Agendar primeira consulta

Dia das Mães: planejamento da gravidez

Fale conosco pelo WhatsApp
Dia das Mães: planejamento da gravidez

Imagem: Shutterstock

Mulher negra com um teste de gravidez em mãos, indicando que está grávida.
Fonte: Shutterstock

Saiba qual é a importância do planejamento e o que considerar ao planejar a gestação

A decisão sobre quando é o momento certo de formar uma família deve ser discutida pelo casal levando em consideração diversos aspectos, como saúde física e emocional, saúde financeira e reorganização da vida para a chegada de uma criança.

Para que esse seja um momento de alegria para os envolvidos, é importante fazer um adequado planejamento da gravidez. Vamos entender um pouco mais sobre isso no texto a seguir.

Importância do planejamento da gravidez

A gravidez não começa no momento da fecundação. Ela ocorre antes disso, quando a pessoa que decide formar uma família começa a fazer o chamado planejamento da gravidez. Ele é importante para trazer conforto e tranquilidade durante a gestação para o casal e para o bebê, uma vez que todos os detalhes terão sido devidamente pensados antes da gestação em si.

A gravidez planejada reduz inclusive os níveis de estresse, que podem impactar a gestação e a saúde do bebê. Além disso, com o planejamento da gravidez, a mulher consegue preparar todo o seu corpo para a gestação, como atualizar as suas vacinas ou melhorar a sua alimentação, por exemplo.

Outros aspectos importantes que também são considerados quando os futuros pais fazem o planejamento da gravidez são a saúde mental e financeira dos envolvidos. Isso é importante, pois o período da gestação e a chegada de um bebê mudam a vida do casal.

Sob o aspecto emocional, é preciso se preparar para as responsabilidades que cada um terá que assumir e os cuidados que essa nova vida exigirá. Já do ponto de vista financeiro, é preciso pensar nos investimentos que precisarão ser feitos não apenas durante a gestação, mas pelos longos anos que compreendem a formação do novo indivíduo.

Como planejar uma gravidez?

Como vimos, apesar das diversas preocupações que gerar um filho traz, é possível se preparar e fazer um planejamento da gravidez para que tudo transcorra bem. A seguir, veja como planejar de forma adequada a sua gestação.

Saúde do relacionamento

O primeiro passo do planejamento da gravidez é uma conversa franca entre os parceiros. É preciso que expectativas, desejos e planos estejam bem alinhados, pois a responsabilidade sobre essa nova vida é de ambos. Para que a criação do bebê seja a melhor possível, seus pais precisam estar em uma relação saudável e feliz.

Atenção às finanças

Ter um bebê também exige uma vida financeira organizada, pois não é uma tarefa fácil. A começar pela gravidez, é preciso ter uma reserva e estar preparado para a realização de exames e consultas médicas.

Além disso, diversas necessidades precisam ser supridas quando a criança nasce, como a compra de roupas, fraldas, construir ou reformar um quarto para o bebê, dentre outros gastos que podem ser, inclusive, imprevisíveis.

Com o planejamento da gravidez, é possível ir poupando um pouco a cada mês para não ter surpresas ao longo do caminho. Se possível, tente se programar também para despesas futuras, como escola, brinquedos, vacinação, entre outras.

Acompanhamento da saúde feminina

Antes de pensar em engravidar, a mulher também deve avaliar como anda sua saúde. Para isso, é preciso consultar um médico para que todos os exames necessários sejam realizados a fim de que se obtenha uma gravidez saudável.

O planejamento da gravidez inclui uma série de exames para investigar a saúde da mulher e avaliar se ela está apta a uma gestação ou se será necessário algum cuidado médico antes. Caso a mulher não esteja bem o suficiente, a gravidez será mais difícil de ocorrer, e quando ela vier, poderá trazer riscos para a mamãe e o bebê.

É fundamental que o parceiro também esteja atento à sua saúde e que realize os seus exames rotineiros.

Deixar de lado hábitos negativos

Assim que a mulher opta por engravidar, ela precisa estar ciente de que deve deixar imediatamente alguns hábitos de lado, como fumar, consumir bebidas alcoólicas, ter uma alimentação inadequada e ter poucas horas de sono. Todos esses maus hábitos impactam as chances de gravidez, a saúde da mulher e do bebê.

Organizar a vida profissional

Ao fazer o planejamento da gravidez é possível pensar antecipadamente em como unir vida profissional e maternidade. Atualmente, a maioria das mulheres valoriza suas carreiras, mas também deseja formar uma família.

Ao optar por engravidar, converse com o seu empregador, deixe claro o que você espera e o que a empresa espera de você nessa nova fase. Tente se programar para que os períodos de ausência não prejudiquem sua vida profissional.

Dificuldades ao planejar uma gravidez

Apesar das possibilidades, nem sempre o planejamento da gravidez é suficiente para garantir que o desejo de formar uma família seja concretizado. Muitas vezes, mesmo desejando muito ter um filho, algumas pessoas encontram dificuldade de realizar esse sonho devido à infertilidade.

Quando um casal encontra dificuldades para engravidar, o ideal é que um especialista em Reprodução Assistida seja consultado para avaliar a saúde dos parceiros.

Hoje, existem tratamentos de Reprodução Assistida que podem transformar o sonho de formar uma família em realidade.

Tratamentos de Reprodução Assistida podem fazer parte do planejamento da gravidez

Quando um casal é diagnosticado com infertilidade, existem diversos tratamentos que podem ser indicados, tais como:

Cada caso deve ser avaliado individualmente para que a opção com mais chances de sucesso possa ser escolhida.

Além disso, o planejamento familiar pode incluir o desejo de ter filhos tardiamente. Nesse caso, existem tratamentos de congelamento de óvulos e sêmen que garantirão a preservação da fertilidade para que a gravidez ocorra no momento desejado.

Para saber mais sobre esse e demais assuntos, entre em contato com a Clínica BedMed.

 Fontes:

BedMed

Ministério da Saúde

Organização Mundial da Saúde

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta