Dicas do doutor
- Após um abortamento, recomenda-se geralmente breve período de anticoncepção antes de tentar outra gestação. A taxa de abortamento é maior em gravidez que ocorre nos três primeiros meses após uma perda gestacional.
- Para pacientes que desejam uma contracepção de longa duração, a colocação de DIU imediatamente após um abortamento no 1º trimestre, seja ele induzido ou espontâneo, é segura e efetiva (categoria A).29
- A maioria dos abortamentos do primeiro trimestre da gestação ocorre de forma completa e espontânea, sem necessidade de intervenção médica ou cirúrgica.
- Em pacientes que apresentam tipagem sanguínea Rh negativo, deve-se administrar a imunoglobulina anti-Rh durante ou logo após o processo de abortamento.
- Pacientes com quadro de abortamento habitual (três ou mais episódios consecutivos de abortamento espontâneo) devem realizar pesquisa para síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF), alterações cromossômicas, alterações anatômicas, causas infecciosas, causas imunológicas e doenças sistêmicas.