Muitas dúvidas surgem sobre este tema. Mas será que existe um tempo ideal?
Com a Fertilização in Vitro (FIV), a Reprodução Assistida tem ajudado muitos casais em sua jornada. No entanto, o procedimento pode não ser bem-sucedido na primeira tentativa, sendo comum surgir a pergunta: “Quanto tempo esperar entre uma FIV e outra?” A resposta depende de fatores físicos, clínicos e emocionais — e deve ser cuidadosamente discutida em conjunto com a equipe médica.
Neste texto, trazemos algumas informações para você saber quanto tempo esperar entre uma FIV e outra antes de dar início a um novo ciclo de tratamento.
Índice
Qual é o tempo ideal entre a primeira tentativa de FIV e uma nova tentativa?
Embora varie de pessoa para pessoa, o intervalo-padrão entre os ciclos de Fertilização in Vitro é de, no mínimo, um ciclo menstrual completo — podendo chegar a três, dependendo do caso. Para a maioria das mulheres, isso significa esperar de 4 a 6 semanas para que um novo ciclo se inicie após a primeira tentativa ter falhado.
Em relação à determinação de quanto tempo esperar entre uma FIV e outra, há várias considerações:
- Recuperação física: o corpo precisa de tempo para se recuperar das terapias hormonais, da coleta de óvulos e da implantação dos embriões.
- Preparação emocional: é preciso estar preparado para enfrentar emocionalmente um ciclo de Fertilização in Vitro, ainda mais após o primeiro ciclo não ter tido um resultado positivo.
- Estado de saúde: caso a mulher tenha algum problema médico latente, é melhor esperar até que ele seja resolvido antes de tentar outro ciclo.
- Idade: a idade e a saúde reprodutiva também influenciam muito a decisão sobre o período de espera.
- Questões financeiras: os tratamentos de Fertilização in Vitro podem ser caros, o que pode afetar o cronograma dos ciclos subsequentes. Ao considerar quanto tempo esperar entre uma FIV e outra, pode ser necessário reservar um tempo para se planejar e se preparar financeiramente antes de iniciar outro ciclo.
Como alinhar o momento certo de recomeçar com a equipe médica?
A exaustão causada por ciclos de Fertilização in Vitro malsucedidos pode resultar em um desgaste físico e emocional, o que impacta diretamente a resposta à questão: “Quanto tempo esperar entre uma FIV e outra?”
Fisicamente, cada ciclo consiste na administração de hormônios, coleta de óvulos e transferência de embriões. Essas etapas, por si só, podem causar complicações como inchaço abdominal, dores no corpo e cansaço. No nível emocional, as tentantes podem se sentir decepcionadas, irritadas ou desanimadas, o que é bastante compreensível. Todas as emoções que acompanham uma Fertilização in Vitro malsucedida fazem a pessoa se perguntar se vale a pena tentar novamente.
O que pode encurtar ou prolongar a espera?
Antes de prosseguir com outro ciclo de Fertilização in Vitro, é recomendado que o casal discuta com o seu médico o planejamento de uma nova tentativa, considerando:
- Resultados da FIV anterior;
- Necessidade de investigar as causas que levaram ao insucesso na primeira tentativa;
- Resposta aos medicamentos;
- Mudanças no estilo de vida (alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e redução do consumo de álcool);
- Condições clínicas atuais;
- Realização de exames adicionais;
- Aspectos emocionais;
- Existência de embriões congelados (ter embriões excedentes da primeira tentativa elimina algumas etapas na repetição do tratamento, tornando-o mais simples e menos desgastante).
Diferença entre pausa física e ajustes clínicos antes do próximo ciclo
Às vezes, há razões físicas que levam uma mulher a querer fazer uma pausa antes de dar início a um novo ciclo de FIV. Medicamentos usados durante o processo de Fertilização in Vitro podem causar efeitos colaterais, como a Síndrome de Hiperestimulação Ovariana (SHO), que ocorre em 10% a 20% dos ciclos, trazendo sintomas desconfortáveis e dolorosos.
A pausa física ajuda na recuperação do organismo, principalmente após uma estimulação ovariana intensa. Mas há situações em que é necessário fazer ajustes clínicos também. Estes têm como objetivo otimizar as chances de sucesso na próxima tentativa, com base em análises personalizadas do ciclo anterior.
Quantas tentativas de FIV são recomendadas, no máximo?
Muitos casais precisam passar por vários ciclos de Fertilização in Vitro antes de engravidar com sucesso. Em média, a FIV tem uma taxa de sucesso que pode chegar a 60% por ciclo. No entanto, as chances aumentam após várias tentativas, e muitos casais acabam concebendo após vários ciclos de Fertilização in Vitro.
Não existe um número-limite de tentativas. Como explicado ao longo deste texto, saber quanto tempo esperar entre uma FIV e outra demanda uma avaliação individual do caso, assim como a decisão de continuar ou desistir do tratamento.
Faça sua FIV com a Clínica BedMed!
A resposta sobre quanto tempo esperar entre uma FIV e outra é subjetiva, mas muitos especialistas recomendam entre um e três meses. Na Clínica BedMed, durante essa pausa, cada paciente é acompanhada de forma individualizada, com protocolos personalizados, atenção integral e suporte médico e emocional.
Se você está se preparando para uma nova tentativa de FIV, nossa equipe está pronta para ajudar você a encontrar o melhor momento para recomeçar.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA)
Sociedade Americana de Reprodução Assistida
