Uma dúvida recorrente nos consultórios médicos refere-se à prática de exercícios físicos na gravidez. Repleto de mitos, tal iniciativa é permitida, desde que a gestante não apresente uma gravidez de risco. Nas consultas de pré-natal, o médico obstetra indica as práticas que são permitidas à gestante, sendo que a maioria delas é fundamental no preparo para o parto.
A liberação de exercícios durante a gravidez não significa que a gestante pode correr uma maratona ou participar de uma competição de triátlon. Na realidade, a prática de exercícios físicos na gravidez deve ser leve ou moderada e colaborar para melhorar o bem-estar da gestante.
Para desmistificar informações contraditórias em relação à prática de exercícios físicos na gravidez, os médicos ginecologistas obstetras da clínica ginecológica BedMed responderam as principais dúvidas sobre o tema. Confira a seguir!
Índice
Quando devo começar a praticar os exercícios físicos?
Geralmente, a recomendação dos médicos ginecologistas obstetras é que a gestante comece a praticar exercícios após a 12ª semana de gestação, o que equivale ao terceiro mês. O importante é que a mulher se sinta bem e que a prática de exercícios físicos na gravidez reverbere de forma positiva no seu bem-estar.
Ter o consentimento do médico obstetra é fundamental. Ele é quem poderá indicar o melhor momento para fazer exercícios físicos na gestação, a intensidade, a periodicidade e quais podem ser mais adequados com base na rotina da gestante. É importante ressaltar que o exercício deve ser feito com regularidade.
Quais exercícios físicos na gravidez estão liberados?
Os exercícios de baixo impacto e leves/moderados são permitidos durante a gestação. A musculação, comumente feita em academia, pode ser mantida desde que seja criado um treino específico para a gestante.
Muitos profissionais da área de Educação Física se especializam neste nicho, sendo possível até encontrar academias exclusivas às gestantes. Caminhada, hidroginástica, natação, bicicleta, dança, exercícios de alongamento muscular e ginástica localizada, ioga e pilates estão na lista dos exercícios permitidos durante a gravidez. É importante que a gestante escolha o exercício que lhe trará mais conforto.
Mulheres que querem ter o parto por via vaginal devem procurar por exercícios que fortaleçam a musculatura da região pélvica, fato esse que colaborará na hora do trabalho de parto.
Quando é contraindicado fazer exercícios físicos na gestação?
Gestações de alto risco têm contraindicação para prática de exercícios físicos. Entretanto, o risco pode surgir ao longo da gestação e é necessário interromper a prática de exercícios físicos na gravidez quando:
- Ocorrer sangramento;
- Apresentar quadro de dor abdominal ou no peito;
- Identificar a perda de líquido por via vaginal;
- Ter inchaço excessivo nas mãos, pés ou até mesmo na face;
- Dor de cabeça forte;
- Apresentar quadro de palpitação;
- Tontura;
- Perceber a redução dos movimentos fetais;
- Contrações uterinas (que geralmente pioram durante as atividades físicas);
- Sensação de falta de ar.
Dá para fazer exercícios em casa?
Sim, é possível realizar os exercícios físicos em casa. Alguns cuidados devem ser tomados para que essa medida não se torne prejudicial. A internet disponibiliza vídeos específicos para a gestante, apenas atente-se a perguntar ao médico obstetra se ele está de acordo com o exercício escolhido.
Em caso de dúvidas, comece pela caminhada. Duas ou três voltas no quarteirão já são o suficiente. Mas lembre-se de usar roupas e calçados adequados, evitar exercícios em horário que o sol está muito forte, beba bastante água durante a prática e faça pequenas pausas para descansar.
Como mencionado, a intenção é melhorar o condicionamento físico e trazer bem-estar e não tornar os exercícios uma prática exaustiva.
É necessário parar de fazer exercícios com a proximidade do parto?
Não necessariamente. A prática de exercícios físicos na gravidez pode ser realizada até o final dela, desde que a gestante se sinta bem. Atente-se apenas para que os exercícios não causem mal-estar.
Fontes:
Clínica BedMed;