Após começar a sentir vibrações externas e a voz da mãe, o bebê começa, de fato, a ouvir sons externos a partir do quinto mês de gravidez. Ele continua a crescer, sendo que, a partir dessa fase, o ganho de peso se torna cada vez maior, proporcionando um maior acúmulo de reservas energéticas (gordura).
Veja como o bebê vai se desenvolver entre a 17ª e a 20ª semana de gravidez!
Índice
17ª semana de gestação
Na 17ª semana, o bebê mede entre 11 a 12 cm de comprimento e pesa entre 100 a 140 g. O corpo torna-se mais proporcional, mas a cabeça ainda se destaca. Nessa semana, o tamanho do bebê e o tamanho da placenta são idênticos.
Apenas de não utilizar alguns sistemas na vida intrauterina, muitos deles já são testados nessa fase. Por exemplo, ele treina a deglutição ao engolir, expele líquido amniótico, que começa a exalar do pulmão e treina a respiração, movimentando involuntariamente a caixa torácica.
Apesar do desenvolvimento, os olhos ainda estão fechados. As unhas, por sua vez, já estão formadas tanto nas mãos quanto nos pés.
Nessa fase, o sexo do bebê também já está visível, podendo identificar se a paciente está grávida de um menino ou de uma menina.
18ª semana de gestação
Durante a 18ª semana, o bebê ganha mais agilidade física, conseguindo testar os reflexos ao dar pontapés e chupar os dedos, por exemplo. As feições também estão completamente definidas, com olhos, nariz e boca desenvolvidos. Nessa semana, ele tem entre 12,5 a 14 cm de comprimento e pesa entre 150 a 190 g.
O bebê tem um desenvolvimento agitado:
- Formam-se as impressões digitais na ponta dos dedos;
- Começam a surgir os músculos;
- Os alvéolos começam a se desenvolver no interior dos pulmões.
Com o diafragma desenvolvido, o soluço permite ao bebê treinar reflexos da respiração. A mãe já consegue sentir alguns movimentos do bebê e devido ao crescimento da barriga pode se sentir fadigada, sendo indicado evitar o esforço físico de forma demasiada.
19ª semana de gestação
A partir da 19ª semana, o bebê inicia a produção do suco gástrico. Nessa semana, ele terá cerca de 13 a 15 cm de comprimento e pesará entre 200 a 240 g.
A formação da próstata nos meninos teve início na semana anterior. Já para a gestação de meninas, o útero começar a se formar nessa semana. Os bebês do sexo feminino já possuem 6 milhões de oócitos, dos quais 1 milhão irão permanecer após o nascimento.
O bebê desenvolve um próprio ritmo de sono que é independente da rotina materna. Apesar dos olhos ainda estarem fechados, eles já se movem.
20ª semana de gestação
A gravidez já chegou a sua metade e o bebê mede entre 14 a 16 cm de comprimento e pesa entre 255 a 300 g. O desenvolvimento cerebral está cada vez mais completo, com o progressivo surgimento de novas sinapses nervosas.
Devido ao fortalecimento dos sistemas nervoso e muscular, o bebê consegue realizar alguns movimentos com precisão, tais como juntar as mãos.
Entre esta semana e a 24ª deve-se realizar a segunda ecografia morfológica da gravidez para analisar detalhadamente a estrutura do feto. Podem ser identificadas alterações, tais como a espinha bífida ou a presença de defeitos cardíacos.
Nessa fase, a mãe pode apresentar desconfortos relacionados com a retenção de líquidos e começar a sentir as contrações de Braxton Hicks (falsas contrações do parto). Realizar exercícios leves pode ajudar a manter a disposição!
Confira os outros artigos sobre a Evolução da Gravidez: