Agendar primeira consulta

Como é realizada a cirurgia para retirada de cisto no ovário?

Fale conosco pelo WhatsApp
Como é realizada a cirurgia para retirada de cisto no ovário?

Imagem: Shutterstock

cisto de ovário é originado a partir do crescimento anormal de algumas células formadas dentro ou fora do ovário, produzindo estruturas semelhantes a  bolsas cheias de líquido. Eles podem aparecer diversas vezes ao longo da vida  de uma mulher em idade fértil, principalmente entre os 15 aos 35 anos. Quando diagnosticado, deve ser feita uma avaliação para indicação do melhor tipo de tratamento , cirúrgico ou não.

Identificando cisto no ovário

A indicação cirúrgica nem sempre acontece, pois muitos cistos ovarianos são benignos e desaparecem naturalmente em alguns meses ou com o auxílio de medicação, dependendo do tipo de cisto.

Porém, dependendo das características do cisto, tais como seu tamanho, ter a composição mais sólida ou líquida, aparência, contorno e etc, pode ser indicada uma cirurgia para retirada de cisto no ovário, o que causa preocupação em algumas pacientes.

Qual a cirurgia indicada para retirada de cisto no ovário?

Normalmente, a cirurgia indicada para retirada de cisto no ovário é a videolaparoscopia. Esse procedimento tem início com pequenas incisões, entre 1 a 1,5 cm na região umbilical e de fossas ilíacas. Na incisão é inserido um tubo que libera dióxido de carbono na cavidade abdominal, distendendo a mesma e propiciando uma melhor visibilidade da região.

Com a cavidade distendida, o laparoscópio é inserido e emite  imagens em tempo real para um monitor no qual está conectado. Isso permite que o médico tenha uma visão direta  das estruturas internas da paciente. Com a visibilidade adequada, são inseridos os instrumentos cirúrgicos  para a remoção completa das estruturas anormais identificadas previamente em exame.

Pós cirurgia para retirada de cisto no ovário

Após a cirurgia para retirada de cisto no ovário são realizadas as suturas e fechamento das incisões e a paciente permanece em observação.  O procedimento de videolaparoscopia permite uma rápida recuperação pós-operatória, sendo que a paciente recebe alta hospitalar em cerca de um a dois dias após a cirurgia para retirada de cisto no ovário.

O tratamento cirúrgico não garante que a paciente não desenvolva cistos novamente no futuro, pois esse é um risco existente durante toda a idade fértil das mulheres.

A videolaparoscopia é considerada um procedimento minimamente invasivo e é bastante seguro para a paciente. Normalmente, em cerca de dois dias os desconfortos decorrentes da cirurgia tendem a desaparecer.

Após a cirurgia de retirada de cisto no ovário, a paciente deve ficar atenta a possíveis complicações, tais como febre, dor intensa, ardor ao urinar, vermelhidão no local da incisão e etc. Caso esses sintomas sejam identificados, deve-se procurar o médico responsável de forma imediata.

A clínica BedMed oferece todos os subsídios necessários para o correto diagnóstico e tratamento das principais afecções ginecológicas.

Caso você tenha alguma dúvida com relação ao seu diagnóstico e tratamento, entre em contato conosco.

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta