp
A importância do ácido fólico para a gestação

Imagem: Shutterstock

A vitamina mais recomendada no período pré-gestacional e nas primeiras 12 semanas de gravidez é o ácido fólico, fonte de nutrientes do complexo B. Entenda a sua importância na gravidez e como implementá-la.

Mulher grávida segurando comprimidos de ácido fólico

Imagem: ShutterstockUma das primeiras vitaminas indicadas para as novas gestantes, e até mesmo para as tentantes, é o ácido fólico. Também conhecido como vitamina B9, o ácido fólico possui um papel importante no desenvolvimento do tubo neural do embrião, o que ocorre ainda nas primeiras semanas da gestação.

O tubo neural é a estrutura desenvolvida para dar origem ao crânio e à coluna dorsal do bebê, sendo que a recomendação do uso de ácido fólico para a gestação é realizada para diminuir os riscos de lesões e de doenças do tubo neural, tais como a espinha bífida ou a anencefalia.

Folato é a mesma coisa que ácido fólico?

Ao saber da importância do ácido fólico para a gestação, a futura mamãe pode encontrar em sua receita a recomendação do folato ou até mesmo metilfolato. Saiba que ambos representam o princípio ativo do ácido fólico, a vitamina B9.

O metilfolato é o nome dado ao ácido fólico que não precisa ser metabolizado pelo organismo. Isto é, para que o ácido fólico funcione e traga os seus benefícios para o corpo, o organismo, por meio da ação de uma enzima, o transforma em metilfolato. Assim, ao ingerir o metilfolato, a chance de aproveitamento da vitamina é maior, tendo em vista que cerca de 30% da população não consegue converter o ácido fólico em metilfolato.

Quando tomar o ácido fólico?

O ácido fólico atua no processo de divisão celular, além da síntese e reparação do DNA. O folato traz grandes benefícios não apenas para as gestantes, mas para o público em geral.

Quando em quantidades satisfatórias no organismo, o ácido fólico pode:

  • Prevenir a anemia;
  • Ajudar na produção de dopamina e noradrenalina, reduzindo as chances de depressão ou de Alzheimer;
  • Estimular o crescimento saudável de unhas e cabelos.

o ácido fólico para a gestação é indicado até mesmo para as tentantes. Isso ocorre porque a formação do tubo neural, ponto de maior impacto positivo do ácido fólico, acontece dentro das primeiras quatro semanas de gestação, um momento em que algumas mulheres ainda não sabem que estão grávidas.

Vale ressaltar que potencializar a boa formação fetal não é o único benefício do ácido fólico para a gestação. Essa vitamina auxilia na produção de glóbulos vermelhos e também é responsável pela formação da placenta, além de diminuir o risco de pré-eclâmpsia.

Sendo assim, a suplementação de ácido fólico é recomendada para todos os públicos. Particularmente, para as gestantes, esse é um cuidado que deve ser iniciado no planejamento da gravidez e se estender até após o parto. O fundamental é contar com um acompanhamento médico para definir qual a dose adequada para o seu caso.

820x120-Guia-do-Bem-estar-da-Gestante

Alimentos ricos em ácido fólico

O ácido fólico para a gestação e para outras necessidades e fases da vida pode ser encontrado em uma alimentação saudável e balanceada. Sua concentração é maior entre as folhas verdes cruas, mas ele também pode ser encontrado em outros alimentos:

  • Agrião;
  • Couve;
  • Alface;
  • Quiabo;
  • Espinafre;
  • Abacate;
  • Grão de bico;
  • Aspargos;
  • Ervilhas e lentilhas;
  • Fígado de galinha ou de boi.

Ácido fólico provoca autismo no bebê?

A indicação do ácido fólico para a gestação parte do seu potencial de evitar doenças e malformações fetais. Níveis adequados de ácido fólico são capazes de prevenir o autismo, transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação e interação social.

Nos últimos anos, artigos e estudos lançados levantaram suspeitas a respeito do risco que o consumo elevado de ácido fólico pode causar para o desenvolvimento do autismo. As fontes analisaram casos em que foram consumidas doses muito elevadas de ácido fólico, valor muito superior aos 400 a 800 mcg diários recomendados.

Segundo o levantamento da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), estudos recentes afirmam que a dose adequada de ácido fólico pode proteger contra o autismo, quando comparados às gestantes que não realizaram suplementação dessa vitamina.

Outros nutrientes recomendados para as gestantes

Ciente da importância do ácido fólico para a gestação, é fundamental que a mulher grávida também se atente a outros nutrientes que serão fundamentais para o desenvolvimento do bebê, sendo os principais:

  • Vitamina A: desenvolve as células cardíacas e do aparelho digestivo;
  • Vitamina B6: contribui na formação das células musculares;
  • Vitamina D: absorve o cálcio.

Tanto o ácido fólico para a gestação quanto as vitaminas citadas acima demandam um planejamento individualizado para a futura mamãe. Não se automedique e siga as recomendações do seu médico obstetra e/ou ginecologista.

Entre em contato com os especialistas da clínica BedMed e saiba mais sobre os tratamentos de fertilidade.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde;

Clínica de Reprodução Humana – BedMed.

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta