Tanto para mulheres que planejaram a gravidez com antecedência quanto para aquelas que engravidaram em uma situação inesperada, a hora do parto é um momento especial que gera certa ansiedade e receio.
O desejo de poder, finalmente, carregar o bebê no colo e olhar para o seu pequeno rostinho somado à preocupação do final da gravidez fazem com que a hora do parto seja o momento mais aguardado de toda a gestação.
Essa preocupação e todas as dúvidas que vêm junto com ela são completamente naturais e esperadas. O que não pode acontecer é deixar a ansiedade tomar conta de si, podendo, até mesmo, prejudicar a evolução da própria gravidez.
A hora do parto é, realmente, um momento extremamente especial e, para que ele ocorra sem nenhuma complicação, é necessário ter cuidados durante toda a gestação, como realizar o acompanhamento pré-natal da maneira orientada pelo obstetra, seguir as recomendações alimentares, bem como ter segurança na equipe que a acompanha.
Como se preparar para a hora do parto?
O procedimento que será realizado deve ser decidido previamente, em conjunto com o obstetra que acompanhou a gestação e conhece o histórico e quadro clínico da gestante e do bebê.
Ao longo de todas as consultas de acompanhamento pré-natal é fundamental que o especialista que atende a gestante esclareça todas as possíveis dúvidas que ela tenha, inclusive, com relação à hora do parto. Isso ajuda a deixá-la mais confiante e consciente do que irá acontecer quando a hora chegar.
Existem algumas dicas que podem ajudar a preparar o corpo para o momento do parto, tais como:
- Realizar exercícios de contração da musculatura do assoalho pélvico;
- Ficar de cócoras para fortalecer os músculos da perna e auxiliar na abertura da pelve;
- Sentar na bola de pilates por cerca de 30 minutos: ajuda no fortalecimento da região pélvica, além de ser muito confortável para a gestante.
Algumas atividades que ajudam a amenizar a ansiedade também são bastante recomendadas pelos especialistas. Elas incluem:
- Leituras sobre o tipo de parto que irá realizar;
- Conversar com o parceiro sobre o parto e envolvê-lo nesse momento;
- Realizar técnicas de relaxamento, como a meditação, por exemplo;
- Montar uma lista com as dúvidas que surgirem e esclarecê-las com o obstetra;
- Informar-se sobre as possíveis intervenções que o tipo de parto escolhido pode precisar;
- Garantir que os preparativos para a maternidade estão todos prontos. Confira um check-list para a maternidade aqui.
O método mais eficaz para se preparar para o momento do parto é realizar todos os cuidados orientados pelo obstetra durante o período gestacional.
Afinal, se todas as providências possíveis já foram tomadas e está tudo correndo bem, não há motivos para temer esse momento tão especial.
Ter confiança na equipe médica que irá realizar o parto ou assisti-la, caso necessário, também é fundamental. A Clínica BedMed possui uma equipe multidisciplinar, altamente qualificada e que, principalmente, respeita esse momento único na vida da mulher.