Agendar primeira consulta

Dicas do Doutor – Endometriose

Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os principais sintomas da endometriose?

Antes de esclarecer quais são os principais sintomas da endometriose, precisamos entender o que é a doença. A endometriose é ocasionada pela implantação do endométrio (revestimento interno do útero) fora da cavidade endometrial. Na maioria dos casos, a endometriose acomete os ovários, intestinos ou a parede abdominal. Raramente ela se dissemina para além da região pélvica.

Como a endometriose afeta a qualidade de vida da mulher?

A endometriose é uma alteração ginecológica caracterizada pela implantação de tecido endometrial (camada de revestimento interna do útero) em outros locais da pelve, acometendo, principalmente, os ovários, alças intestinais, bexiga e tubas uterinas, podendo levar a paciente à infertilidade.

Como tratar a endometriose?

A endometriose é uma alteração ginecológica causada pela implantação anômala de tecido endometrial na região abdominal e órgãos pélvicos adjacentes ao útero, causando inflamação, desconforto abdominal e, até mesmo, infertilidade. Apesar de acometer muitas mulheres, infelizmente, nem todas as pacientes são orientadas a buscar um médico especialista em endometriose para realizar um tratamento ideal.

Entenda os tipos de endometriose

A endometriose é uma doença inflamatória crônica, de etiologia ainda incerta, que promove diversos tipos de sintomas, desde pequenos incômodos na região abdominal até quadros severos de infertilidade. De acordo com estatísticas mundiais, a endometriose afeta cerca de 10 a 15% da população mundial feminina.

Infertilidade feminina e endometriose

A endometriose é considerada a principal causa de infertilidade feminina nos dias de hoje. Ela é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, acometendo os demais órgãos da região pélvica, como as trompas uterinas e os ovários, por exemplo.

Quando devo buscar o auxílio de um especialista em endometriose?

A endometriose é uma alteração inflamatória crônica causada pela presença de tecido endometrial fora do útero. Sua localização mais frequente ocorre geralmente em regiões e órgãos pélvicos adjacentes ao útero, tais como a bexiga, as alças intestinais, os ovários e as tubas uterinas.

820x120-Guia-Completo-sobre-a-Endometriose

O que causa a endometriose?

A endometriose é definida pela presença de tecido endometrial em localização extrauterina (fora da cavidade endometrial e da musculatura do útero). Sua real incidência em nossa população pode ser subestimada, pois existem diversas pacientes assintomáticas que apresentam endometriose e que não são diagnosticadas (a maioria dos exames rotineiros não conseguem detectar a endometriose em estágios).

O que é endometriose profunda?

A endometriose é uma enfermidade caracterizada pela presença do tecido que reveste a camada mais interna do útero, chamado endométrio, em regiões fora da cavidade uterina, principalmente nos órgãos adjacentes ao útero, como as tubas uterinas, ovários, intestino e bexiga. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, essa doença acomete entre 10 a 15%.

Como é realizada a cirurgia para tratamento da endometriose?

De acordo com dados obtidos pela Secretaria de Saúde, cerca de sete mulheres se submetem diariamente a procedimentos cirúrgicos para tratamento da endometriose na cidade de São Paulo. O motivo da alta prevalência dessa doença em nossa população permanece desconhecido, porém, sabe-se que alguns fatores podem contribuir para a formação e o desenvolvimento da mesma.

O que é um endometrioma?

O endometrioma é um termo utilizado para designar a endometriose que acomete os ovários, formando cistos que são detectados pela ultrassonografia transvaginal ou pélvica. Diferentemente dos outros tipos de cistos ovarianos, que contém um líquido transparente em seu interior, o conteúdo do endometrioma é sanguinolento, de coloração achocolatada, devido à presença das células endometriais.

Dicas do doutor

Sua primeira consulta será realizada pelo seu ginecologista. Se você estiver procurando auxílio para tratamento de infertilidade, você deve ser referenciada a médicos especialistas em infertilidade.

Devido ao tempo limitado de consulta e a dificuldade em relembrar tudo que você deseja discutir, é uma boa ideia se preparar previamente à consulta.

O que você pode fazer?

  • Faça uma lista dos sintomas que você está apresentando: inclua todos os sintomas, até mesmo quando você acredita que não haja correlação com a endometriose;
  • Faça uma lista de qualquer medicação, ervas medicinais ou suplementos vitamínicos que você esteja ingerindo: inclua o tempo de uso e as dosagens;
  • Traga um membro da família ou um amigo próximo para acompanha-la durante a consulta se possível: você pode ter uma série de informações durante a consulta e é difícil relembrar de tudo.
  • Traga bloco de notas para realizar anotações que sejam válidas durante a consulta;
  • Prepare uma lista de questionamentos que você deseja perguntar para seu médico: anote as questões mais importantes correlacionadas com o tema em questão.

Algumas perguntas básicas correlacionadas com a endometriose incluem:

  • Como a endometriose é diagnosticada?
  • Quais medicações podem ser utilizadas no tratamento da endometriose? Existe alguma medicação que possa melhorar meus sintomas?
  • Quais são os efeitos colaterais das medicações?
  • Sob quais circunstâncias o tratamento cirúrgico é recomendado?
  • A endometriose irá afetar o meu potencial fértil?
  • O tratamento da endometriose pode melhorar o meu potencial fértil?
  • Existe algum tratamento alternativo para endometriose?

Tenha certeza de que você entendeu as informações que foram transmitidas pelo médico. Não hesite em solicitar que seu médico repita as informações necessárias.

O que esperar do médico?

Algumas perguntas que o médico especialista em endometriose pode realizar:

  • Há quanto tempo você está apresentando esses sintomas?
  • Qual a periodicidade dos sintomas?
  • Qual a severidade dos sintomas?
  • Os sintomas relatados são correlacionados com o seu ciclo menstrual?
  • Existe algum fator que melhore sua dor?
  • Existe algum fator que piore sua dor?

820x240-Guia-Completo-sobre-a-Endometriose

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta